Técnicas: RFVC, XLX 250R, filtro, mais cc etc

Caro Biagio! Aproveitando que vc come‡ou a responder as cartas a pouco tempo e ainda tem paciˆncia (hehehehe!), poderia me explicar quais as vantagens e desvantagens do motor OHC, RFVC?. Vejo muitos coment rios sobre m  qualidade deste motor, tem como deixar ele um pouco melhor? Tenho esta d£vida pois penso em adquirir uma Sahara daqui a alguns anos.
Cristiano – Forquilha Ce
Ol  Cristiano, nÆo sei se vocˆ sabe, mas a sigla RFVC significa “Radial Four Valve Combustion Chamber” (Cƒmara de combustÆo com quatro v lvulas radiais). Este projeto de constru‡Æo de v lvulas radiais permite o uso de v lvulas maiores, maximizando a eficiˆncia da admissÆo e do escape. Al‚m disto, o formato da cƒmara de combustÆo permite uma alta taxa de compressÆo e uma r pida combustÆo, melhorando o rendimento do motor. Acredito o maior problema que vocˆ encontrar  ‚ a aquisi‡Æo de pe‡as, pois est  motocicleta j  esta fora de linha h  mais de 5 anos. Al‚m disso, o maior n£mero de componentes torna o motor barulhento, pouco econ“mico e exige manuten‡Æo mais freqente. Assim como muitas pessoas criticam este motor, existem outras que adoram, particularmente eu decidiria em comprar uma moto 250 cilindradas zero km.

XLX 250
Preciso saber se o cabe‡ote e bloco da xlx 250 sÆo os mesmos tanto na carbura‡Æo dupla como na simples, e se apenas muda o coletor de admissÆo. Tenho uma xlx 250 carbura‡Æo simples onde uso para trabalhar e que est  queimando muito ¢leo, mas nÆo d  para parar de usar, e tenho outra xlx 250 com carbura‡Æo dupla, que est  parada. Se mudar somente o coletor de admissÆo, vou retificar o cabe‡ote e bloco da que est  parada, para poder trabalhar com a outra, para depois s¢ desmontar, e trocar.
Carlos – SÆo Paulo
Ol  Carlos, as coisas nÆo sÆo tÆo simples assim. As especifica‡äes do carburador e do cabe‡ote sÆo diferentes, al‚m de mudan‡as na  rvore de manivelas dependendo do modelo.

Filtro
Tudo bem, gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens de colocar filtro de ar esportivo nas motos, no meu caso, eu tenho uma Fazer 250cc.
Eduardo – Santa Maria, RS
Gostaria de saber se ‚ recomendada a utiliza‡Æo de um filtro de ar em motos de baixa cilindrada. Tenho uma Falcon e tenho visto ofertas de filtros de ar esportivos para serem adaptados a essa moto. vale a pena? qual marca ‚ recomendada?
Marcelo – Sao Paulo – SP
Eduardo, a £nica vantagem ‚ que uma vez ajustada a inje‡Æo de gasolina da sua motocicleta ela tender  a ganhar mais potˆncia devido o aumento volum‚trico da mistura ar/combust¡vel para dentro do motor, portanto, um filtro de ar “esportivo” permite uma vazÆo de ar maior do que o filtro de ar original, por‚m, o risco de impurezas passarem por este filtro e chegarem at‚ o motor ‚ maior tamb‚m, al‚m do que pode ocorrer um funcionamento inadequado da inje‡Æo eletr“nica, sendo necess rio ajust -la pois necessitar  de mais combust¡vel, estas modifica‡äes irÆo alterar o ru¡do e os gases t¢xicos emitidos, o que ‚ proibido por lei. Assim como o escapamento esportivo, o filtro de ar esportivo nÆo ‚ recomendado, pois diminui a vida £til do motor, desregula a inje‡Æo e polui mais!
Eita Marcelo ! O que nÆo ‚ recomendado ‚ a utiliza‡Æo da moto sem o filtro de ar! Eu nÆo recomendo a substitui‡Æo do filtro de ar por um que nÆo seja original, o filtro esportivo al‚m de necessitar de uma nova regulagem no carburador h  o risco de prejudicar o motor devido a maior probabilidade de admissÆo de impurezas, nÆo esquecendo tamb‚m que o motor emitir  mais gases t¢xicos!

