Foto: Team Honda é apresentado para a temporada off-road 2009

Team Honda é apresentado para a temporada off-road 2009

Foto: Team Honda é apresentado para a temporada off-road 2009

Foto: Team Honda é apresentado para a temporada off-road 2009

Equipe amplia o número de pilotos oficiais para 18 em ano marcado pelo retorno do Mundial de Motocross ao país

O Team Honda está pronto para a disputa da temporada off-road 2009. Com motocicletas de última geração e muitas expectativas, a equipe mais sólida do esporte nacional sobre duas rodas foi apresentada nesta quarta-feira no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba, interior paulista. Imprensa, competidores, dirigentes e parceiros estiveram presentes no evento, que teve como novidade o aumento do número de pilotos oficiais para 18. Todos eles estão prontos para acelerar nas pistas de todo o país, em busca dos títulos mais importantes da temporada. Neste final de semana, a equipe de motocross inicia a caminhada rumo ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro, que tem como palco da abertura a casa do Team Honda, o CETH.

Outro fato que marca a temporada é o retorno de uma etapa do Campeonato Mundial de Motocross ao país, algo que não ocorria há nove anos. A prova, marcada para o dia 13 de setembro em Canelinha (SC), tem a Honda como principal patrocinadora. “A realização de uma etapa do Mundial é algo que nos deixa extremamente felizes. Temos muitas conquistas a buscar esse ano em todas as modalidades que iremos participar. Estou certo de que com muito trabalho e com o desempenho de nossos pilotos teremos uma excelente temporada”, observou Roberto Akiyama, diretor comercial da Honda do Brasil.

Além do Mundial no Brasil, os pilotos do Team Honda estão confirmados nas mais importantes competições off-road do calendário: Brasileiro de Motocross, Brasileiro de Supercross, Brasileiro de Arena Cross, Brasileiro de Enduro de Regularidade e Rally Internacional dos Sertões. A equipe iniciou o ano da melhor forma possível, já que o paulista José Hélio, com uma motocic leta Honda CRF 450X, foi o mais bem colocado piloto das Américas ao conquistar a 12ª colocação no Rally Dakar (confira abaixo a relação completa de competidores).

O desempenho do Team Honda nas pistas e trilhas está cercado de expectativas. “Queremos apresentar a maior eficiência possível em todas as categorias”, disse Wilson Yasuda, gerente de competições da Honda do Brasil. “Fizemos um ótimo trabalho na pré-temporada e espero que a união de três pilares funcione bem: piloto, equipe e um pouco de sorte. Em 2009, a Honda procurou ter um time que estivesse presente da melhor forma em todas as categorias que participamos. Espero que consigamos superar todas as adversidades que possam surgir para termos uma excelente temporada”, continuou.

Novas contratações – Para as modalidades motocross, arenacross e supercross, as novas contr atações da equipe são o mineiro Swian Zanoni (categoria MX2), o paulista Rodrigo Rodrigues (categoria MXJr) e os jovens da 85cc Thiago Formehl, do Mato Grosso, e Eduardo Rudnick, do Paraná. Na categoria MX1, a novidade é a ascensão do paulista Marcello Lima “Ratinho”, que terá como companheiros Leandro Silva (PR) e Wellington Garcia (GO). O trio irá pilotar a Honda CRF 450R – as principais marcas do modelo 2009 são a geometria do chassi e a injeção eletrônica.

A classe MX2 será o foco de Zanoni, Jean Ramos, paranaense atual campeão latino-americano da categoria, Dudu Lima (SP) e Thales Vilardi (SP) – que venceu o Brasileiro da MXJr no ano passado. A motocicleta que estará nestas baterias é a Honda CRF 250R, a qual possui evoluções no motor e também será utilizada na classe MXJr.

Já na MXJr, além de Rodrigues, o Team Honda defenderá o título co m Rodrigo “Lama” (sergipano atual campeão nacional da 85cc), Hector Assunção (SP) e Gustavo Takahashi (SP). Por fim, na 85cc, Formehl e Rudnick correrão ao lado de Cezar Zamboni (MT) e Everaldo Filho (GO). Completam a equipe Dário Júlio e Sandro Hoffmann, no enduro de regularidade, e José Hélio, piloto de rali.

Confira as expectativas dos pilotos do Team Honda para a temporada 2009:

Motocross / Supercross / Arena Cross
#14 – Leandro Silva (MX1 e SX1): “Me adaptei com a moto nova, treinei forte e estou bem preparado. Vou dar o meu melhor esse ano para garantir os títulos”.

#21 – Wellington Garcia (MX1 e SX1): “Quero ver como vou me sair. No ano passado sofri uma lesão, mas vou trabalhar duro para chegar novamente ao lugar mais alto do pódio ”.

#38 – Marcello Lima (Ratinho) (MX1 e SX1): “Nesta temporada estarei em uma nova categoria. Estou bastante ansioso. Me preparei muito na pré-temporada para começar com o pé direito”.

#18 – Jean Ramos (MX2 e SX2): “Evoluí bastante na técnica em relação ao ano passado. Acredito que com trabalho duro vou conseguir um bom resultado”.

#12 – Swian Zanoni (MX2 e SX2): “Estou bastante animado e motivado por fazer parte da equipe Honda nesta temporada. Estou me adaptando bem às novas motos”.

#17 – Thales Vilardi (MX2 e SX2): “Estou de volta à MX2 e quero brigar pelo título. Pretendo pegar experiência e ritmo com os mais rápidos”.

#338 – Eduardo Lima (MX2 e SX2): “Treinei bastante na pré-temporada. O ano passado já foi bom e este ano tem tudo para ser melhor ainda”.

#32 – Rodrigo Rodrigues (MXJr): “Estou fazendo a melhor preparação possível para não ter nenhuma surpresa. Vou fazer tudo que for necessário para vencer. Gostei muito de estar de volta ao Team Honda e quero trazer esse título para a equipe”.

# 332 – Rodrigo de Andrade Santos “Lama” (MXJr): “Ano passado foi uma temporada perfeita. Nessa nova categoria vou fazer de tudo para ficar entre os primeiros. Sei que será bastante disputado”.

#30 – Hector Assunção (MXJr): “Tenho certeza de que este ano será melhor que 2008. Estou treinando co m força total para ser campeão”.

#41 – Gustavo Takahashi (MXJr): “A minha expectativa é a melhor possível. Estou me preparando muito, inclusive na parte física para andar na frente”.

#2 – Cézar Zamboni (85cc): “Estou me preparando bastante. Tenho certeza de que este ano será muito bom”.

#5 – Everaldo Filho (85cc): “Estou treinando muito para tentar o título. Tenho certeza de que a briga será grande, mas estou bastante preparado”.

#7 – Eduardo Rudnick (85cc): “Estou treinando muito e com uma expectativa ótima, principalmente por estar em uma equipe nova. Quero agarrar esta chance”.

#95 – Thiago Formehl (85cc): “Espero ganhar experiência. Sei que será uma temporada bem difícil, mas vou dar o meu máximo”.

Enduro de Regularidade
#1 – Dário Júlio: “Vou continuar treinando focado para conseguir uma folga na pontuação e seguir mais tranqüilo no Campeonato Brasileiro”.

#2 – Sandro Hoffmann: “A minha expectativa é muito boa. Temos muitas etapas ainda pela frente. Vou procurar fazer o máximo”.

Rali
#001 – José Hélio: “Vou focar muito nos treinos para essa temporada. A vinda do Dakar para a América do Sul aumentou muito a procura pelo Rally Internacional dos Sertões. Vamos batalhar para vencer uma coisa de cada vez”.