Técnicas: filtro, tampa, barulho, instável etc

Tite, tenho uma Fazer 250 e, um dia desses dei um pulinho na concession ria da Honda; de cara, o funcion rio disse: “E a¡ que dia vocˆ ir  trocar a Fazer pela Twister?”. respondi: – O dia que tw fizer no m¡nimo 25/L, tiver inje‡Æo e aparentar ser mais robusta. Quando eu indaguei sobre as vantagens da Tw ele nÆo teve muito argumento, mencionou apenas que as revistas falam que a Tw ainda ‚ uma boa moto. NÆo discordei, apenas disse que optei pela Fazer e estava muito feliz com a moto. Por‚m, um outro pentelho que estava ouvindo a conversa, soltou a seguinte p‚rola: “Pois ‚, um dia tenta ir a Campos do JordÆo com sua Fazer, ela nÆo ir  pegar neutro, pois, a Inje‡Æo da Yamaha nÆo est  preparada para mudan‡a brusca de temperaturas”. Dei uma gargalhada e, achei que nÆo compensava levar a diante a discussÆo, tal a ignorƒncia do rapaz. Ele me falou que Honda ir  lan‡ar motos com Inje‡Æo Eletr“nica tÆo-somente em 2009 e que por enquanto estava adaptando a Inje‡Æo …s mudan‡as de temperatura. Diante desse relato, pergunto grande Guru: A afirma‡Æo do funcion rio da Honda ‚ maior idiotice que vocˆ ouviu falar ou, devo mudar meus conceitos?
Guilherme – Arax -MG
 uma tremenda idiotice t¡pica de vendedor mal car ter, mentiroso e que merecia ser denunciado ao procon! (Tite)

T‚cnicas
po tio gosto muito do seu site tanto e que todo dia to aqui mas ultimamente ta um p‚ no saco aquentar as respostas t‚cnicas do Biagio a gente quer respostas claras , nÆo tipo o escapamento de tal moto mede 25,30mm e se vocˆ mudar pra 25,40mm vai perder rendimento,queremos coisas mais claras que possam ser entendidas por todos nÆo por uma meia d£zia de “entendidos” vc ta perdendo campo , a galera nÆo ta reclamando mas ta saindo fora s¢ na minha cidade j  tem uns 5 que nem entram mais no seu site, pode estar aumentando nacionalmente mas os fieis tÆo saindo cuidado ‚ como bar que s¢ vende gelada estragou um freezer a cerva esquentou o bar da esquina tem pra vender a galera vai pra la . abra‡ao do seu sobrinho.
Ze Filho – imperatriz – ma
Z‚ Capeta, p“ nÆo esperava essa mensagem justo de vocˆ! Cara, todo meio de comunica‡Æo vive de INFORMA€ÇO, ‚ nossa mat‚ria-prima. As explica‡äes t‚cnicas foram uma solicita‡Æo dos pr¢prios leitores, porque eu nÆo tinha saco de entrar em detalhamento tipo abertura de v lvula, ƒngulos e essa pentelha‡Æo toda. Pode pular as partes chatas e ir pras mais simples! Agora, seus amigos me preocupam: quando estavam na escola e a professora falava em pr¢clise, mes¢clise e ˆnclise eles estudavam mais ou fugiram da escola? NÆo nos abandone, aproveite para aprender mais sobre moto e mecƒnica! E guarda uma dessas cervas geladas com carne de sol pra mim! (Tite)