Mais cc
Parabens Baggio, pelas boas respostas e pelo conhecimento t‚cnico que vc apresenta. Minha d£vida ‚ sobre o aumento de cilindrada, e em especial, nos modelos Honda ML, Bros, Strada, que tem pelo meu conhecimento, a mesma base, mudando diƒmetro e curso. por esse fato, a parte baixa do motor resistiria um aumento na cilindrada para os 230 da Crf, sem grandes prejuizos na durabilidade? Se a parte baixa do motor for a mesma, ela nÆo estaria superdimensionada nos modelos de menor cilindrada?
Douglas – Santa Cruz do Sul-RS
Obrigado pelo prestigio, quanto … sua pergunta, a mecƒnica destas motos sÆo bem parecidas, por‚m as principais pe‡as nÆo sÆo iguais, entenda tamb‚m que est  previsto no projeto de motos “street” a utiliza‡Æo demasiada o que obriga os fabricantes a deixarem o motor um tanto robusto para agentar o “tranco”. Isto nÆo quer dizer que o fabricante prevˆ um aumento de cilindrada, pelo contr rio, esta altera‡Æo nÆo ‚ recomendada, pois h  possibilidade de diminuir a vida £til do motor.

Comando
Sr. Biaggio! Gostaria que nos detalhasse os procedimentos corretos para uma perfeita regulagem do tensor da corrente de comando e a forma de identificar se ela necessita ser regulada?
Marco – SÆo Paulo
Senhor nÆo, mas Tio pode ser! Atualmente as motocicletas sÆo equipadas com tensionadores autom ticos e, portanto nÆo ‚ necess rio ajustar, por‚m ‚ necess rio inspecionar, por exemplo, a BIZ 100, vocˆ dever  medir o comprimento livre da mola do tensor da corrente de comando e inspecionar o diƒmetro externo da vareta do tensor, por‚m existem motos onde se faz necess rio uma manuten‡Æo a cada 3.000 km, ‚ o caso da CB450 que vocˆ dever  deixar o motor funcionar em marcha-lenta e afrouxar a contra-porca do tensor, o tensor se posicionar  automaticamente tensionando a corrente, depois basta reapertar a contra-porca. O ideal mesmo ‚ estar sempre seguindo as orienta‡äes e especifica‡äes do manual de servi‡o correspondente a motocicleta.

Rela‡Æo
Gostaria de saber qual a influˆncia dos passos da corrente no desgaste da rela‡Æo. Qual passo ‚ melhor para a durabilidade da corrente, coroa e pinhÆo? Em rala‡Æo ao a‡o utilizado na fabrica‡Æo das coroas e pinhäes, qual ‚ o melhor para ser utilizado em uma moto xtz 125?
µvilo – Almenara / MG
O que influencia na durabilidade da rela‡Æo final ‚ a qualidade do material da corrente, pinhÆo, coroa e sua correta manuten‡Æo (limpeza, ajuste de folga e lubrifica‡Æo). Acredito que a melhor op‡Æo seja a utiliza‡Æo do A‡o 1045, pois al‚m de ser os mesmo usados pelas principais montadoras, ele tem mais durabilidade.

Marcha
 possivel mudar a rela‡Æo de s¢ uma marcha? se eu quiser colocar minha 5¦ mais curta tem como? ‚ que eu quero colocar o pinhÆo 14 na minha strada pois da 1¦ at‚ a 4¦ fica bom mas a 5¦ fica totalmente sem for‡a.
Alexandre – varginha
Ol  Alexandre, sai muito mais barato manter o pinhÆo original (13D) e colocar uma coroa com 40 dentes, vocˆ nÆo perder  tanta for‡a na 5¦ marcha e ganhar  um pouco mais de velocidade final do que a coroa com 41 dentes originais.

Cartas t‚cnicas respondidas por Biagio Ferrari/Instrutor t‚cnico