Caro Biagio! Aproveitando que vc come‡ou a responder as cartas a pouco tempo e ainda tem paciˆncia (hehehehe!), poderia me explicar quais as vantagens e desvantagens do motor OHC, RFVC?. Vejo muitos coment rios sobre m qualidade deste motor, tem como deixar ele um pouco melhor? Tenho esta d£vida pois penso em adquirir uma Sahara daqui a alguns anos.
Cristiano – Forquilha Ce
Ol Cristiano, nÆo sei se vocˆ sabe, mas a sigla RFVC significa “Radial Four Valve Combustion Chamber” (Cƒmara de combustÆo com quatro v lvulas radiais). Este projeto de constru‡Æo de v lvulas radiais permite o uso de v lvulas maiores, maximizando a eficiˆncia da admissÆo e do escape. Al‚m disto, o formato da cƒmara de combustÆo permite uma alta taxa de compressÆo e uma r pida combustÆo, melhorando o rendimento do motor. Acredito o maior problema que vocˆ encontrar ‚ a aquisi‡Æo de pe‡as, pois est motocicleta j esta fora de linha h mais de 5 anos. Al‚m disso, o maior n£mero de componentes torna o motor barulhento, pouco econ“mico e exige manuten‡Æo mais freqente. Assim como muitas pessoas criticam este motor, existem outras que adoram, particularmente eu decidiria em comprar uma moto 250 cilindradas zero km.
XLX 250
Preciso saber se o cabe‡ote e bloco da xlx 250 sÆo os mesmos tanto na carbura‡Æo dupla como na simples, e se apenas muda o coletor de admissÆo. Tenho uma xlx 250 carbura‡Æo simples onde uso para trabalhar e que est queimando muito ¢leo, mas nÆo d para parar de usar, e tenho outra xlx 250 com carbura‡Æo dupla, que est parada. Se mudar somente o coletor de admissÆo, vou retificar o cabe‡ote e bloco da que est parada, para poder trabalhar com a outra, para depois s¢ desmontar, e trocar.
Carlos – SÆo Paulo
Ol Carlos, as coisas nÆo sÆo tÆo simples assim. As especifica‡äes do carburador e do cabe‡ote sÆo diferentes, al‚m de mudan‡as na rvore de manivelas dependendo do modelo.
Filtro
Tudo bem, gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens de colocar filtro de ar esportivo nas motos, no meu caso, eu tenho uma Fazer 250cc.
Eduardo – Santa Maria, RS
Gostaria de saber se ‚ recomendada a utiliza‡Æo de um filtro de ar em motos de baixa cilindrada. Tenho uma Falcon e tenho visto ofertas de filtros de ar esportivos para serem adaptados a essa moto. vale a pena? qual marca ‚ recomendada?
Marcelo – Sao Paulo – SP
Eduardo, a £nica vantagem ‚ que uma vez ajustada a inje‡Æo de gasolina da sua motocicleta ela tender a ganhar mais potˆncia devido o aumento volum‚trico da mistura ar/combust¡vel para dentro do motor, portanto, um filtro de ar “esportivo” permite uma vazÆo de ar maior do que o filtro de ar original, por‚m, o risco de impurezas passarem por este filtro e chegarem at‚ o motor ‚ maior tamb‚m, al‚m do que pode ocorrer um funcionamento inadequado da inje‡Æo eletr“nica, sendo necess rio ajust -la pois necessitar de mais combust¡vel, estas modifica‡äes irÆo alterar o ru¡do e os gases t¢xicos emitidos, o que ‚ proibido por lei. Assim como o escapamento esportivo, o filtro de ar esportivo nÆo ‚ recomendado, pois diminui a vida £til do motor, desregula a inje‡Æo e polui mais!
Eita Marcelo ! O que nÆo ‚ recomendado ‚ a utiliza‡Æo da moto sem o filtro de ar! Eu nÆo recomendo a substitui‡Æo do filtro de ar por um que nÆo seja original, o filtro esportivo al‚m de necessitar de uma nova regulagem no carburador h o risco de prejudicar o motor devido a maior probabilidade de admissÆo de impurezas, nÆo esquecendo tamb‚m que o motor emitir mais gases t¢xicos!
