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Técnicas de pilotagem ecológica

Dica número 1: melhore suas mudanças de marchas
– mude para marcha mais baixa a cerca de mil rpm
– mude para marcha mais alta a cerca de 2.000 rpm em carros diesel e a 2.400 rpm em carros a gasolina
– aos 50 km/h, você já deve estar em quarta ou quinta marcha

Dica número 2: dirija macio
– mantenha velocidade constante, tanto quanto possível
– use sempre o freio motor e o mínimo dos freios de serviço
– a 50 km/h em quinta, tire o pé do acelerador 100 metros antes de um farol vermelho

Dica número 3: pense sobre como você acelera
– até os 50 km/h, acelere razoavelmente forte até a quinta marcha
– acima desta velocidade, as acelerações devem ser suaves
– faça mudanças bem rápidas até a quinta marcha

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Dica número 4: subidas e descidas
– mantenha a velocidade nas descidas
– numa subida, deixe o carro perder velocidade, mas sem se tornar uma obstrução aos outros usuários da estrada. Se possível, mantenha seu veículo a uma velocidade constante acima de 40 km/h
– use as descidas para tirar o pé do acelerador, não para aumentar a velocidade

Dica número 5: use seu motor com inteligência
– desligue-o se ficar parado por mais de um minuto
– não o aqueça, mesmo no inverno
– arranque assim que ele -pegar-

Dica número 6: trate bem sem carro
– Verifique a pressão dos pneus todos os meses
– se tiver de usar o ar-condicionado, certifique-se que a diferença de temperatura entre o interior e o exterior de seu carro não seja maior de 5 graus
– não deixe cargas desnecessárias no carro
– remova racks e caixas do teto enquanto não usadas
– manutenção e uso corretos de seu veículo são tão importantes quanto a pilotagem ecológica.

José Luis Vieira

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José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte. –