Publicidade

O SuperBike Series Brasil já conhece nove campeões da temporada 2013. Com bom público e disputas de tirar o fôlego em Cascavel (PR), palco da nona etapa e penúltima da competição, Pablo Moyses (#777), da BH Racing, garantiu o título antecipado na SuperBike Pro Estreante, assim como Elson Tenebra (#2), da K10, na SuperBike Pro Master; Marcelo Cortes (#144), da SBK Rio, na SuperBike Pro Amador; James Michael Mike (#137), da Misano Racing, na SuperBike Light e Jun Sakakibara (#71), da Bordsak, na SuperBike Light Master. Marcelo Augusto Cristal (#9), também da Bordsak, antecipou a conquista na Copa Kawasaki Ninja 250R, assim como Claudinei Costa Silva (#44) na Copa Kawasaki Ninja 250R Light; André Gama (#46), da Procomps Racing, na Copa Kawasaki Ninja 300cc; e Osvaldo Jorge Filho, o Duende, na Copa Honda CB 300R Pro.

Largada da categoria SuperBike Light no SuperBike Series 2013 em Cascavel (PR)

Largada da categoria SuperBike Light no SuperBike Series 2013 em Cascavel (PR)

Nos 3.058 quilômetros do Autódromo Internacional Zilmar Beux ocorreram disputas intensas pelas primeiras colocações, principalmente na SuperBike Pro, a mais veloz do SuperBike Series Brasil. O gaúcho Maico Teixeira (#36), da Equipe Honda Mobil, foi o vencedor. Danilo Andric (#64), da Andric Motorcycles, ficou em segundo. José Luiz Cachorrão, também da Equipe Honda Mobil, cruzou a linha de chegada em terceiro. Diego Pretel (#88), da Team SBK Ducati Perfect Motors, foi o quarto, com Bruno Corano (#34), da ELF Monster Energy Drink Kawasaki SuperBike Team, em quinto.

Publicidade
Maico Teixeira da equipe Honda Mobil venceu a SuperBike Pro

Maico Teixeira da equipe Honda Mobil venceu a SuperBike Pro

Depois de dominar todos os treinos e a SuperPole no fim de semana, Maico largou mal e caiu para a quinta colocação mas voltou à ponta na quarta volta, permanecendo até à bandeirada final. “Mantive a calma e consegui me recuperar. Mantive a calma e abri vantagem em relação aos concorrentes”, afirmou. Houve disputa também nas outras posições, principalmente pelo terceiro lugar, com Cachorrão e Pretel se revezando. Os dois chegaram a se tocar na pista e, no final, cruzaram praticamente juntos a linha de chegada, mas com o piloto da Honda na frente. “Hoje foi mais um dia de superação. Eu sabia que tinha de largar bem e pulei para a segunda colocação, mas não mantive o ritmo. Cheguei a raspar meu macacão no dele, mas foi uma disputa leal”, destacou Cachorrão. Bruno Corano completou o pódio. “Foi uma corrida sensacional, que me trouxe um sentimento de vitória, embora tenha sido apenas o quinto lugar. Minha moto apresentou problemas de embreagem e eletrônicos e tive que me superar”, completou.

No ShowDown, que apontará o campeão, Maico Teixeira ampliou a vantagem e agora tem 577 pontos. Cachorrão está em segundo, com 564; Danilo Andric é o terceiro (554), Diego Pretel o quarto (551), Bruno Corano o quinto (548), Massao Nishimoto o sexto (545) e Ricardo Pelosini (542) o sétimo.

A décima e última etapa do SuperBike Series Brasil ocorre entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Curitiba (PR).

Publicidade

Confira o que de melhor ocorreu nas outras categorias:

SuperBike Pro Amador – O piloto Beto Van Cleef (#62), da ELF Monster Energy Kawasaki SuperBike Team, não teve trabalho para chegar em primeiro na corrida. Mas quem tem motivos para comemorar é Marcelo Cortes (#144), da SBK Rio, que com um segundo lugar na prova, garantiu o título da categoria a rodada do fim do campeonato. João Sobreira (#113), da Andric Motorcycles, completou em terceiro, seguido de Tiago Pavanelli (#61), da Bikes Wash Racing, e do venezuelano José Aguilar (#6), da SBK Brasil.

SuperBike Pro Estreante – Sem dificuldades, o piloto Pablo Moyses (#777), da BH Racing, venceu a prova em Cascavel. Além da vitória, ele levou o título antecipado. Na corrida, Leonel Carvalho (#45), da Carvalho Racing, finalizou em segundo, seguido de Fernando Ferraz (#11), da Dynel’s.

SuperBike Pro Master – Elson Tenebra (#2), da K10, garantiu o título da SuperBike Pro Master. Ele venceu a prova da nona etapa, em Cascavel.

Publicidade

600cc SuperSport Pro – Douglas Figueiredo (#777), da Bordsak, deu um passo importante em busca do título. Ele venceu a corrida e aumentou a vantagem na ponta da tabela para o vice-líder, Alex Schultz (#22), da Schultz Racing Team, que finalizou neste domingo em segundo. Já André Veríssimo (#9), da Bikes Wash Racing, venceu o duelo com Luiz Cerciari (#3), da Cerciari Racing School, e foi o terceiro. Ives Moraes (#23), da Motom, acabou na quinta posição.

