Publicidade

A temporada 2015 do SuperBike Brasil encerrou-se neste domingo (13), no Autódromo de Cascavel (PR), com o trio da Honda nas três primeiras colocações na classificação final da principal categoria do campeonato. Piloto de Londrina (PR), Diego Faustino conquistou o bicampeonato da competição (2012 e 2015), sendo o primeiro título pela Equipe Honda Mobil de Motovelocidade. José Luiz Cachorrão, paulista de Indaiatuba, manteve a regularidade durante todas etapas e ficou em segundo. Já o gaúcho Maico Teixeira, deixou a disputa da última corrida do ano e finalizou na terceira colocação. Devido à chuva e por questões de segurança, a segunda bateria da SuperBike Pro foi cancelada.

SBKBR_1_14_12

Faustino vence a corrida em Cascavel e consegue assegurar título da SuperBike – foto: Marcos Carmona

O piloto paranaense dominou os treinos e cravou a volta mais rápida na SuperPole. Mas a ponta durou poucos segundos para Faustino. Logo na largada, o piloto foi ultrapassado por Danilo Lewis (#17), da Tecfil Racing Team, que fez um traçado diferente e assumiu a liderança após a primeira curva. Na segunda posição, Faustino travou uma briga à parte com o piloto da Tecfil, que entrou na pista já sem chances de disputar o título, mas queria a vitória da corrida a todo custo para subir no ranking.

Faustino seguiu na vice-liderança e realizou uma corrida sem muitos riscos. Seu principal oponente, Maico Teixeira (#36), também da Honda Mobil, havia largado mal e caído para a quinta posição. Para Faustino, bastava manter-se em segundo para sagrar-se campeão. E o destino facilitou as coisas para o piloto.

Publicidade

Após conquistar duas posições e iniciar a perseguição direta ao companheiro de equipe, Maico, na oitava volta, teve problemas mecânicos com sua moto e acabou abandonando a corrida. E o destino sorriu em mais uma mãozinha para Faustino. Já nas voltas finais, o motor da moto de Lewis quebrou e, o então líder da prova, ficou de fora da disputa. Com o caminho totalmente livre, Faustino cruzou a linha de chegada com tranquilidade para receber a bandeirada e o título de campeão.

Diego Faustino

Diego Faustino

Perfil do campeão Diego Faustino
Nascimento: 14/12/1989
Naturalidade: Londrina (PR)
Reside em: Londrina (PR)
Altura: 1,81 m
Peso: 72 kg
Modalidade: Motovelocidade
Categoria: SuperBike Pró
Moto: Honda CBR 1000RR Fireblade
Competição em 2015: SuperBike Brasil
Títulos:
2012 – Campeão Brasileiro do SuperBike Series Brasil na categoria SuperBike Pro
2012 – Campeão do Elf SuperBike na categoria SuperBike Pro
2009 – Vice-campeão Paranaense na categoria 600cc

Na segunda posição, uma disputa da categoria Pro Amador. Os pilotos Sebastian Leonel Martinez (#69), da Martinez Racing, e Fernando Guerra (#913), da Motonil Motors, correram na mesma pagada ao longo de toda a corrida. O piloto argentino ficou com a vice-liderança e terminou a prova com apenas quatro décimos de vantagem para Guerra, que foi o terceiro a cruzar a linha de chegada.

Publicidade

Pela categoria Master, Elson Tenebra Otero (#2), da Suzuki/Econs/Best Riders, foi o mais rápido e concluiu a prova em primeiro. Já Rogério Gentil (#31), da equipe Duda Racing, ficou com o segundo lugar. Cassio foi o mais rápido com o asfalto molhado e venceu a 8ª etapa da SuperBike Light

Jefferson Ramos Valcézia (#99), da equipe Tecfil Racing Team, venceu a Copa Kawasaki Ninja 600. Com apenas três pilotos em disputa, a prova foi realizada juntamente com a categoria SuperSport. Debaixo de chuva, os pilotos tiveram que retornar aos boxes para colocar os pneus adequados à pista molhada.

Indiana Muñoz Gomes (#199), da Mobil Ituran Racing, foi exemplar e venceu com facilidade a 2ª bateria da Copa Kawasaki Ninja 300. A piloto teve um final de semana dos sonhos. Ela foi uma das mais rápidas nos treinos, fez uma pole e venceu as duas corridas disputadas. Com o resultado, Indy soma mais 25 pontos e termina o campeonato em terceiro lugar.

A última etapa da Copa Honda CBR 500R rendeu intensas emoções até os derradeiros segundos finais. A prova teve chuva e disputas acirradíssimas na pista – que definiram o título de campeão da temporada. Davi Gomide (#31), da equipe Honda MotoSchool de Talentos, já havia confessado, antes da corrida, que era bom em pista molhada. E não deu outra. Já na primeira volta, ganhou uma posição e assumiu a ponta. O piloto acelerou forte e manteve a liderança por todas as 13 voltas, e recebeu a bandeira quadriculada com uma vantagem de três segundos e meio para os adversários.

Publicidade

Mas a briga que valia pela temporada foi a da vice-liderança. Lucas Dezeró (#7), da equipe Alemão Pneus, iniciou os primeiros treinos desta etapa com um objetivo bem claro em mente: somar pontos e ser o campeão. E quase como um destino, de fato isso foi o que aconteceu. Dezeró acelerou forte e garantiu a pole – que lhe valeu um pondo adicional na tabela. Entrou para a corrida empatado no classificatório geral com Leonardo Tamburro (#53), da equipe Honda MotoSchool de Talentos: os dois seguiam com 175 pontos. Quem chegasse na frente na corrida seria o novo campeão. Lucas Dezeró sagrou-se campeão da Copa Honda CBR 500R.

Em uma corrida emocionante, Rafael Rigueiro (#52) se saiu melhor e venceu a categoria-escola Honda Junior Cup. Com o resultado, Rigueiro soma 25 pontos e termina o campeonato como vice-líder, com 151 pontos. Já o campeão desta temporada foi Gabriel Favero (#271), que não participou desta etapa e somou 154 pontos.

Campeões do SuperBike Brasil 2015

Categorias:
SuperBike Pró: Diego Faustino (#68), da equipe Honda Mobil
SuperBike Light: Juracy Rodrigues ‘Black’ (#560) da Black Day Racing Team
SuperSport: Matheus de Oliveira Dias (#70), da Tecfil Racing Team
Copa Ninja 600: Diego Viveiros (#23), da Tecfil Racing Team
Copa Ninja 300: Niko Ramos (#822), da equipe Duda Racing
CBR 500R: Lucas Dezeró (#7), da equipe Alemão Pneus
Copa Júnior Cup: Gabriel Favero (#271)

Separador_motos