Foto: ¢leo na CG: depende do filtro

Técnicas: óleo; ferrugem, restauração, carcaça etc

Foto: ¢leo na CG: depende do filtro

Foto: ¢leo na CG: depende do filtro

Biaggio ou Tite, prometo que ‚ a £ltima d£vida sobre ¢leo!  a definitiva!. Eu liguei pro 0800 da Honda pra saber pq deve-se utilizar (no caso da FAN) 0,9 L ap¢s a drenagem, e 1,2L ap¢s aberto o motor. Ele me falow que na drenagem pra troca de ¢leo nÆo sai todo o ¢leo do motor. EntÆo, na minha Fan eu tenho usado ¢leo SF, e como j  disse, queria trocar pra SL. Se eu apenas colocar o ¢leo SL no motor ele vai se misturar com os 0,3L restantes? Como eu devo fazer essa troca de maneira segura? Se eu deixar a moto parada a noite toda pra escorrer o ¢leo vai sair esses 1,2L?
Cristiano Gomes dos Reis – Forquilha/CE

R: 1) Sim, mas na pr tica por ser m¡nima a quantidade de ¢leo nÆo chega a contaminar a nova mistura. 2) Pode deixar escorrendo por dez minutos que j  ‚ o bastante.

Ferrugem
O tanque de combustivel da minha CB 400 possui ferrugem, j  fiz um tratamento com Ferrox, mas nao ficou legal, percebo que a gosolina ficou escuro e ainda tem algum residuo de ferrugem, creio que o produto tirou boa parte do ferrugem mas nao criou uma camada protetora, sera que vc consegue me orientar se existe no mercado algo para alem de tirar o ferrugem criar uma camada protetora, ouvi dizer que tem que ser produtos a base de epoxi. Marco – Sao Paulo, SP

R: Marco, nÆo conhe‡o nenhum produto, apenas existem “gambiarras” que eu discordo tecnicamente.

Restaura‡Æo
Caro Biagio, possuo uma Rx 125 que est  em restaura‡Æo e gostaria de pass -la para 12 v (ela usa platinado – 6v). Qual conjunto de igni‡Æo da DT, Rx 180 ou RDZ 135, com mesa de bobinas, volante magneto, cdi, retificador e bobina da vela, que serve na RX 125 ?
MARCIO PEDRO-RIO DE JANEIRO – RJ

R: Sugiro que vocˆ adicione um este tema ao f¢rum , ser  de maior aproveito t‚cnico.

Carca‡a
Caro Biagio, tenho uma twister 2005 com 20 mil km rodados que esta em estado de nova e esta j  ‚ a terceira twister que tenho e todas apresentarÆo o mesmo problema. Desgaste prematuro da “carca‡a da embreagem”. Quais os motivos que levÆo a ocorrer isso ? Tsmbem, esta mesma twiter 05 faz no m ximo 20km/l de gasolina. Pelo que soube com mecƒnicos, ela de veria fazer em m‚dia 25km/l. Gostaria de sua opniÆo sobre o que fazer em rela‡Æo aos esmos descritos acima. Obrigado.
Johnatan V. Luchtenberg – Rio do Sul / SC

R: 1) Leia a minha resposta ao Rui de Curitiba em http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=8559&categoria=7 . O motivo ‚ material de baixa qualidade. O consumo de combust¡vel depende de muitos fatores, no geral realmente ela faz 25 km/l .

Rela‡Æo
Seguinte, fui trocar a rela‡ao da minha Falcon 2001 e resolvi mudar por um pinhao de 16 dentes, um a mais que o original. Cara, em primeiro lugar o eixo do bra‡o elastico nao saiu de forma alguma. mesmo dando umas poradas cabulosas! Alguma dica especial ou vai ter mesmo que ser na concessionaria? Quanto a relacao, voce considera melhor aumentar o pinhao ou diminuir a coroa? E por ultimo, faz muita diferenca uma corente sem emenda para uma com emenda (sendo ambas com retentor)?
Marcelo – Sao Paulo – SP

R: 1) Um martelo de borracha e um ajudante sÆo o bastante. 2) Diminuir a coroa, pois ter  redu‡Æo de peso e nÆo acr‚scimo. 3) Teoricamente, motos com muita potˆncia nÆo tem emenda, mas isto nÆo ‚ regra.

