Publicidade

Quatro décadas é uma eternidade quando se pensa em um mercado dinâmico como os ligados às categorias máximas dos esportes a motor ou, mais especificamente, ao Mundial de Motovelocidade. Porém, em 2017, a Suzuki e a Motul estão celebrando suas bodas de azeviche, ao comemorar os 43 anos da parceria dentro da MotoGP.

Tudo começou em 1974, quando a famosa companhia japonesa entrou pela primeira vez em uma equipe profissional na competição (então conhecida como o Campeonato Mundial de Grandes Prêmios de 500cc) com a lendária Suzuki RG500. Logo surgiria uma fiel parceria entre as duas marcas, que trouxe resultados interessantes ao longo do tempo. Além de ganhar dois títulos mundiais em 1993 com Kevin Schwantz e outro em 2000 com Kenny Roberts Jr., ao longo dos anos foram 39 vitórias nas máquinas Suzuki lubrificadas pela Motul, sendo a conquista mais recente em 2016, com Maverick Viñales.motul_suzuki-30anos

Ao longo das últimas três décadas, os engenheiros da Suzuki e os especialistas técnicos da Motul estabeleceram uma compreensão profunda sobre o que é necessário para lubrificar perfeitamente os motores da Suzuki, incluindo um lubrificante exclusivo e experimental para uso nos protótipos do MotoGP. Esse tempo de colaboração contribuiu para o desenvolvimento da linha Motul Factory Line, uma gama de produtos orientada para corridas.

Neste ano o “laboratório” de desenvolvimento está nas mãos de Andrea Iannone e de Alex Rins, que apesar de ainda não terem conquistado vitórias este ano, tem colocado a marca em posições bem interessantes na pista. “Essa parceria segue colaborando decisivamente para a inovação e o desenvolvimento de produtos que são distribuídos aos 90 mercados da Motul em todo o mundo”, ressalta p presidente do conselho de administração da Motul, Hervé Amelot.

Publicidade

logo_motul_suzuki-30anos

A Motul é uma empresa francesa especializada na produção e distribuição de lubrificantes para motores de alta tecnologia em diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, agrícola, náutica, veículos antigos, transmissão, kart e sua vertente industrial, a MotulTech. Reconhecida pela qualidade de seus produtos voltados especialmente para as pistas de competição, a Motul apoia grandes equipes em competições internacionais como 24 Horas de Le Mans (carros e motos), Pikes Peak, MotoGP, Mundial de Superbike, Mundial de Motocross, Campeonato Mundial de Endurance, Supercross, Isle Of Man TT, entre outros.

A Suzuki começou em 1909, mas só ganhou força após a II Guerra Mundial, com modelos como a Power Free e Colleda, de 125cc. Nas competições a Suzuki entrou apenas em 1962, correndo no Grand Prix Road Racing onde conquistou o campeonatos nas classe de 50cc e vitórias no campeonato mundial na classe 125cc. Na categoria principal de 500cc (hoje a MotoGP), a Suzuki conseguiu 91 vitórias no total até hoje e o piloto mais famoso a ganhar provas nessa categoria foi sem dúvida o norte-americano Kevin Schwants.

Separador_2

Publicidade