Maico Teixeira garante o título estadual e a liderança do nacional

SuperBike Series: saiba tudo sobre a quarta etapa

A quarta etapa do SuperBike Series Brasil foi realizada neste domingo (6), no Autódromo Internacional de Interlagos. O piloto Maico Teixeira (#36), da Equipe Honda Mobil, que já havia estabelecido o novo recorde do circuito durante a SuperPole, com 1min36s366, venceu a prova da SuperBike Pro. Com o resultado, Maico, que havia conquistado o título paulista com uma etapa de antecipação, assumiu a liderança do campeonato nacional, com 76 pontos. José Luiz Cachorrão conseguiu a pontuação necessária para ser vice-campeão estadual e garantir a dobradinha da Honda na competição estadual.

 

Maico Teixeira garante o título estadual e a liderança do nacional - foto de William Lucas

Maico Teixeira garante o título estadual e a liderança do nacional - foto de William Lucas

A corrida foi decidida após vários pegas entre os competidores que levantaram o público de 25 mil pessoas presentes nas arquibancadas. Maico ultrapassou o segundo colocado Sebastiano Zerbo (#81), da Squadra Ducati Ribeirão, na décima volta. Para ele, a vitória é fruto de uma mudança de estratégia ao longo do circuito. “No início, reduzi o ritmo para não gastar os pneus, mas quando percebi que os outros estavam rápidos, acelerei forte”, afirma o campeão paulista e também líder do campeonato nacional.

De acordo com Zerbo, a disputa foi apreciada pelos fãs de motovelocidade. “A corrida foi emocionante para o público. Tive um problema na suspensão, mas a prova foi divertida”, diz. Seu companheiro de equipe, Diego Pretel (#88), celebrou a terceira posição. “Larguei em décimo, mas tive uma boa recuperação e terminei bem”, ressalta. Já a quarta colocação terminou com Cachorrão (#51), da Equipe Honda Mobil, que destacou a qualidade técnica dos rivais. “A corrida foi espetacular, com disputas limpas”, evidencia. Bruno Corano (#34), da Elf Monster Energy Kawasaki SuperBike Team, repetiu o desempenho dos treinos classificatórios e concluiu em quinto.

A prova da categoria SuperBike, a principal do campeonato, foi intensa do início ao fim. Maico Teixeira e José Luiz Cachorrão travaram disputa apertada pela ponta da corrida com o italiano Sebastiano Zerbo e Massao Nishimoto. Os quatro revezaram a liderança no início da prova. Depois o duelo ficou entre Maico e Zerbo. Só a partir da nona volta que o gaúcho conseguiu abrir vantagem e disparou para cruzar a linha de chegada na frente.

O campeonato estadual da categoria possui seis etapas: duas da Copa Pirelli SuperBike disputadas em fevereiro e março – sendo uma delas com rodada dupla, com duas corridas e pontos dobrados – e quatro etapas do SuperBike Series Brasil, todas realizadas em Interlagos. Esta foi a última corrida da categoria no tradicional circuito paulista na temporada. Depois de São Paulo, o SuperBike Series Brasil parte para as cidades de Goiânia, Santa Cruz do Sul e Curitiba.

Confira os resultados das demais categorias:

SuperBike Pro Amador – Campeão estadual antecipado, Ricardo Negretto (#38), da Sapienza Racing Team, venceu a prova e Adriano Carioca (#10), da Biker’s Racing Team/Citron, foi o segundo colocado. Os pilotos da Misano Racing Team, James Michael (#137), Daniel Toloni (#3) e Fábio Nallin (#47) foram terceiro, quarto e quinto colocados, respectivamente.

SuperBike Pro Estreante –  Destaque para Sabrina Paiuta (#8), da Mobil Ituran Racing, que já havia conquistado o título paulista e finalizou em primeiro. André Paiato (#444), da Paiato Racing, terminou em segundo, seguido por Joãozinho Sobreira (#113), da Mobil Ituran Racing. Willians Sales Piui (#111), da Andric Motors, ficou em quarto.

SuperBike Pro MasterMauro Beni (#44), da Solo Moto, confirmou o título paulista com a primeira posição. “Estou muito feliz, a vitória ocorreu em um momento importante da temporada”, destaca o campeão. José Cunha (#133) concluiu em segundo.

600cc SuperSport ProLuiz Cerciari (#3), da Cerciari Racing School, conquistou o campeonato paulista, após o quinto lugar na prova. O primeiro colocado foi Danilo Lewis (#17), da Tecfil Racing Team. Douglas Figueiredo (#777), da Motul DK Industries, cruzou a linha de chegada em segundo e Matheus Dias Oliveira (#70) terminou em terceiro. Alex Schultz (#22), da Dynel’s Racing, ficou com o quarto lugar do dia.

600cc SuperSport Pro AmadorVitor Reis (#25), da Tecfil Racing Team, foi o primeiro. Fabricio de Castro (#75), da BH Racing, finalizou em segundo e Cayto Trivellato (#6), da SR Corse, em terceiro. O quarto colocado foi Juninho Garcia (#37), da JR Motos, e Victor Luciano Durval Careca (#61), da Madera Performance, concluiu em quinto. Douglas Pecoraro (#19), da Bike’s Wash Racing, já havia garantido o título antecipado na terceira etapa.