Corrente
Tenho uma FAZER 250, no manual diz que a limpeza da corrente pode ser feita com querosene. Vocˆ sabe informar se essa corrente tem os tais an‚is de borracha ou nÆo? Na comunidade do Orkut vc postou que deve ser feita limpeza com ¢leo fino e lubrifica‡Æo com ¢leo 90, passei a fazer esse procedimento e notei que fica muito mais limpo, por‚m estou notando que o c mbio ficou mais duro, ser  que eu nÆo estou prejudicando a transmissÆo? Devo voltar pra graxa branca? Valeu Tite, vc est  convidado para o passeio de motos em Serra negra dia 1§ de abril.
Rafael – Itatiba/SP

R: 1) Sim, tem os an‚is de borracha (retentores) 2) A lubrifica‡Æo da corrente nÆo interfere no esfor‡o de trocar de marcha. 3) A graxa branca se adere com os detritos do asfalto, formando uma graxa abrasiva altamente prejudicial … transmissÆo final.

Carburador
ola eu tenho uma CG fan 125 gostaria de saber se eu colocar em minha moto um carburador da titan 150 vou obter um melhor desenpenho na questÆo de velocidade?
Diego – Cuiab  / MT

R: NÆo ‚ poss¡vel, possuem caracter¡sticas f¡sicas e funcionamento diferente.

Yes
S¢ estou tendo problemas com a minha yes da suzuki. nÆo sei mais oq fazer ela est  muito fraca. NÆo desenvolve legal, nÆo chega nem a 100km/h gostaria de saber se existe algum tipo de mecanismo que impede ela de ultrapassar tais limites
Fernando Reis – SÆo Paulo

R: Para um correto funcionamento do motor ‚ necess rio realizar todas as manuten‡äes peri¢dicas, lembrando que v rios fatores interferem na velocidade (peso do condutor, combust¡vel, calibragem dos pneus, entre outros). Verifique se o filtro de ar est  obstru¡do ou sujo e tb mude de fornecedor de gasolina.

Bomba
Um amigo meu deve um grande prejuizo a pouco tempo, o motor de sua CG travou por que a bomba de oleo nÆo circulou o oleo no motor, ela travou e nÆo bombeava o oleo. Fiquei intrigado com o assunto, e gostaria de saber se nÆo seria ideal as fabricas usarem um dispositivo que detecta a circula‡Æo do oleo quando motor est  ligado, igual aos carros, que quando a luz do ¢leo apaga ao dar partida ‚ sinal de que esta tudo OK. Ou seria impossiv‚l este dispositivo nas motos por temos que inclina-la para fazer curvas?
Wagner – SÆo Paulo SP

R: Nos autom¢veis a luz do painel acende se a pressÆo do ¢leo estiver baixa (e em alguns carros se a pressÆo estiver alta tamb‚m). Este dispositivo em motocicletas populares torna o custo um tanto alto. Nas motos grandes tamb‚m existe a luz de advertˆncia de ¢leo.

Roda
Tenho uma suzuki yes mod 2006 com 10.500km, te um tempo para ca, quando eu ando estava sentindo uma vibra‡Æo na dianteira da moto e se eu soltasse o quidÆo come‡a a tremer toda a frente, fui na assistˆncia e o mecƒnico disse que podia ser a caixa de dire‡Æo, que realmente parecia que estava com um vinco fora do eixo, estava com uma marca e ela tendia a ficar nessa posi‡Æo, qeu era quase pra frente. por isso achei que fosse esse o problema. Levei para revisÆo, foram feitos v rios servi‡os, inclusive a troca da caixa, a moto de resto ficou boa, mas qual nÆo foi a minha surpresa quando reparei que a tremedeira continua, a caixa nova nÆo tem mais a marca e esta bem macia, mas continuou a vibra‡Æo. O que poder  ser isso, ser  que a roda esta amassada, ou seria problema com o chassi ter desalinhado com algum buraco.
Coa – Sao Paulo, SP

R: Provavelmente ‚ o aro amassado, talvez excesso de peso no bagageiro, ou falta de alinhamento e balanceamento das rodas. Suas suspeitas estÆo corretas!

Partida
Tenho uma titan KS 06,e ap¢s uma viagem de 200km, ela ficou dificil de dar a partida,eu gostaria de saber de vocˆs o que poderia ser?
Eduardo. Bag‚/RS

R: 200 km nÆo ‚ nada, pode ser desde um combust¡vel de m  qualidade at‚ condi‡äes clim ticas, e em ambos os casos ‚ necess rio regular o carburador e talvez limp -lo.