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Técnicas: rotações, parada, pneu, freio, suspensão etc

Dr Ferrari, minha duvida come‡a com a mat‚ria “As Rota‡äes”, mais precisamente no paragrafo da “faixa £til” do motor. Diz que a faixa £til do motor ‚ entre a rota‡Æo de torque e potencia m ximos, e que a potˆncia ap¢s a rota‡Æo maxima seria menor. Bom ai esta minha d£vida, eu tenho uma fazer 250, do proprio teste do motonline tirei a especifica‡Æo de: Potˆncia declarada 21 cv a 7.500 rpm – Torque declarado 2,1 kglm a 6.500 rpm Isso deixa uma faixa de 1000 giros, mas acontece que a “faixa vermelha” da moto so come‡a nos 10 mill, entÆo o que acontece nesses 2.500 giros de 7.500 at‚ 10.000. Eles sÆo in£teis? A potˆncia vai ser maior, menor ou iqual? Pode ser uma opiniÆo de leigo mais agredito que a potencia aumenta porque consigo chegar a 9.000 giros e atingindo uma velocidade de 140km/h na ultima marcha. Outra pergunta em rea‡Æo a rota‡Æo de motor, eu tenho encontrado muita dificuldade de ultrapassar a rota‡Æo de 9.000rpm na ultima marcha, at‚ os 9 mil ela sobe que ‚ uma beleza com garupa ou sem, mas quando chego nos 9 mil ela parece estacionar ai e nÆo querer subir mais. Porque ser ? Eu consigo chegar ate 10 mil na quarta tranquilo mais na quinta ‚ muito dif¡cil.
Christopher – Rio de Janeiro RJ
Existem diferentes maneiras de se medir a potˆncia da moto num dinam“metro, ali s, o mais correto ‚ dizer que medimos o torque pois a potˆncia ser  obtida atrav‚s de um c lculo matem tico onde deveremos utilizar um fator de corre‡Æo devido …s diferen‡as clim ticas de cada local de medi‡Æo. Devido a esses fatores, existe uma divergˆncia entre os dados divulgados pelo pessoal de marketing, que divulga os dados “teoricamente” obtidos com o pessoal da engenharia para as revistas e concession rias e o pessoal da engenharia de produto que deve ter o valor exato obtido em teste. Por isso, quando vocˆ leu a mat‚ria, estava escrita potˆncia declarada, ou seja, aqueles dados sÆo declarados pela f brica e nÆo ‚ de responsabilidade do autor do texto. Por exemplo, no geral, as f bricas divulgam que as 125cc tem mais do que 12 cv, na pr tica se chegar a 9 cv ‚ muito ! Portanto, nÆo d  para confiar nestes dados, eu apenas confio, desconfiando, do peso seco da motocicleta, pois acredito que a f brica pesa ela no mesmo local que os caminhäes sÆo pesados ap¢s descarregarem as pe‡as ! SÆo rar¡ssimas as pessoas que sabem o porque ocorre … queda de torque antes da queda da potˆncia, (vocˆ nunca parou para pensar: Se o torque cai, porque a potˆncia continua subindo se estes fatores estÆo diretamente relacionados ?), isto tem a ver diretamente com o diƒmetro e curso do motor, chega um determinado momento que a rota‡Æo ‚ tanta, que nÆo d  tempo para queimar todo o combust¡vel e aproveitar toda a energia enviada para dentro da cƒmara de combustÆo, da¡ o torque diminui por‚m, o combust¡vel que ainda ‚ aproveitado ‚ suficiente para aumentar a rota‡Æo, chega entÆo o momento da rota‡Æo de potˆncia m xima, onde a velocidade do pistÆo (rota‡Æo) ‚ tanta, mas ‚ tanta, que o combust¡vel praticamente entra e sai da cƒmara sem ser aproveitado, quando se atinge este extremo de rota‡Æo, haver  flutua‡Æo de v lvulas, ou seja, nÆo d  tempo para as v lvulas retornarem, e o risco delas serem atingidas pelo pistÆo ‚ enorme! Ainda bem que vocˆ nÆo consegue ultrapassar os 9.000 rpm em quinta marcha, se nÆo vocˆ seria mais um a querer a “oculta” sexta marcha.

