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Seguindo o treinamento de fábrica para a rede concessionária brasileira da Ducati, os técnicos foram enviados à Itália, acompanhados do gerente da área, para cursos de especialização no Centro de Treinamento da fábrica, em Bologna. Completando sua preparação no centro de treinamento, eles conheceram também as linhas de montagem de motor e chassi e puderam acompanhar os testes de controle da qualidade dos motores, chassis e componentes, durante sua fabricação.

Dentro da fábrica, o grupo brasileiro atuou em três áreas específicas de produção, a de usinagem dos componentes dos motores, onde várias máquinas automatizadas do tipo CNC estão localizadas em um ambiente extremamente limpo, bem iluminado e com várias árvores e plantas nos corredores, opção da Ducati  para manter o ambiente agradável e com a umidade adequada, para manter o espírito Ducati de excelência.

Na área de montagem de motores, cada tipo está em uma linha específica, sendo testados um a um por duas vezes. Na primeira, num teste chamado frio, no qual eles giram com auxílio de um motor elétrico para verificação da pressão de óleo, entre outras. E depois um teste quente, onde os motores já funcionam em um dinamômetro específico, simulando a condição normal de uso, com trocas de marcha, variação da aceleração, etc..  Somente após esses dois testes é que o motor segue para a linha de montagem das motocicletas. 

E também na área de montagem do chassi, como nas linhas dos motores, cada modelo é montado em uma linha específica, e no final da produção ainda são feitos outros inúmeros testes, que vão desde emissões de poluentes a testes dinâmicos em dinamômetro de chassi. Os testes das motos produzidas não são por amostragem, cada uma delas é testada individualmente.

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Altíssima qualidade
Além dessa atuação na área de produção, dentro da fábrica,  no Centro de Treinamento vários cursos específicos formam a parte fundamental do preparo de mão de obra de alto nível. Eles são ministrados por modelos de motos, modelos de motores e dos sistemas, entre outros o de Injeção Eletrônica e o de Tecnologia Embarcada, o mais sofisticado que existe no mundo. Além do detalhado treinamento que envolve todos os modelos, onde os técnicos atuam em bancadas onde é possível montar motores, há sempre notória ênfase nos sistemas de diagnósticos, os mesmos que são implantados nas concessionárias Ducati.

Especificamente na parte dos motores, caso por exemplo do Testastretta 1198, o treinamento incluiu aferição e ajuste de válvulas, desmontagem e verificação dos ajustes do sistema desmodrômico, enquadramento os comandos de válvula, ajuste do virabrequim e outros procedimentos tão específicos como estes, estendendend-se para câmbio, chassi e demais sistemas.

No treinamento para o sistema de injeção eletrônica, outro exemplo, uma bancada simuladora tem todos os componentes expostos, para que sejam feitos testes dinâmicos de cada um,  em cada modelo de motocicleta. Na parte de Tecnologia Embarcada, o modelo base para o treinamento é a Multistrada 1200, que hoje é o modelo da Ducati que possui mais inovações – no mundo.   O treinamento avança  sobre as funcionalidades de todos os sitemas, procedimentos de diagnóstico e ajustes dos sistemas de suspensão eletrônica, controle de tração, acelerador eletrônico ride by wire,  freios ABS, entre outros vários exemplos.

E também na área de montagem do chassi, como na linha dos motores, cada modelo de moto é montado em uma linha específica, e no final da produção ainda são feitos mais inúmeros testes , que vão desde emissões de poluentes a testes dinâmicos em dinamômetro de chassi. Os testes das motos produzidas não são por amostragem, são aferidas uma a uma. A equipe de técnicos já está em plena atividade na rede de concessionárias da Ducati em todo o Brasil.

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Serviço
DUCATI Store São Paulo JK – Av. Presidente Juscelino Kubitschek 627 – tel  Tel: (11) 3049-1200 – www.ducatibrasil.com.br  –  SAC 0800 774 6464.

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners.
Clique aqui para acessar o tópico.