Publicidade
Foto: Biz 125

Foto: Biz 125

Estou na minha 3¦ Biz (esta ‚ 125 e as outras eram 100) e gosto muito dessa moto, para o que ela se propäe, que ‚ me levar de um emprego para outro com agilidade e (muita) economia. A moto sempre fez mais de 40 km/l (a cenzinha fazia 38), porque procuro nunca for‡ar a bichinha. Minha d£vida ‚ essa: por ela ter embreagem autom tica ‚ prejudicial, numa descida em 4¦ eu pressionar o pedal do cƒmbio como se fosse engatar uma marcha mais longa para a moto ficar livre? Outra coisa, no teste da Biz que vc fez com sua esposa, vc menciona que ela usa mais as marchas longas. Realmente a Biz nÆo precisa reduzir o tempo todo, mas andar em baixa velocidade com marcha longa nÆo for‡a embreagem? Pois d  impressÆo que ela est  “patinando”. Valeu e at‚ o pr¢ximo livro.
Alexandre – Curitiba – PR
1) Esta atitude de andar desengatado traz principalmente um enorme risco a sua seguran‡a. 2)Ao acelerar, caso a sua motocicleta esteja patinando ‚ necess rio inspecionar os discos da embreagem. Caso utilize as marchas inadequadamente, as sapatas da embreagem centr¡fuga tamb‚m sofrerÆo um desgaste prematuro.

Triciclo
Trabalho na distribui‡Æo de g s e  gua, gostaria de obter informa‡äes sobre o triciclo kazinski. Custos,disponibilidade do produto.
Delmar – pato branco – pr
O produto era conhecido como Motokar, e j  faz uns trˆs anos que parou de ser fabricado pela Kasinski.

àleo
Minha duvida ‚ a seguinte: J  li o artigo “sangue bom” algumas veses e a duvida persiste: Quando se compra uma moto nova (FAZER 250 -ser  adquirida amanha 14-04), nos primeiros 1.000 KM ‚ recomendado nÆo exagerar e tal,…. pq as partes m¢veis do motor estÆo no per¡odo de encaixe perfeito e td +, neste per¡odo, o motor solta muitas particulas (devido ao atrito entre as pe‡as novas). Qdo eu comprei minha outra moto nova em 2005 (XT 225), na 1¦ troca de ¢leo haviam muitas particulas depositadas no ¢leo (eu respeitei bastante as tecnicas de amaciamento) pergunto: estas particulas depositadas no ¢leo prejudicam alguma coisa no motor, ou seria preferivel trocar o 1§ ¢leo com 500 km (nÆo contar neste caso o custo do ¢leo (sÆo apenas R$ 12,00) e depois novamente com 1.000, para evitar que estas particulas que se soltam do atrito das partes m¢veis no motor novo possam estar “contaminando” o ¢leo? No caso, trocar o ¢leo antes do tempo indicado, prejudica ou melhora a vida £til?
Vanderlei – Nova Candel ria – RS
Vocˆ s¢ tem benef¡cios com a antecipa‡Æo do per¡odo da troca de ¢leo, por‚m esta medida deve ser adicional e, portanto, lembre-se de utilizar sempre o ¢leo recomendado e realizar as demais trocas de ¢leos no per¡odo previsto pelo manual do propriet rio.

Publicidade

El‚trica
A instala‡Æo de dispositivos el‚tricos como um alarme por exemplo implica num maior uso da carga da bateria, eu tenho mania de deixar meu farol aceso direto j  pra nÆo esquecer e levar multa, tem algum problema continuar com essa mania depois de instalar o alarme ou ‚ tranquilo? visto que tem motos que j  tem o sistema de farol aceso direto, e outra coisinha, tem algum problema ligar uma moto carburada que estava parada de 5 a 8 horas e sair 10 a 20 segundos depois ou o adequado ‚ esperar mais para fluir melhor o ¢leo/esquentar?, quando vierem pra salvador o acaraj‚ ‚ por minha conta (com bastante pimenta).
Kuila – salvador-ba
1) O alarme poder  naturalmente reduzir a vida £til de sua bateria, independentemente desta sua mania, tudo depender  de seu consumo. 2) Mesmo fria nÆo tem problema, desde que esteja correto o n¡vel de ¢leo do motor. O problema ‚ justamente ao contr rio, quando o motor fica em marcha-lenta por muito tempo. Nestas condi‡äes nÆo h  refrigera‡Æo ideal, al‚m disto, a rota‡Æo que possui a mistura mais rica de combust¡vel ‚ a de marcha – lenta o que causa uma carboniza‡Æo prematura no motor.

