Nova Suzuki GSXR 1000, lançada no exterior para 2012

Suzuki GSX-R1000 2012: só para Europa e EUA…por enquanto

Mostrada recentemente no Salão de Milão, a nova Suzuki GSX-R1000 difere do modelo atual em dois detalhes principais. O escapamento e as pinças radiais monobloco Brembo, as primeiras colocadas em uma superbike japonesa. O escapamento, além de outros detalhes, diminui o peso em 2Kg em relação ao modelo atual.

Nova Suzuki GSXR 1000, lançada no exterior para 2012

Nova Suzuki GSXR 1000, lançada no exterior para 2012

Outros pequenos ajustes que foram realizados no motor de quatro cilindros em linha, seguindo as tendências mais recentes, são: razão de compressão incrementada de 12,8:1 to 12,9:1; novas válvulas de titânio, mais leves, permitindo menos massa nos movimentos recíprocos e novas curvas para os seus levantes. Além disso, os pistões são 11% mais leves e as laterais dos cilindros são chanfrados num padrão pentagonal, de forma a aumentar a mobilidade do ar na parte inferior dos pistões. Essa medida diminui a resistência ao movimento descendente, o que resulta em maior potência.

O escapamento 4x2x1 é bem mais leve e contribui para maior agilidade e dirigibilidade. Melhorou a entrega de potência nas faixas médias de rotação para melhor aceleração nas saídas das curvas. Quanto ao chassi, se manteve as duas barras numa construção mais leve, o que também requisitou alterações nas suspensões. As bengalas BPF (big piston forks) são de 43mm da Showa.

As 600 e 750 também devem compartilhar o mesmo sistema Brembo de freios com pinças monobloco.