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Supermotard de fábrica

Nova Yamaha XTZ 125X traz de s‚rie rodas cromadas aro 17, cal‡adas com pneus esportivos, que conferem visual moderno e agilidade no trƒnsito urbano

Toda vez que estacionava a nova Yamaha XTZ 125X pelas ruas de SÆo Paulo logo se formava uma roda de curiosos em volta dessa supermotard de 125cc. “Vocˆ que transformou?”, muitos perguntavam. Surpresa geral quando a resposta era negativa, “vem assim de f brica”.

Baseada na versÆo de uso misto (XTZ 125), as rodas raiadas de 17 polegadas, cromadas, em conjunto com as suspensäes de longo curso garantem o t¡tulo de supermotard desta nova Yamaha. A cor preta predomina nos pl sticos e cobre tamb‚m a balan‡a traseira e as canelas da suspensÆo dianteira. Grafismos vermelhos, protetores de bengala r¡gidos e lentes cristais nos piscas completam as mudan‡as da nova 125X em rela‡Æo a sua irmÆ.

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Como nÆo se trata de uma “transforma‡Æo”, mas sim de um projeto original de f brica, sobram palpites sobre o lan‡amento. “As rodas poderiam ser pretas tamb‚m”, opinam alguns. “Colocaria um pneu mais largo atr s” dizem outros. O fato ‚ que o visual da nova XTZ 125X chama a aten‡Æo por onde passa.

Mesmo motor – Depois das perguntas sobre o design da supermotard, todos querem saber sobre o desempenho. Velocidade final e acelera‡Æo sÆo praticamente iguais aos outros modelos de 125cc da Yamaha. Afinal o motor ‚ o mesmo monocil¡ndrico quatro tempos de 123,7 cmü, comando simples no cabe‡ote, refrigerado a ar. Capaz de produzir 12,5 cv de potˆncia m xima a 7.500 rpm, nÆo surpreende e iguala-se a outras motos da mesma categoria. Tem como vantagem a confiabilidade, j  que desde 1999, o propulsor equipa a street Yamaha YBR 125. Em subidas ¡ngremes, o torque de 1,19 kgf.m a 6.500 rpm nÆo ‚ suficiente para manter a velocidade. Por‚m em ruas planas e sa¡das de sem foro est  de bom tamanho, afinal a 125X ‚ bastante leve: 105 kg a seco.

Outra preocupa‡Æo dos potenciais propriet rios recai sobre o consumo. Tamb‚m com o litro da gasolina custando R$ 2,50, at‚ mesmo nas motos esse item conta na hora de escolher qual comprar. Entretanto isso nÆo ‚ problema para a XTZ 125X. Assim como o desempenho, o consumo ‚ o mesmo das outras 125 da marca. Em todas as medi‡äes ficou acima dos 30 km/l – chegando at‚ mesmo a percorrer 35 km com um litro de gasolina.

Na pr tica – Al‚m de todas as mudan‡as no visual, a XTZ 125X sofreu altera‡äes na parte cicl¡stica que influenciaram muito a pilotagem. As rodas de 17 polegadas, cal‡adas com os pneus Pirelli MT 75 (nas medidas 100-80/17, na dianteira, e 110/80-17, na traseira), transmitem mais confian‡a nas curvas fechadas e tamb‚m nas frenagens, uma vez que oferecem mais aderˆncia do que pneus on/off-road.
Em conjunto com o ƒngulo de c ster reduzido para 27ø e o entre-eixos mais longo (1345 mm), a supermotard da Yamaha ficou bem mais  gil no trƒnsito urbano. As mudan‡as de dire‡Æo foram facilitadas em rela‡Æo … versÆo de uso misto, j  que o efeito girosc¢pico das rodas aro 17 ‚ menor – a XTZ 125 trail usa aro 21 na frente e 18 atr s.

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Outra diferen‡a, que ‚ fruto das rodas menores, ‚ o banco mais baixo: 810 mm na nova 125X contra 840 na trail. Isso, al‚m de facilitar a vida dos mais “baixinhos”, contribui para se pilotar de forma mais radical, bem ao estilo motard, colocando o p‚ no chÆo para se contornar as curvas.

Duas versäes – Com um visual moderno e que chama a aten‡Æo por onde passa, juntamente com sua proposta urbana, a XTZ 125X segue as atuais tendˆncias mundiais de supermotards (motos com suspensäes trail, mas rodas e pneus street). Oferecida em apenas uma op‡Æo de cor (preta com grafismos vermelhos), mas em duas versäes (K e E), o lan‡amento da Yamaha surge como op‡Æo para quem quer se diferenciar entre os milhäes de motos que circulam por nossas vias.

Os freios a disco na dianteira e a tambor na traseira sÆo de s‚rie. A XTZ 125X K vem apenas com o pedal de partida e est  cotada a R$ 7.167. J  a versÆo E, que traz partida el‚trica, tem pre‡o sugerido de R$ 7.961. Ambas j  estÆo dispon¡veis na rede de concession rias Yamaha.

FICHA TCNICA – Yamaha XTZ 125X E
MOTOR
Tipo 4 tempos, OHC, monocil¡ndrico, 2 v lvulas por cilindro, arrefecimento a ar
Capacidade c£bica 123,7 cmü
Diƒmetro e curso 54,0 x 54,0 mm
Taxa de compressÆo 10,0 : 1
Alimenta‡Æo Carburador Mikuni VM 20SS
Potˆncia m xima 12,5 cv a 7.500 rpm
Torque m ximo 1,19 kgf.m a 6.500 rpm
Cƒmbio 5 velocidades
TransmissÆo final corrente
Partida El‚trica
CICLÖSTICA
Quadro Tipo diamante em a‡o
SuspensÆo dianteira Garfo telesc¢pico de 180 mm de curso
SuspensÆo traseira Balan‡a monoamortecida, com curso de 180 mm
Freio dianteiro Disco de 220 mm com pin‡as de dois pistäes
Freio traseiro Tambor de 130 mm de diƒmetro
Pneu dianteiro Pirelli MT 75 100/80-17
Pneu traseiro Pirelli MT 75 110/80-17
DIMENSåES E CAPACIDADE
Comprimento total 1.965 mm
Largura total 810 mm
Altura total 1.100 mm
Distƒncia entre-eixos 1.395 mm
Distƒncia do solo 215 mm
Altura do assento 810 mm
Peso seco 105 kg
Tanque de combust¡vel 10,5 litros
Cor Preta
Pre‡o R$ 7.961,00 (versÆo E com partida el‚trica), R$ 7.671,00 (versÆo K com partida a pedal)

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