Foto: YBR espanhola tem inje‡Æo!

Técnicas: Chumbada, ligada, luz, freio, gasolina etc

Foto: YBR espanhola tem inje‡Æo!

Foto: YBR espanhola tem inje‡Æo!

Abasteci minha YBR-2006 durante uns 15.000 km em um posto que foi a pouco tempo autuado por adulterar combust¡vel. Hoje est  com 45.000 e continua impec vel, mas sei que gasolina batizada acelera o processo de carboniza‡Æo do motor e gostaria de saber se h  algo o que fazer por nÆo saber a quantas anda este processo (Hoje abaste‡o em um posto limpo perante a ANPP). Uso gasolina comum pelo fato dos mecanicos terem me advertido que houve um erro de tradu‡Æo no manual da YBR que indica gasolina aditivada. Eles alegaram que os adtivos aceleram o processo de deterioriza‡Æo de alguns componentes do motor. mandei um email expondo minha d£vida e eles me responderam: “Em aten‡Æo ao seu e-mail , informamos que a gasolina aditivada nÆo danifica seu motor , inclusive a Yamaha recomenda a utiliza‡Æo deste tipo de combust¡vel” Por‚m, baixei o manual da YBR em Espanhol que consta em ” Gasolina recomendada: £nicamente gasolina normal sin plomo! Atencion! Utilice £nicamente gasolina sin plomo! El uso de gasolina con plomo provocar  graves aver¡as en piezas internas del motor tales como las v lvulas, los aros del pist¢n, asi como el sistema de escape. “P“, sabemos que a gasolina adtivada colabora na elimina‡Æo de borra no motor e carboniza‡Æo, mas estas informa‡äes desencontradas sÆo um porre.J  me disseram para usar 1/2 a 1/2. O que acha?
Rodrigo – Rio de Janeiro / RJ
1) Agora que j  passou 30.000 km, e vocˆ nÆo teve nenhum problema de rendimento do motor nÆo ‚ necess rio fazer nada al‚m dos cuidados previstos no manual do propriet rio. 2) Por favor, leia minha resposta ao senhor Helder – Macei¢ – Al no dia 12/4/2007. E nÆo se baseie em manuais estrangeiros porque a gasolina deles ‚ diferente da nossa. O “plombo” ‚ chumbo tetraetila, proibido no Brasil h  d‚cadas. Al‚m disso, a YBR 125 espalhola tem inje‡Æo eletr“nica!

Ligada
estou com um probleminha na partida da minha Intruder 250, quando preciono o botÆo ela so deslisa e nÆo liga. Me diz a¡ qual deve ser a pe‡a que est  com problemas, queria o nome cientifico da pe‡a pra eu puder pedir ela, ja que em minha cidade nÆo tem lojas que vendem pe‡as Suzuki. POr favor me manda esse resposta.
Jakiles – SÆo Jos‚ do Egito – PE
O pr¢prio botÆo pode estar com problema, alguma falha em suas conexÆo ou a pr¢pria pe‡a. NÆo ‚ um problema dif¡cil de corrigir. Examine o botÆo e suas liga‡äes.

Luz
Instalei um kit xenom (de verdade) na minha mirage 250 para melhorar a ilumina‡Æo dentro dos 35W originais. Em marcha lenta a lƒmpada desliga sozinha, mas com a moto andando ela fica acesa normalmente. Preciso de um upgrade no alternador? como fa‡o?
Eduardo – SP/SP
 por estas e outras que nÆo recomendo a altera‡Æo nas caracter¡sticas originais da moto. Desculpe, mas nÆo sei o que te indicar al‚m de voltar o sistema ao original.

Freio
Quando ando numa serra num r¡tmo mais forte, o freio da minha moto (GS500) come‡a a dilatar e tenho a impressÆo que se nÆo diminuir o r¡tmo o menete pode chegar a encostar na manopla! Pergunto: Esse efeito ‚ causado pelo superaquecimento e consequente surgimento de bolhas no sistema ou somente pela dilata‡Æo do flexivel? Trocando o fluido por um de maior ponto de ebuli‡Æo (DOT 5.1) o problema pode ser resolvido ou ser  necess rio substituir o flexivel por um do tipo “Aeroquip”? Finalmente: Se eu aumentar o diƒmetro interno do flexivel, al‚m de utilizar mais fluido poderei ter algum preju¡zo na potencia de frenagem pela rela‡Æo do diƒmetros (P=F/A). Aumentando a area (diametro interno) terei uma pressÆo de frenagem menor, certo?
Daniel – Caxias do Sul, RS
1) Flu¡do de freio, se fosse a mangueira aconteceria sempre, mesmo assim troque-a a cada 4 anos e o fluido a cada 1 ano. 2) Pode ser resolvido. Leia a mat‚ria sobre o flu¡do de freio e freio … disco, basta digitar o meu nome no buscador do google que est  localizado NO SITE e adicionar a palavra freio. 3) certo. Ta respondido guri!

