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Técnicas: Cilindros, contato, alarme, óleo, farol etc

Qual a diferen‡a entre um motor monocil¡ndrico e um de dois cilindros?.  que li numa revista especializada em motos que a Amazonas 250cc ser  mais barata que suas concorrentes (mirage e vblade) por ser monocil¡ndrica.
Robson – SÆo Paulo- SP
Para nÆo ter que escrever um livro, vou resumir. Primeiramente vocˆ precisa conhecer a figura geom‚trica de um cilindro, ‚ similar a de um copo. Dentro deste cilindro, h  um pistÆo que se desloca (similar a uma seringa e seu ˆmbolo). Como o pr¢prio nome sugere, diz-se que um motor monocil¡ndrico possui um cilindro e, bicilindrica, possui dois cilindros. Um motor de uma moto 250 cc (cent¡metro-c£bico) pode possuir dois cilindros sendo que cada cilindro dever  ter 125 cc, ou ser monocil¡ndrica e possuir 250 cc em seu £nico cilindro. Quanto maior for capacidade volum‚trica dos cilindros, maior ser  a cilindrada. Portanto, quanto maior for o n£mero de cilindros, serÆo necess rias mais pe‡as (mais um cilindro entre outras pe‡as) e o custo de fabrica‡Æo aumentar . Observe que as motocicletas populares, no geral as 125cc, possuem um cilindro e a Mirage e V-Blade possuem dois. NÆo vou continuar para nÆo complicar, nÆo ‚ regra geral, mas geralmente o motor de dois cilindros nÆo exige tanta troca de marcha quanto um monocil¡ndrico. Leia o artigo “Por dentro do cilindro”, no link: http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=8205&categoria=2&show=1

Contato
Ol . Recentemente comprei uma super-bem conservada NX 150 , ano 1990. A moto ficou muito tempo parada antes de pertencer ao antigo dono e agora est  sob minha guarda. Fazendo suas manuten‡äes b sicas, acho que acabei fazendo burrada e ocorre o seguinte( repassando fita isolante nos chicotes) . Ligo a chave de igni‡Æo, dou partida e a moto funciona maravilha. Desligo a chave de igni‡Æo e a moto continua funcionando, apenas p ra com o corta corrente. Onde poder  ser o problema? Algu‚m me falou de um fio preto com branco que passa no chicote que poder  estar quebrado? Gostaria de uma dica, pois desejo deixar o corta corrente somente para uma verdadeira emergˆncia.
MARCO – GUAÖBA – RS
Realmente poderia ser o fio preto com listra branca (preto/branco) que ‚ aterrado no C.D.I. para cortar a igni‡Æo. Mas como vocˆ est  conseguindo desligar a motocicleta atrav‚s do “corta-corrente” existe uma grande possibilidade do defeito estar no pr¢prio contato da chave. Inspecione e se necess rio troque-o.

Alarme
Biagio Ferrari e Tite Simäes, gostaria de esclarecer uma d£vida: acabei de adquirir uma Fazer 250 e estou querendo instalar um alarme na mesma, mas vejo muitas pessoas dizendo que pode prejudicar a inje‡Æo eletr“nica. Gostaria de saber se isso ‚ verdade e o que posso faerz para nÆo atrapalhar o funcionamento da moto.
Tarc¡lio – Arcos – MG
O problema ‚ que alguns alarmes consomem muita carga da bateria e para um bom funcionamento do sistema de inje‡Æo a bateria nÆo pode apresentar queda de tensÆo, a tensÆo inadequada implicar  diretamente no funcionamento do sistema, pois este ‚ eletr“nico. O melhor ‚ adquirir um alarme com garantia da concession ria.