Dura
Mandei minha Fazer 250 para revisÆo dos 20 mil km em uma concession ria Yamaha. Ela estava amarrada, andando presa e o acelerador estava duro. Eu j  tinha tentado lufrificar o acelarador e cabos com o ¢leo recomendado no manual, mas nÆo adiantou. Peguei a moto ap¢s a revisÆo “completa” na concession ria com o mesmo problema, embora um pouco mais solta, ela ainda est  com o acelador duro. O mecƒnico desmontou o acelerador na minha frente e est  realmente bem lubrificado, a borboleta e a mola onde fica a inje‡Æo, tamb‚m estÆo engraxados. Olhei pra ver se o cabo nÆo est  esticado, mas nÆo est . NÆo sei o que pode ser isso, por favor me de uma luz.
Adriano – SÆo Paulo – SP
Existe uma ferramenta especial para lubrificar cabos de comando. Vocˆ aplica o ¢leo na extremidade superior do cabo e este escorre at‚ chegar … extremidade inferior (quando o ¢leo come‡ar a pingar na carca‡a ‚ sinal que percorreu todo o cabo). NÆo tem como analisar se o cabo est  ou nÆo lubrificado verificando apenas uma de suas extremidades.

Fus¡veis
Se uma motocicleta (Honda Falcon) possui bateria 12V de 6 amperes, porque h  fuziveis de 10 e 30 amperes em seu circu¡to el‚trico?,vc poderia comentar … respeito.
ANDRE – FOZ DO IGUA€U
Fus¡veis sÆo usados para prote‡Æo, principalmente, contra sobrecarga em fios e curto circuitos. Uma bateria com capacidade de 6A/h consegue fornecer cerca de 6 amperes a uma carga qualquer durante aproximadamente 1 hora. Por‚m pode fornecer tamb‚m 12 amperes durante 30minutos, ou ainda 24 amperes por 15 minutos, ou ainda 60 amperes por 6 minutos! Em um curto circuito nos p¢los de uma bateria desta capacidade a corrente pode chegar a mais de 100 amperes. Na partida o motor de arranque consome cerca de 40amperes!

-0-0-0-0
Cartas (a) normais:

Publicidade

Sahara
Voces sabiam? 1) que existe um grupo de pessoas apaixonadas pela nx sahara (www.saharamaniacos.com.br)? 2) que este grupo comemorou seu segundo anivers rio agora em abril na cidade de carrancas – MG? 3) que nesta festa, 16 familias carentes foram presenteadas com cestas b sicas? 4) que compareceram ao mesmo tempo, 42 saharas? como membro desta fraterna familia, adoraria ver o sucesso da nossa pequena festividade, ser divulgado e celebrado na m¡dia.
Adrian – rio de janeiro – RJ
1) nÆo; 2) nÆo; 3) nÆo e 4) nÆo! Karaka, como sou ignorante!

Motard
Estive olhando na net que a sundown esta com uma motard 200 no mercado, seria possivel fazer um teste para n¢s leitores tirarmos alguma conclusÆo!?
F bio – Marco/ Ce
Ih, nÆo pretendo fazer esse teste enquanto a Sundown nÆo melhorar o produto!

TL 1000
EntÆo tite e verdade q vai mesmo sair o tw 400 com motor da falcon ja posso sair falandu pa todos os meus amigos q vi isso no motonline e se for mentira q reclamem com o tite hehehe bem tite mudandu de assunto gostaria de perguntar sua opniÆo sobre a (TL 1000) acho ela muito bonita mais ouso muitas coisas sobre ela como o quadro q quebra a toa e como ela bebe mais gasosa q um v8 bem gostaria de saber a sua opniÆo!
Eberton – SÆo Paulo – SP
â, malÆo, e desde quando eu menti pra vocˆs? Fala pros seus amigos que Sã o Motonline fala a verdade! Essa TL 1000 gasta mais que amante argentina e tem um problema cr“nico de alimenta‡Æo e freios!