Gasolina
Biaggio, por favor me esclare‡am uma questao. Eu sempre abaste‡o minha moto com gasolina Premium, e quando ela est  com motor frio, sempre pega na primeira ou segunda tentativa de partida. Esse final de semana abasteci com a Premium da Ipiranga ao voltar de uma viagem (ter‡a). Na quarta, ao tentar ligar a moto de manha ela nÆo queria pegar de jeito nenhum, depois ligava mas nao mantinha a marcha lenta, ate q mantive um pouco acelarado e consegui esquentar o motor e sair com ela. Agora pergunto: A gasolina que coloquei pode nÆo ser Premium e por isso o problema? Ou ser  que mesmo sendo Premium pode ter sido Batizada? Ou ainda, ser  que isso nada tem a ver com a gasolina? A proposito, a moto ‚ uma KTM Adventure 640
Thiago – Sao Paulo, SP
Acredito que o problema est  na gasolina, al‚m de que, todas podem ser “batizadas”. Fa‡a um teste, coloque numa proveta graduada 100 ml de  gua e adicione 100 ml da gasolina de seu tanque, misture. O  lcool da gasolina se “juntar ” a  gua e este ser  a maioria. Como ‚ encontrado at‚ 24% de  lcool na gasolina, quando feito a nova leitura na proveta vocˆ dever  obter 124 ml de  gua e 76ml de gasolina se o valor encontrado de gasolina for menor ‚ sinal que a Gasolina est  adulterada. Outra coisa, a KTM nÆo est  bem desenvolvida para operar com os combust¡veis encontrados em nossos postos, nÆo ‚ culpa dela, a culpa ‚ de nosso combust¡vel que ‚ um dos piores do mundo!

Rela‡Æo
tenho uma suzuki yes 125 rela‡ao da moto original ‚ 14 pinhao e 43 coroa , a moto andava direto dando corte de giro em 5§ a 11.000rpm precisava de mais peso coloquei uma coroa 39 mas falta um pouco de for‡a O que posso fazer para melhorar a for‡a?
christiano – laguna- sc
Mantenha a rela‡Æo original e ande mais devagar, pois a 11.000 rpm as v lvulas estÆo flutuando, ou seja, as v lvulas nÆo tˆm tempo para que a mola da v lvula a fa‡a retornar, existindo o risco de o pistÆo atropelar as v lvulas. Se usar uma rela‡Æo mais “longa” perder  for‡a nas subidas e arrancadas.

Enigma
Biaggio. Disse £ltimo mecƒnico que mexeu na minha moto pra fazer as regulagens de v lvulas que “o ¢leo est  demorando a subir” e que tem um retentor que fica em baixo do balanceiro que est  desgastado, dificultando a passagem, da¡ o tec-tec mardito e intermin vel quando a moto est  quente vem decorrente disso. Ainda me disse que o motor pode bater por esta causa. Comprei os parafusos de regulagem original para poder trocar, pois ele tb disse que estÆo “meio desgastados”. Levei em 4 mecƒnicos diferentes, troquei a corrente de comando num deles e nenhum resolveu o tec-tec, sendo que este £ltimo me passou esta informa‡Æo. Ser  mesmo que pode ser isso, do retentor em baixo do balanceiro?
Luiz – Rio de Janeiro
Luiz, eu preciso saber qual motocicleta, o ano de fabrica‡Æo e qual a quilometragem atual!

Freestyle
Gostaria de saber como adaptar uma moto para freestyle.
Victor – Tim¢teo, MG
Ol  Victor, sÆo utilizadas motocicletas especiais do tipo “cross” e posteriormente ocorre uma calibragem na motocicleta para atender a satisfa‡Æo do piloto e de suas manobras.  melhor procurar as equipes de wheeling.