Filtro
Pergunta pro Biagio se ele recebeu minha consulta sobre a verdadeira viabilidade de utilizar filtro esportivo automotivo numa moto.
Leonardo – Santos – SP
Caro Biagio Ferrari, parab‚ns pelo n¡vel das respostas aqui no Motonline, est  muito bom. Tenho uma d£vida sobre o filtro e ar da Honda Falcon: como o original custa em torno de R$180, e segundo o manual deve ser trocado a cada 6000 Km, surgiram op‡äes para fugir deste valor completamente fora da realidade cobrado pela Honda, como a adapta‡Æo do filtro de ar do Chevrolet Celta: Vocˆ acha que pode dar algum problema? eu j  estou usando este fitro gambitech e aparentemente t  tudo certo, mas sempre fica um p‚ atr s.
Victor – Florianopolis, SC
L‚o: um filtro verdadeiramente esportivo s¢ se torna vi vel a quem visa unicamente o desempenho da motocicleta, nÆo levando em conta a vida £til do motor bem como seu consumo. Em suma, a moto pode at‚ render mais, mas dura menos e gasta mais.
Victor, muito obrigado pelo prest¡gio, pretendo melhorar sempre, tornando o conhecimento mecƒnico compreens¡vel para todos. O filtro tem por finalidade reter as impurezas contidas no ar, assim garante uma boa performance do motor sem danific -lo com impurezas. NÆo ‚ obrigat¢rio trocar o filtro de ar a cada 6.000 km, tudo depender  das condi‡äes de uso da motocicleta, no geral, at‚ 18.000 km ‚ poss¡vel limpar o filtro com jato de ar e, ap¢s esta quilometragem, ser  necess rio substitu¡-lo devido … impregna‡Æo de pequenas part¡culas no filtro. NÆo sou a favor de adapta‡Æo, mas neste caso ‚ prefer¡vel tomar esta atitude a andar com o filtro sujo.

Tampa
Biagio tenho uma cb 500 e nessa £ltima sexta-feira eu cai com ela em uma curva tava a +ou-100km/h, ela foi ralando de lado no asfalto e bateu a tampa lateral esquerda do motor no chÆo e fez um pequeno furo ou trincado e vazou todo o ¢leo do motor, o que devo fazer?trocar a tampa do motor ou posso soldar? Meu mecƒnico disse que ele solda pra mim e nÆo vai ter problema nenhum ir  ficar 100% e que eu nÆo iria precisar gastar comprando outra tampa do motor.
Everson – Mogi das Cruzes – SP
Para nÆo ter nenhum tipo de dor de cabe‡a a melhor coisa a fazer ‚ adquirir a pe‡a original. O ¢leo depois de quente consegue infiltrar em qualquer min£scula fissura.

Barulho
Durante a revisÆo dos 9.000 km da minha twister o mecƒnico da concession ria disse que era necess rio trocar a ” campana” e a “engrenagem prim ria ” da moto devido ao barulho que ela faz, pesquisei no site e vi que muitos proprietarios da twister tiveram este mesmo problema com suas motos e com kilometragem parecida.Pergunta:este ‚ um problema ocasionado por desgaste normal destas pe‡as? e o que pode ocorrer com a moto se continuar a utiliza-la com o “barulho”?
rui – curitiba, pr
Ocorreu o desprendimento de material (“pitting”) dos dentes da campana, provocando um ru¡do anormal. NÆo necessariamente ‚ obrigado a trocar a engrenagem prim ria. Uma vez corrigido o problema ele nÆo torna a aparecer. Haver  risco de travar o motor sempre que se desprender algum material met lico, em casos de part¡culas min£sculas nÆo chega a tanto, mas pode riscar a camisa do cilindro, o que gera perda de potˆncia e consumo de ¢leo excessivo.

Inst vel
Tenho uma honda CB 450 Custom 86 e quando saio na pista a frente da moto est  inst vel. O que pode ser esse problema? Outra duvida minha ‚ quanto o cabo de embreagem se o cabo da custom deve ser maior que das outras CBs?
PEDRO – JAU – SP
1) Roda desbalanceada e desalinhada al‚m de falta de manuten‡Æo no sistema de suspensÆo, talvez, se vocˆ j  caiu com ela, chassi desalinhado. 2) Alguns donos de CB usam uma barra estabilizadora, mas a pe‡a ‚ dif¡cil de encontrar.

Freio
Gostaria de um esclarecimento a respeito de discos flutuantes. Tenho uma Bandit e ja tive uma FZR 600 tanto uma como a outra possuem discos flutuantes na dianteira e percebo que nas frenagens um pouco mais fortes a frente da moto vibra o que as vezes causa inseguranca nas entradas das curvas fazendo com que eu utilize mais o freio traseiro causando o desgaste prematuro das pastilhas traseiras o curioso e o fato de ocorrer este problemas nas duas motos, isso ‚ comum? Como resolver o problema?
Kenji – Santo Andr‚, SP
NÆo ‚ comum, os discos podem estar empenados. Normalmente esses discos sÆo muito sens¡veis e podem empenar na hora de trocar o pneu ou quando o usu rio esquece a trava no disco e roda com a moto!