Publicidade

Superbike
Como e a configuracao dos motores usados na SBK. Existe alguma paridade entre bicilindro e quatro cilindros?
KLINGER PAULO ZEFERINO
MARINGA-PR
Sim, os motores de dois cilindros podem ser at‚ 900 cc, enquanto os motores 4 cilindros devem ter no m ximo 750 cc. Teoricamente deveria equilibrar as for‡as, mas como o motor V2 a 90§ da Ducati ‚ muito fino, a penetra‡Æo aerodinƒmica ‚ bem mais eficiente do que o motor 4 em linha. Por isso a Ducati ganha v rias provas.

Ram-air
Sobre o ram-air system meu velho o que eu devo fazer para acertar a mistura de ar e combustivel se possivel com detalhes ja que queria curtir o meu (experimento) mas sem prejudicar o motor
adelmo rodrigues
arapiraca, alagoas
Adelmo, s¢ tem um jeito: testando! Como eu estou a bem 5.000 km de distƒncia da sua casa, nÆo posso te ajudar. Vc ter  de adquirir alguns giclˆs maiores do que o original e testar um por um. Boa paciˆncia!

Seguran‡a
Sou leitor de revistas especializadas em motos ha bastante tempo, portanto, velho conhecido dos seus textos. nem preciso dizer q sou fÆ. mudei-me a pouco tempo aqui pro mato grosso ( morava em juiz de fora, mg) e estou apavorado com a quantidade de motocicletas nas ruas, principalmente honda biz. aqui em caceres, mt, muitas pessoas trocaram as bicicletas pelas motinhas, a concessionaria honda ‚ enorme, mas notei que nao existe qualquer tipo de treinamento para esses novos motociclistas. nao existe fiscaliza‡Æo policial, portanto muitos meninos e meninas circulam nas motinhas tranquilamente, sem conhecer regras de transito, sem orienta‡Æo nenhuma. as vezes a gente pensa q so em grandes cidades as motos causam preocupa‡Æo mas percebi q infelizmente o crescimento do mercado de motos, como tudo no brasil ali s, sem planejamento nenhum, so tem mesmo ‚ mandado muita gente pro hospital.
sergio murilo carvalho
caceres MT
Vc tem razÆo, ‚ um assunto s‚rio que se repete em v rias cidades do Brasil. O policiamento faz vista grossa para os menores que pilotam motonetas. A responsabilidade pela falta de treinamento e educa‡Æo no trƒnsito ‚ dos ¢rgÆos respons veis e tamb‚m de quem vende o produto. Infelizmente a preocupa‡Æo com a venda est  acima de qualquer outra.

Apressado
Estou prestes a tirar uma Twister zerada, nÆo vejo a hora de pegar a motoca, mas to querendo ver se a 2006 vai mudar muito qdo ser  que a Honda lan‡a? e depois que tem o lan‡amento da moto , qto tempo depois +- chega nas concession rias?
Rafael
Araraquara – Sp
Espere at‚ outubro! Geralmente entre o lan‡amento e a chegada da moto …s concession rias demora 15 dias. Mas h  casos que passa de dois meses.

Publicidade

Traxx
Tite, o Paulo Roberto de Manaus perguntou sobre a Traxx. Num salÆo de motos que aconteceu aqui em POA vi alguns modelos dela. Gostei. As motos Traxx sÆo a pr¢pria Jialing que retornou ao mercado brasileiro. As Traxx sempre lembram alguma moto conhecida nossa, uma parece com Biz, outra com Crypton, outra com a XLR 125. Motos que parecem ser robustas, bom acabamento para os padräes de motos chinesas, mas ainda devendo, se comparadas aos padräes japoneses. A Traxx, sediada em Fortaleza, est  comendo mingau pelas bordas, chegando devagar, crescendo de acordo com as possibilidades. O site deles est  bem legal: www.traxx.com.br e o destaque ‚ a Fly 125, lembra a antiga XLR 125, com algum toque de modernidade como banco e rabeta, e o mais incr¡vel: freio a disco nas duas rodas!
Pedro Piccoli
Porto Alegre – RS
Valew, PedrÆo, obrigado pelos esclarecimentos.

Falcon
Grande Presen‡a Tio Tite a respeito da Falcon, acho que a Honda vai continuar fabricando a Falcon, pois ‚ uma moto bastante vendida e nÆo tem nenhuma moto no mercado no estilo da Falcon para concorrer com ela, at‚ o momento. Aaa gostaria de frisar que eu bem como muitos outros motociclistas gostariam que a Falcon sofresse modifica‡äes para o pr¢ximo
Alexandre
Jaragu  Do Sul – SC
Est  mais do que na hora de a Honda mexer na Falcon. Vamos esperar at‚ outubro.