Publicidade

SÆo Paulo – Uma nova modalidade do motociclismo est  chegando ao Brasil e promete se tornar um grande espet culo para os pilotos e para os amantes de duas rodas.

Aliando t‚cnica, arrojo e per¡cia, competidores de todo o pa¡s disputarÆo nos dias 23 e 24 a abertura do Campeonato Brasileiro de Supermoto, que mescla trechos de terra e de asfalto (85%) numa mesma corrida. O local escolhido ‚ o kart¢dromo Toca da Coruja, em Bauru, interior de SÆo Paulo, e o circuito ter  1.200 metros. Os campeäes vÆo dividir prˆmio de R$ 8.000,00. O ingresso ‚ um quilo de alimento nÆo-perec¡vel.

Criada nos Estados Unidos na d‚cada de 70, o Supermoto ‚ bastante dinƒnico e emocionante, e re£ne os melhores pilotos de motocross e da motovelocidade, sem contar as demais modalidades, como enduro. A nova modalidade ter  quatro categorias: SM1, SM2, SM3 e SMJR (veja abaixo). As motos utilizadas no Supermoto sÆo as de modelo cross, enduro e trail, mas que sofrem modifica‡äes para ser adaptada ao tipo de circuito misto. As mudan‡as mais vis¡veis sÆo as rodas, j  que o supermoto elas sÆo menores.

Hist¢ria – O Supermoto foi criado na d‚cada de 70 nos EUA para colocar fim numa d£vida sobre quem era o melhor piloto: o de motocross, o de motovelocidade ou o de enduro. Num circuito misto, com asfalto e terra, foram reunidos pilotos destas categorias para tirar a limpo o dilema.Os pilotos do motocross geralmente conquistam melhores resultados.

Publicidade

O que era apenas um desafio, agradou diversos pilotos devido ao tipo diferenciado da prova e logo come‡ou a cruzar fronteiras. Foi na Europa, na mesma d‚cada, que a modalidade ganhou for‡as e mais adeptos. No entanto, somente em 2002, o Supermoto teve um Campeonato Mundial, cujo vencedor foi o francˆs Thierry Van den Bosch. De l  para c , a modalidade ganhou ainda mais adeptos e estrutura e agora promete conquistar o Brasil.

Categorias
SM1 – Aberta a motocicletas Trail / Motocross especiais para pr tica do esporte acima de 125cc 2t ou 300cc 4t.
SM2 – Aberta a motocicletas nacionais Trail acima de 181cc 2t ou 351 4t, e motocicletas especiais Enduro / Motocross de 125cc 2t ou ate 300cc 4t.
SM3 – Motocicletas nacionais Trail at‚ 180cc 2t ou at‚ 350cc 4t.
SMJR – Para pilotos nascidos ap¢s 1990 com motocicletas Trail/Motocross 2t at‚ 85cc ou 4t at‚ 125cc.