Mais cc
Parabens Baggio, pelas boas respostas e pelo conhecimento t‚cnico que vc apresenta. Minha d£vida ‚ sobre o aumento de cilindrada, e em especial, nos modelos Honda ML, Bros, Strada, que tem pelo meu conhecimento, a mesma base, mudando diƒmetro e curso. por esse fato, a parte baixa do motor resistiria um aumento na cilindrada para os 230 da Crf, sem grandes prejuizos na durabilidade? Se a parte baixa do motor for a mesma, ela nÆo estaria superdimensionada nos modelos de menor cilindrada?
Douglas – Santa Cruz do Sul-RS
Obrigado pelo prestigio, quanto … sua pergunta, a mecƒnica destas motos sÆo bem parecidas, por‚m as principais pe‡as nÆo sÆo iguais, entenda tamb‚m que est previsto no projeto de motos “street” a utiliza‡Æo demasiada o que obriga os fabricantes a deixarem o motor um tanto robusto para agentar o “tranco”. Isto nÆo quer dizer que o fabricante prevˆ um aumento de cilindrada, pelo contr rio, esta altera‡Æo nÆo ‚ recomendada, pois h possibilidade de diminuir a vida £til do motor.
Comando
Sr. Biaggio! Gostaria que nos detalhasse os procedimentos corretos para uma perfeita regulagem do tensor da corrente de comando e a forma de identificar se ela necessita ser regulada?
Marco – SÆo Paulo
Senhor nÆo, mas Tio pode ser! Atualmente as motocicletas sÆo equipadas com tensionadores autom ticos e, portanto nÆo ‚ necess rio ajustar, por‚m ‚ necess rio inspecionar, por exemplo, a BIZ 100, vocˆ dever medir o comprimento livre da mola do tensor da corrente de comando e inspecionar o diƒmetro externo da vareta do tensor, por‚m existem motos onde se faz necess rio uma manuten‡Æo a cada 3.000 km, ‚ o caso da CB450 que vocˆ dever deixar o motor funcionar em marcha-lenta e afrouxar a contra-porca do tensor, o tensor se posicionar automaticamente tensionando a corrente, depois basta reapertar a contra-porca. O ideal mesmo ‚ estar sempre seguindo as orienta‡äes e especifica‡äes do manual de servi‡o correspondente a motocicleta.
Rela‡Æo
Gostaria de saber qual a influˆncia dos passos da corrente no desgaste da rela‡Æo. Qual passo ‚ melhor para a durabilidade da corrente, coroa e pinhÆo? Em rala‡Æo ao a‡o utilizado na fabrica‡Æo das coroas e pinhäes, qual ‚ o melhor para ser utilizado em uma moto xtz 125?
µvilo – Almenara / MG
O que influencia na durabilidade da rela‡Æo final ‚ a qualidade do material da corrente, pinhÆo, coroa e sua correta manuten‡Æo (limpeza, ajuste de folga e lubrifica‡Æo). Acredito que a melhor op‡Æo seja a utiliza‡Æo do A‡o 1045, pois al‚m de ser os mesmo usados pelas principais montadoras, ele tem mais durabilidade.
Marcha
possivel mudar a rela‡Æo de s¢ uma marcha? se eu quiser colocar minha 5¦ mais curta tem como? ‚ que eu quero colocar o pinhÆo 14 na minha strada pois da 1¦ at‚ a 4¦ fica bom mas a 5¦ fica totalmente sem for‡a.
Alexandre – varginha
Ol Alexandre, sai muito mais barato manter o pinhÆo original (13D) e colocar uma coroa com 40 dentes, vocˆ nÆo perder tanta for‡a na 5¦ marcha e ganhar um pouco mais de velocidade final do que a coroa com 41 dentes originais.
Cartas t‚cnicas respondidas por Biagio Ferrari/Instrutor t‚cnico