Publicidade

A espera acabou. No dia 2 de julho, a Honda anunciou o que 180 mil associados da empresa japonesa ao redor do mundo e todos os fãs de rally cross-country esperavam há 24 anos: o retorno da equipe de fábrica da Honda para competir no Dakar, o rali mais difícil do mundo. Três meses depois, no dia 2 de outubro, a nova CRF 450 Rally foi revelada na Feira Internacional de Motocicletas, Scooters e Bicicletas em Colônia, na Alamanha.

Felipe Zanol passa pelas verificações administrativa e técnica do Rally do Marrocos

Felipe Zanol passa pelas verificações administrativa e técnica do Rally do Marrocos

Após competir nove vezes na categoria de motocicletas no Rally Paris-Dakar, de 1981 a 1989, e conquistado quatro títulos consecutivos, marcando um recorde geral de cinco vitórias em nove anos, a Honda volta às competições de rally cross-country com uma nova moto, a CRF 450 Rally, uma máquina baseada na CRF 450X, e uma equipe composta por cinco pilotos: o português Helder Rodrigues, o brasileiro Felipe Zanol, o britânico Sam Sunderland, o norte-americano Johnny Campbell e o argentino Javier Pizzolito.

A Team HRC fará sua estreia no Rally do Marrocos, lugar perfeito para ver a equipe toda trabalhando junto e fazer o teste das motos. Pela lista de inscritos pode se ver que será um mini Dakar, já que todas as equipes importantes estão na disputa. Neste domingo (14/10),  a Team HRC passou pelas verificações técnicas e administrativas, último passo antes da largada das etapas cronometradas.

Publicidade

A primeira especial será amanhã, segunda-feira (15/10), largando de Erfoud. Os 55 competidores na categoria percorrerão 271 quilômetros contra o relógio e depois retornam a Erfoud, onde será a base do Rally Marrocos nos próximos três dias. A partir da terceira especial, a caravana irá em direção a Zagora, sempre no sul do Marrocos. O rally acontecerá entre os dias 15 e 20 de outubro e terá seis especiais, totalizando 2074 km (1544 km de trechos cronometrados).

No Marrocos desde o dia 11, a Team HRC fez dois dias de testes nas dunas de Merzouga, como um primeiro treinamento com as máquinas antes de começar o rally.