Publicidade

Suzuki B-King é Moto do Ano

Oito jornalistas especializados e um leitor da revista Duas Rodas testaram 38 motocicletas de 13 categorias na pista da Pirelli em Sumaré (SP). Com a maior pontuação, a roadster da Suzuki foi a grande vencedora

Em noite de gala para o motociclismo nacional foram divulgados os resultados da 11ª. Edição do Concurso “Moto do Ano”, promovido pela revista DUAS RODAS, a mais tradicional publicação do segmento. A grande vitoriosa foi a Suzuki B-King que ganhou na categoria Roadster e também recebeu o troféu de “Moto do Ano 2008”.

Na festa de premiação, que aconteceu dia 8 de outubro, no Espaço Único, em São Paulo, Márcio Saldanha Marinho, diretor Comercial e de Marketing da revista DUAS RODAS, salientou a importância do Concurso “Moto do Ano” e também o momento mágico que passa a publicação. “Estamos completando 34 anos de estrada e, em janeiro, publicaremos a edição de número 400. Poucas revistas no País chegaram a essa marca histórica. Mas isso se deve há uma união de fatores: leitores ávidos por informação, indústria em plena maturidade e expansão, além, é claro, dos nossos parceiros comerciais, que sempre apoiaram e prestigiaram a revista DUAS RODAS”, afirmou o diretor da Sisal Editora.

Publicidade

Como funciona o concurso
O Concurso “Moto do Ano”, realizado anualmente pela revista DUAS RODAS, é um dos mais democráticos e respeitados do segmento de motocicletas do Brasil. Afinal, neste ano de 2008 chegou a sua 11ª edição reunindo 150 motocicletas de diversas categorias. O concurso é dividido em duas fases e leva em conta o voto dos leitores da revista, mas também a opinião de oito jornalistas especializados e um leitor da publicação que testaram as motos nos últimos dias 29 e 30 de agosto.

Fase final
Na segunda fase do concurso oito jornalistas especializados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, juntamente com um leitor da revista (escolhido em concurso cultural durante a votação da primeira fase) tiveram a oportunidade de testar os 38 modelos de motos entre 100 e 1.800 cc finalistas nas treze categorias.

O teste aconteceu no Campo de Provas da Pirelli, em Sumaré (SP), onde os jurados avaliaram diversos quesitos, como Estilo, Motor, Suspensão, Conforto, Freios e Maneabilidade. Ao final dos testes de cada categoria os jurados aplicavam notas de 5 a 10 para cada quesito.

Campeões por categoria
Após a apuração das notas foram eleitos os seguintes modelos: BMW R 1200 GS (Big-Trail); Suzuki Boulevard 800 (Custom); Sundown V-Blade (Custom até 250 cc); Yamaha YZF R1 (Esporte); KTM 690 SM (Motard); Honda Hornet (Naked); Suzuki B-King (Roadster); Yamaha Neo (Scooter); Honda Pop (Street até 110 cc); Honda CG 150 Titan (Street até 200 cc); Yamaha Fazer 250 (Street até 500 cc); BMW G 650 XCountry (Trail até 700 cc) e BMW K 1200 GT (Turismo).

Publicidade

Esses modelos receberam a maior nota e foram os vencedores em suas respectivas categorias. Como os quesitos são os mesmos nas variadas categorias, a Suzuki B-King obteve o maior número de pontos (493) e foi eleita a “Moto do Ano 2008”.

Concorrentes por categoria – Categoria: Big-Trail
BMW R 1200 GS (vencedora)
Honda Varadero
Suzuki V-Strom

Categoria: Custom
Suzuki Boulevard 800 (vencedora)
Honda Shadow 750
Yamaha Drag Star 650

Categoria: Custom até 250 cc
Sundown V-Blade (vencedora)
Dafra Kansas 150
Fym FY 250

Publicidade

Categoria: Esporte
Yamaha YZF R1 (vencedora)
Honda CBR 1000 RR (modelo 2007)
Suzuki Hayabusa

Categoria: Motard
KTM 690 SM (vencedora)
Yamaha MT – 03
Yamaha Lander X

Categoria: Naked/Touring
Honda Hornet (vencedora)
Suzuki Bandit 650 N
Yamaha FZ6 N

Categoria: Roadster
Suzuki B-King (vencedora)
BMW K 1200 R
Honda CB 1300

Categoria: Scooter/Motoneta
Yamaha Neo (vencedora)
Dafra Laser 150
Suzuki Burgman 125

Categoria: Street até 110 cc
Honda Pop 100 (vencedora)
MVK Fox 110
Sundown Hunter 110

Categoria: Street até 200 cc
Honda CG 150 Titan (vencedora)
Traxx Joto 125
Yamaha YBR 125

Categoria: Street até 500 cc
Yamaha YS 250 Fazer (vencedora)
Honda CBX 250 Twister
Kasinski Comet 250

Categoria: Trail até 700 cc
BMW X-Country (vencedora)
Honda NX 4 Falcon
Yamaha XT 660 R

Categoria: Turismo
BMW K 1200 GT (vencedora)
Honda GoldWing

Os jornalistas especializados que participaram do “Moto do Ano”
Arthur Caldeira – Agência INFOMOTO – São Paulo (SP)
Fausto Macieira – SporTV – Rio de Janeiro (RJ)
Laner Azevedo – Revista Moto Max – São Paulo (SP)
Leandro Mello – Programa Auto Esporte – São Paulo (SP)
João Mendes – BandSports – Rio de Janeiro (RJ)
Ricardo Dilser – Revista DUAS RODAS – São Paulo (SP)
Téo Mascarenhas – Jornal “O Estado de Minas” – Belo Horizonte (MG)
Dinno Benzati – Programa Momento Moto – São Paulo (SP)
Alexandre Risso Affonso Ferreira – Leitor revista Duas Rodas – Rio de Janeiro (RJ)