SuperBike Light –  Rodrigo Sobral (#120), da Solo Moto, é o campeão paulista da categoria. Ele concluiu em terceiro lugar e terminou a competição com 116 pontos. O vencedor da corrida foi Fernando Guerra (#913), da equipe No Limit. Ricardo Levy (#50), da Squadra Ducati Ribeirão, terminou em segundo. A quarta posição ficou com Luciano Gomes Pokemon (#77), da Pokemon Pneus, seguido por Marcelo Skaf (#177), da MotoSchool Racing Team.

SuperBike Light Master –  Luis Paulo Oshiro (#83), da Bordsak, finalizou em primeiro e também garantiu o Campeonato Paulista. Levy Lopes (#56), da Simohara Motorcycles, ficou em segundo. A terceira posição da categoria foi de Jirios Semaan Abboud (#100), da BH Racing, e Alexandre Marzola (#0), da Red Red Racing, o quarto. Guilherme Emmer Dias (#21) fechou em quinto.

Copa Kawasaki Ninja 600Diego Viveiros (#23), da Tecfil Racing Team, é o campeão paulista. O vencedor terminou com 120 pontos na classificação geral e foi o terceiro colocado da corrida. Já Juninho Moreira (#84) cruzou a linha de chegada em primeiro. O segundo colocado foi Flaudemir Joaquim Junior (#9), da Motul. A quarta e quinta colocações foram, respectivamente, de Rafael Dadario (#86), da R Tech Racing, e Willian Jesus Silva (#77), MCW Racing Team.

Copa Kawasaki Ninja 600 MasterAffonso de Martino (#172), foi o primeiro, seguido por Valter Rubino (#65), da Misano Racing Team.  A categoria, já contava com o campeão antecipado: Edvaldo José Martinati (#113).

Copa Honda CBR 500R –  O paulista Igor Calura (#25), da Mototech, faturou o Campeonato Paulista, mesmo com a segunda colocação na corrida. Leonardo Tamburro (#53), da Solo Moto, se deu bem e levou a prova. Ademilson Peixer (#43), RF Racing, ficou em terceiro, seguido de Mauricio Venhoven Sagui (#23), da Tuba Racing Team, e Osvaldo Jorge Filho, o Duende (#55), da Duende Racing.

Copa Honda CBR 500R Light – Vitória do dia para Daniel Paschoalini (#90), da Alemão Pneus, seguido de Luigi Maffei Neto (#30), campeão paulista. Willian Ribeiro (#15), da 111 Cristal Racing, terminou em terceiro e André Filho (#4), da Schultz Racing Team. Alef Barbosa (#33), da Tomate Racing, concluiu em quinto.

Copa Honda CBR 500R Teen – O lugar mais alto do pódio foi para Daniel Paschoalini (#90), da Alemão Pneus, que também levou o título estadual do campeonato. Willian Ribeiro (#15), da 111 Cristal Racing, finalizou em segundo e Bruno Cesar (#222), da Alemão Pneus, em terceiro. O quarto e quinto lugares, respectivamente, foram para Marcos Colombo (#22), também da Alemão Pneus, e Weslley Ribeiro (#45), da 111 Cristal Racing.

Copa Honda CBR 500R MasterEduardo Akama (#77), da Tuba Racing Team, venceu mais uma e se tornou campeão paulista da categoria. Suzane Carvalho (#11), da Solo Moto, ficou com o vice-campeonato.

Copa Kawasaki Ninja 300 – O piloto Gustavo Gil (#1), da Tecfil Racing Team, foi o vencedor da prova, mas Marco Antonio Reis (#3), da Conexão Competições, faturou o estadual da categoria. André Gama (#46), da Tecfil Racing Team, foi o segundo. Gustavo Aldegheri (#18) foi o terceiro, Giuliano Casarini (#222), da Duda Racing Team, o quarto colocado, e Marcelo Cristal (#9), da 111 Cristal Racing, terminou em quinto.

Copa Kawasaki Ninja 300 LightNorton Tadeu Jr. (#75) é o campeão com 115 pontos. Cícero Lourenço (#8), da Braddocks, venceu a quarta etapa na categoria, seguido de Abimael Silva (#78), da AMB. Lauro Mascaretti (#21), da Bordsak, foi o terceiro e André Ming (#333), da MotoSchool Racing Team, o quarto. Ricardo de Barros (#77), da 111 Cristal Racing, ficou em quinto.

Davi Gomide conquista título paulista da Honda Júnior Cup - foto de Ricardo Valarini

Davi Gomide conquista título paulista da Honda Júnior Cup - foto de Ricardo Valarini

Copa Kawasaki Ninja 250 LightNiko Ramos (#822), da 111 Cristal Racing, venceu o estadual, mesmo ao terminar a prova em terceiro lugar. Fernando Santos (#234), da Bats Racing Team, terminou na frente a corrida da categoria. Leozinho Muniz (#47), da Tecfil Racing Team, ficou em segundo. Gustavo Araújo Henriques (#26), da Bats Racing Team, foi o quarto e Cleyton Cavalcante (#33), o quinto.

Honda Junior Cup –  Destaque para Davi Gomide (#31), de 12 anos, que faturou o título do Campeonato Paulista. O recém-campeão optou por fazer uma corrida segura e terminou na quarta colocação. Kaywan Alves (#36), primeiro lugar na prova, foi também o pole position da etapa. A segunda posição ficou com Renzo Ferreira (#13), seguido de Rafael Antonio Fernandes (#50). Maria Fernanda Rocha (#22) completou o pódio.