Publicidade

Supermotard, siglas, alarme, freio, desligada, qual, gasosa, painel, qual, partida

D£vidas sobre supermotard: uma moto transformada perderia em quais aspectos? Conforto? Velocidade final? Torque? O que mais? O veloc¡metro tem que ser aferido devido a altera‡Æo do diƒmetro da roda?  gostosa apenas pra competi‡Æo ou pra rodar em via pavimentada numa boa tb? Sobre a Falcon, teria como preparar uma que privilegiasse uma vel. de cruzeiro de 120 km/h? Sei que em mecƒnica nÆo h  milagres, aonde perderia? Consumo? Acelera‡Æo? Vel. final?
Leonardo
Ol  Tite, gostaria de saber se a Suzuki tem inten‡Æo de comercializar no Brasil a DR-Z400SM?
Edson – Atibaia/SP
Hahahaha T  trocando as bolas Tite? Quer dizer entÆo que quando te perguntam sobre Supermotard vocˆ manda o cara virar motoboy? rs… NÆo est  entendendo nada, certo?  que vocˆ respondeu ao cara que perguntou sobre pneus para Supermotard que ele teria maiores informa‡äes no site www.supermoto.com.br Eu achei que era alguma novidade e fui ver empresa de motofrete! rs T  com sono tio? rs.
Jos‚ – Barueri – SP
Caramba, que bateria de perguntas! Na boa, nÆo d  pra responder tudo, porque vira uma mat‚ria, mas posso resumir da seguinte forma: se for bem feita, a versÆo SM ficar  boa, est vel, econ“mica e mais r pida. Conforto ‚ meio relativo, porque nÆo d  pra fazer milagres, sempre se ganha em esportividade perde-se em conforto. Para mais esclarecimentos fale com meus manos da www.panades.com.br. Quando falei com o JÆo Toledo da It lia e disse que estava avaliando a venda da DRZ 400SM, mas acho que nÆo vai rolar. Z‚, seu mala, vc acha que eu daria o endere‡o da loja de gra‡a? Se os caras que vendem pe‡as de supermotard quiserem aparecer podem anunciar aki mesmo!

Siglas
tite, oq significa o R das motos, pois a maioria das motos que tem um R depois do numero costumam ser mais afiadas.ex:200R, cbR, 600R etcR, etcR.
Flavio – sao paulo
Geralmente representa Racing e vc me deu uma boa id‚ia: recuperar uma mat‚rias sobre as siglas das motos.

Alarme
Ol  estou comprando uma moto NXR 150 bross e gostaria de saber qual o melhor alarme para instalar nela.
Bruno – SÆo paulo
Bom, eu nÆo recomendo nenhum, pois pode funcionar contra furto, mas contra um canhÆo apontado na sua cabe‡a nenhum alarme funciona.

Publicidade

Freio
Tio Tite em rela‡Æo ao e-mail do Rafael de Araraquara, reclamando do freio da Fazer, a chiadeira ‚ muito comum acontecer (Principalmente em motos que possuem lonas de grande diƒmetro, tipo custom), sem trocar a lona de freio, basta ele tirar a roda traseira e passar uma lixa -bem fina de preferˆncia- no cubo e nas lonas e depois usar uma pistola de ar para tirar o p¢. Soluciona em 95% dos casos. P.S O rapaz deveria ter pedido uma segunda opniÆo em outra concession ria de preferˆncia.
Edson – cachoeirinha/RS
Valeu pela informa‡Æo!

Desligada
Sou usu rio da XT 600 desde de 1996, nunca tive problemas com essa moto, mas hoje com a XT 660, posso te afirmar assim como meus amigos tb propriet rios da mesma 660 que a moto tem um defeito cr“nico e at‚ agora sem solu‡Æo. Ela DESLIGA DO NADA, passando no meio dos carros, reduzindo as marchas, subindo cal‡ada e etc. Pra finalizar, depois v rias reclama‡äes, hoje, eu e minha esposa estamos com a perna direita engessada por conta dessa falha mecƒnica numa viagem.
Jer“nimo – Recife – PE
Ih, isso ‚ s‚rio. Vc j  conferiu a alimenta‡Æo (da moto) e o tipo de gasolina?

Qual
Ol  amigos, preciso de ajuda pois quero comprar uma moto de 125cc mas nÆo sei muito do assunto. Nas ultimas semanas li sites especializados e avalia‡äes de alguns modelos de motos 125cc e me interessei em trˆs modelos, Sundown Max SED, Suzuki YES e Yamaha YBR E. Gostaria que vocˆs comparassem essas motos entre si e apontassem os pontos fortes e fracos de cada uma, dessa forma tenho uma opiniÆo profissional para me ajudar na escolha. Usarerei a moto mais na cidade,na estrada no max. 200Km.No aguardo!
Marcio – Bag‚, RS
O teste da Suzuki Yes 125 est  no ar, basta clicar em “testes”. As demais nÆo temos referˆncias pois nÆo testamos.

Gasosa
Incr¡vel a aceita‡Æo pelo posto Petrobr s. Eu tb, praticamente, s¢ uso gas BR. Tio Tite, comenta esse resultado parcial da nova enquete. Ser  o esp¡rito c¡vico da popula‡Æo, ou discren‡a pelas outras bandeiras?
Leonardo – Recife-PE
, a gente nÆo costuma comentar as enquetes, mas acho que o excesso de propaganda na m¡dia tamb‚m pode interferir na decisÆo.

Publicidade

Painel
Aproveitando a conversa sobre a velocidade real das motos. Ser  que vc pode me explicar se o fato do painel da tornado ser digital muda alguma coisa? Ela marca em velocidade real ou sofre distor‡Æo como as outras? esse tipo de painel pode ser aferido para outras motos? Eu gostei tanto que quando comprar outra moto vou querer colocar este painel.
Fernando – S. J. do Rio Preto SP
Todos os pain‚is originais, digitais ou nÆo, tˆm erros porque ‚ uma norma das f bricas. NÆo sei dizer se ‚ afer¡vel.

Qual
Grande Tite, quero trocar minha Tornado 2005 por uma XT660 zero. Ando diariamente 50km no transito de SÆo Paulo. Vocˆ acha que vou perder em agilidade no transito? Ela ‚ muito pesada ou larga para as “pequenas” manobras que fazemos quando o transito trava? Devo me preocupar se ela vai ferver por ser refrigerada a  gua?
Claudinei – SÆo Paulo – SP
A diferen‡a nÆo ‚ tÆo grande, mas a XT 660 ester‡a menos. Qto ao arrefecimento, nÆo tem problema algum pq ela foi feita pensando nisso.  a mesma preocupa‡Æo de um autom¢vel.

Partida
Caro Tite, Todas as motos que tive os manuais mandam ligar as motos quando fria com o afogador puxado. Tive uma Twister e estou com uma CB 500 e parto a frio assim: LIgo a moto sem afogador e mantenho +- 1000 rpm por um minuto, largo o acelerador e deixo + 2 min sem acelerar ( fica com +- 1200 rpm ) por mais 2 minutos e saiu tranqilo. Estou fazendo algo errado?
Fernando – Salvador, Ba
Sim, est  tudo errado! Motores modernos nÆo necessitam esse aquecimento todo, muito menos morando em Salvador. O primeiro minuto j  t  de bom tamanho. Mas o melhor mesmo ‚ puxar o afogador, ligar, esperar uns 30 segundos, desativar o afogador e ir embora curtir a vida.