600cc SuperSport Pro Amador – Com grande vantagem para o segundo colocado na prova e líder do campeonato Antonio Carlos Franzen (#10), da Fast Brothers Team, Douglas Pecoraro (#19) conquistou neste domingo a vitória. Além disso, piloto da Bikes Wash Racing diminuiu para um ponto a vantagem do ponteiro na tabela. Vitor Reis (#25), da Procomps Racing Team, ficou com a terceira colocação, seguido de Juninho Garcia (#37), da Motor e Cia Racing Team, e de Christian Cerciari (#83), da Cerciari Racing Team.

SuperBike Light – O piloto Cássio Silva (#45), da BH Racing, conseguiu inédita vitória na SuperBike Light. No entanto, quem assegurou o título da categoria foi James Michael Mike (#137), da Misano Racing Team. O piloto melhorou o desempenho nas últimas voltas, garantiu o segundo lugar na corrida e se sagrou campeão de 2013. Após início promissor, Marcelo Skaf (#177), da MotoSchool Racing Team, completou em terceiro. Sérgio Makoto (#999), da Bike’s Wash Racing, acabou em quarto, seguido de Claudino Linares (#28), da Sapienza Racing Team.

SuperBike Light Master – O piloto Jun Sakakibara (#71), da Bordsak, alcançou o título antecipado da categoria ao vencer neste domingo a corrida da categoria em Cascavel. Edson Errera (#86), da Errera Racing, manteve a regularidade e ficou com a segunda colocação, seguido de Valter Rubino (#65), da Misano Racing Team, e de Alexandre Marzola (#666), da Bordsak.

Copa Kawasaki Ninja 300cc Pro – O piloto André Gama (#46), da Procomps Racing Team, chegou a quinta vitória na temporada e conquistou o título antecipado da Copa Kawasaki Ninja 300cc Pro. Ele chegou aos 157 pontos e não pode ser mais superado pelos concorrentes. Pierre Balducci (#73), da Procomps Racing Team, finalizou a prova em segundo, seguido de Marco Antonio Reis (#3), da Conexão Competições.

Copa Kawasaki Ninja 300cc Light – Com uma pilotagem sólida, o piloto Júnior Bezerra (#19), da Corsini Race, conquistou a vitória na corrida. Assim, ele diminuiu a desvantagem que possui na classificação do campeonato para o líder Willian Rodrigo Ribeiro (#15), da Wr Racing Team/Tuba Racing Team, que neste domingo terminou em segundo. André Ming (#333), da MotoSchool Racing Team, foi o terceiro colocado.

Copa Kawasaki Ninja 250R Pro – Marcelo Augusto Cristal (#9), da Bordsak, alcançou o título da categoria com uma rodada de antecipação. Ele venceu a prova em Cascavel e chegou ao troféu de 2013. Julio Castroviejo (#24), da Sarachú Racing Team, ficou em segundo e também com o vice-campeonato.

Copa Kawasaki Ninja 250R Light – O piloto Claudinei Costa Silva (#44) não deu chances aos adversários e venceu neste domingo a corrida da Copa Kawasaki Ninja 250R Light. De quebra, ele se sagrou campeão da temporada. Wanderson Bandeira (#37), da Speed Sul, completou a prova em segundo, seguido de Samara Andrade (#74) e de Alexandros Mathentis (#96), da Procomps Racing Team. Rafael Mineiro (#69), da Sarachú Racing Team, acabou em quinto lugar.

Copa Honda CB 300R Pro – Com a vitória em Cascavel, Osvaldo Duende (#55), da Duende Racing, venceu antecipadamente o campeonato. Maurício Venhoven Sagui (#17), da Tuba Racing Team, que foi vice-campeão, terminou a prova em segundo, seguido de Jossuel Dirluiz da Silva (#3), da Psbk, e de Rubens Pacheco (#200), da Rodas Mil Competições.

Lucas Torres venceu a Honda Júnior Cup

Lucas Torres venceu a Honda Júnior Cup

Copa Honda CB 300R Light – Em uma corrida impecável, Allex Alvarenga (#50) venceu a nona etapa e colocou “fogo” no campeonato. O piloto da Tomate Racing chegou aos 182 pontos, mesmo número do líder Murillo Latorre (#954), da PZ Racing, que chegou em segundo neste domingo. Moises Elias (#42), da Duende Racing, completou em terceiro, seguido de Régis Gomes Primos (#126), da Rodas Mil/RP Competições, e Allan Schartner (#52), da Tomate Racing.

Honda Junior Cup – A garotada da categoria escola teve mais uma etapa de aprendizado. Nos 3.058 quilômetros do Autódromo Internacional Zilmar Beux, eles andaram em uma das pistas mais velozes do país. Na corrida, Lucas Torres (#46) foi o vencedor e segue na liderança. Davi Gomide (#31), que largou na pole, estava na frente até a última volta, quando sofreu queda e terminou na quarta colocação. Rafael Traldi (#134) chegou em segundo e Gigi Erbolato (#58), na terceira colocação.

O registro negativo da etapa foi o acidente com o jovem piloto Enzo Paschoalin que teve uma luxação onde o fêmur escapou da bacia e subiu, causando um encurtamento em uma das pernas. Enzo foi prontamente atendido pelo serviço médico tendo o fêmur recolocado em seu devido lugar, com auxílio de anestesia geral. A previsão é de que Enzo se recupere rapidamente e tenha um breve retorno às pistas (informações postadas por Rafael Paschoalin em sua página em uma rede social).