Foto: Yamaha RD 350

Foto: Yamaha RD 350

Parada
depois de um bom tempo procurnado achei um RD 350 preta 92,15mil km,unico dono,manual,chave e td mais! A moto ta bem legal d estetica, mas ficou um bom tempo parada!que devo fazer na parte de carbura‡Æo e motor pra deixar ela pronta pra andar de novo?o Ex-dono dela andava mto calmamente, tenho que descarboniz -la?
abra‡o
Aldo – Esp.Stno do pinhal-sp
Aqui estÆo alguns pontos importantes: Verificar o sistema de Autolube quanto a sangria e folga da bomba de ¢leo, trocar ¢leo da suspensÆo, lubrificar as articula‡äes do chassi inclusive o sistema de dire‡Æo, desmontar o carburador, limpar e regular, manter o escape original de f brica, inspecionar o sistema completo do YPVS, desmontar cabe‡ote e cilindro para verificar desgaste e aproveitar para descarbonizar o pistÆo e as janelas.

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Pneu
Tenho uma Xtz 125Cc e gostaria que voces me dessem algumas dicas sobre ela, queria saber se consigo colocar algum pneu de asfalto nela e qual pneu seria, e se tiverem mais algumas dicas favor me informarem?
Andr‚ – Cruzeiro – SP
Aconselho a manter sua motocicleta original e aguardar o lan‡amento da XTZ motard conforme anunciado pelo Tite !

Em V
Estou querendo comprar uma moto 250 CC, e fiquei empolgado com a amazonas. Gostaria de saber quais sÆo as principais diferen‡as, vantagens e desvantagens entre um motor de um e um motor de dois cilindros? Se nÆo me engano a V Blade sÆo dois?
Sergio – SP SP
Motores de mesma cilindrada podem variar suas caracter¡sticas dependendo do diƒmetro e do curso. Diƒmetro que me refiro ‚ da camisa do cilindro e curso ‚ o deslocamento do ponto morto inferior (PMI) at‚ o ponto morto superior (PMS) que o pistÆo se movimenta (para cima e para baixo). Existem motores superquadrados: curso menor que o diƒmetro, motores quadrados: curso e diƒmetros com valores muito pr¢ximos e motores subquadrados: curso ‚ maior que o diƒmetro. O motor quadrado e o super quadrado, ‚ mais f cil de aumentar a sua rota‡Æo e de desenvolver potˆncias mais altas. Para a mesma cilindrada, quanto menor o n£mero de cilindros mais torque em baixa e menos potˆncia absoluta. O motor de dois cilindros trabalha mais suave e no geral exige menos troca de marcha.

Freio
Ando com uma duvida amigo. Estou para adquirir uma Sahara 350 cc, 97 ou 98 bem conservada. Ela tem freio a disco s¢ na dianteira e a traz ‚ tambor como vocˆ j  sabe. H  possibilidades de adaptar rodas de Falcon ou de CB 500 nela? Se der certo essa mudan‡a fica bom?
GEDEON – NOSSA SENHORA DE FATIMA – MG
NÆo aconselho este tipo de modifica‡Æo, pois, um sistema de freio superdimensionado pode acarretar em travamento nas rodas. Observe que motonetas, por serem leves, j  tendem a travar, mesmo com o freio a tambor.

SuspensÆo
Biagio ou tite, comprei um xtz 125 pra fazer trilhas e achei as suspensäes de pequeno curso 180 mm traseria e 180 mm dianteira, existe por acaso no mercado suspensäes de 230mm na traseira e 240 mm dianteira para adaptar na xtz melhorando assim o uso na trilha ou outra medida maior que 180 mm pelo menos para melhorar as suspensäes da xtz ?
Eddie – Campo Grande/MS
A suspensÆo traseira da XTZ 125 possui um sistema de absor‡Æo ACTIVE MONO CROSS, o qual possui 5 regulagens, aconselho um ajuste. Quanto a suspensÆo dianteira, vocˆ pode substituir o ¢leo por outros de diferentes viscosidades, pr¢prio para uso off-road.

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