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àleo
Biaggio, sei que j  existe bastante conte£do no motonline sobre ¢leos, principalmente o de motor, mas sempre surgem algumas d£vidas, como por exemplo, vc falou para o Vanderlei – Nova Candel ria – RS, que se adiantarmos a troca de ¢leo isso trar  benef¡cios para moto, eu sempre troco o ¢leo da Fan de acordo com o manual, 4 em 4 mil km, quer dizer que o pessoal que manda trocar de mil em mil t  certo? Eu tmb sempre deixo a moto cerca de 1 minuto pela manha ligada em lenta pra esquentar o ¢leo, isso ‚ errado como vc disse pro Kuila – BA? Pq tem uns mecƒnicos que insistem em por 1L de ¢leo na Biz 125 (700ml) e 1L na FAN (900ml)? Que problemas isso pode trazer ao motor?
Cristiano – Forquilha – CE
1)Podemos antecipar a troca de ¢leo antes de efetuarmos a PRIMEIRA revisÆo, quando efetuarmos a primeira revisÆo no per¡odo correto trocaremos o ¢leo de novo. Esta a‡Æo ‚ para a PRIMEIRA revisÆo nÆo havendo a necessidade nas demais, pelo contr rio, o per¡odo de 4 em 4 mil est  ¢timo e nÆo traz nenhum preju¡zo ao motor. Muitas revendas gostam de especular a necessidade da antecipa‡Æo da troca de ¢leo para que o cliente mantenha o v¡nculo com a concession ria, mas isto ‚ estrat‚gia do departamento comercial e nÆo do departamento t‚cnico. 2) Sim, isto ‚ errado, se vocˆ tivesse uma XT 600 poderia carbonizar facilmente o pistÆo e o excesso do carvÆo se depositaria entre os an‚is fazendo com que trave o motor. 2)Ele s¢ fala que colocou 1 litro , mas na verdade ele reaproveita o resto do ¢leo novo, segunda possibilidade, nÆo tem acesso a informa‡Æo t‚cnica, sendo um mecƒnico desqualificado. 3) Se o n¡vel do ¢leo estiver muito alto o rendimento do motor e a atua‡Æo da embreagem podem ser afetados, al‚m de vazamento por excesso de pressÆo.

Farol
Tite, Biagio, estou querendo instalar um kit de lƒmpadas xˆnon na minha moto, uma Suzuki Bandit. De acordo com o vendedor as vantagens sÆo muitas: visual mais bonito, durabilidade muito maior, ilumina‡Æo muito maior, ofusca muito menos os motoristas que vem em sentido contrario, etc. Tudo isso ‚ verdade ? Esse kit tem alguma desvantagem ? Nenhum guarda vai querer me multar pq instalei xˆnon na minha moto ? O consumo de bateria ‚ compativel com a moto? O pre‡o do kit ‚ alto mas eu gostei e se nÆo for me causar problemas vou instalar. Obrigado.
Angelo – SÆo Paulo SP
Uma grande quantidade de luz emitida pelo farol nÆo ‚ sin“nimo de eficiˆncia, ‚ preciso um direcionamento preciso da mesma, ou seja, uma lƒmpada de xenon de baixa qualidade provoca ofuscamento ao inv‚s de uma boa visibilidade. Leia tamb‚m a resposta do Tite de 12/01/2006 (xenon).

Ligada
Biaggio, seja bem-vindo ao Motonline! Acabei de adquirir uma XT660 0km e gostaria de saber se faz alguma diferen‡a entre desligar a moto usando a chave de igni‡Æo ou desligando primeiramente o interruptor do manete direito. J  ouvi alguns dizendo que o melhor para a moto seria a segunda op‡Æo.
Marcelo – Montes Claros/MG
NÆo h  diferen‡a praticamente falando, no entanto o botÆo do punho, conhecido como corta-corrente deve ser usado preferencialmente em caso de emergˆncia, porque ele desliga apenas o motor, mas mant‚m o circuito el‚trico funcionando. Em uso normal deve-se desligar na chave de igni‡Æo.

Cabos
Estou montando uma chopper a partir de uma CB 400, estiquei o quadro da moto e estou com dificuldades para saber quais os cabos de (acelerador, embreagem e afogador) que poderiam ser usados. A dificuldade est  no comprimento dos cabos. Vcs tem alguma solu‡Æo?
ANDR – SÇO PAULO
Sim ! Compre os cabos de a‡o numa bicicletaria ! Na bicicletaria eles vendem cabos de diversos tamanhos bem como os terminais conhecido por “quebra-galho”.

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