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Tecnologia ajuda a salvar vidas nas rodovias

Desenvolvimento dos equipamentos e das técnicas utilizadas no atendimento pré-hospitalar representa até 50% a mais de chance de vida para vítimas de acidentes

O desenvolvimento de equipamentos e das técnicas utilizadas pelas equipes de atendimento pré-hospitalar está garantindo mais chance de vida às vítimas de acidentes registrados nas rodovias. A utilização de ferramentas modernas e o acompanhamento rigoroso dos protocolos internacionais pré-estabelecidos para o atendimento nesses casos podem representar até 50% a mais de chance de vida para a vítima.

É isso que está sendo verificado nos atendimentos pré-hospitalares realizados pelas equipes do serviço SOS Usuário da RodoNorte. A concessionária, que administra 480 quilômetros de rodovias principais nos trechos entre Curitiba a Apucarana e entre Ponta Grossa e Jaguariaíva, está investindo em equipamentos de última geração e na capacitação técnica dos profissionais da área para garantir atendimento rápido e eficiente às pessoas que necessitam de auxílio nas rodovias.

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Um dos exemplos desse avanço na tecnologia empregada no suporte à vida pode ser comprovado nas situações em que as vítimas ficam presas às ferragens dos veículos. Há menos de dez anos, equipes de resgate demoravam, em média, uma hora para retirar uma pessoa nessas condições. Hoje esse mesmo procedimento pode ser feito em até quinze minutos, dependendo da complexidade da situação. Essa redução de tempo é possível, principalmente, graças ao aperfeiçoamento da ferramenta que ajuda a cortar a lataria dos veículos. No passado eram utilizados macacos hidráulicos, parecidos com os que são disponibilizados nos carros de passeio. Hoje o equipamento que leva o nome de Hurst ajuda a cortar qualquer lataria, até mesmo as de caminhões, em minutos. Com a utilização de uma espécie de tesoura elétrica, os socorristas têm maior mobilidade e precisão para realizar os movimentos.

O ganho de tempo na retirada das ferragens e a agilidade na prestação dos primeiros socorros às vítimas são fundamentais para a sobrevivência das vítimas de acidentes. Acompanhado a isso, todos os profissionais envolvidos precisam cumprir rigorosamente as recomendações previstas nos protocolos internacionais para atendimento às vítimas de traumas. “Esses protocolos são recomendações técnicas que, se observadas atentamente, certamente vão ajudar a garantir a melhor qualidade possível no atendimento desses feridos. Na RodoNorte, desde o início das ações da concessionária, todos os profissionais passam por processos constantes de atualização para que estejam em sintonia com o que há de mais moderno e eficiente na área de pré-hospitalar”, revela o médico Miguel Martins, responsável pela área de atendimento pré-hospitalar da concessionária.

Ele conta que, para garantir ainda mais eficiência à ação dos profissionais, a RodoNorte também passou a contar com outros equipamentos muito modernos, que oferecem resultados mais eficientes no suporte à vida.
Uma dessas novas ferramentas é uma pistola para punção intra-óssea. No caso do atendimento onde não é possível o acesso às veias do paciente, esse dispositivo injeta uma agulha direto no osso, facilitando o rápido acesso à circulação sanguínea. Assim é possível aplicar os líquidos necessários para a estabilização do paciente.

Soro da Vida
Outro equipamento de última geração que também está sendo utilizados pelas equipes do serviço SOS Usuário da RodoNorte é o chamado soro da vida. Com mais cloreto de sódio (sal) do que o soro convencional, ele tem a capacidade de reter água no corpo do paciente, mantendo a pressão arterial estável por mais tempo, garantindo assim a chegada desse paciente até o hospital mais próximo. Também se destaca nesse atendimento um curativo especial, produzido com princípios ativos de crustáceos. Esse curativo ajuda a estancar o sangue da vítima de forma mais rápida, facilitando o controle total da situação por parte dos profissionais que realizam o atendimento.

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Novos equipamentos no atendimento Pré-hospitalar da RodoNorte

Pistola para punção intra-óssea
Soro da vida
Curativos especiais
Desencarcerador Hurst
Atualização dos protocolos de atendimento

Números adicionais
2007 2008
Atendimentos médicos 2.546 3.340

Informação:
A cada 3 horas e meia uma ambulância da concessionária é acionada para realizar um atendimento pré-hospitalar. Em 2008, praticamente 50% dos atendimentos realizados não são acidentes e sim os chamados casos clínicos (problemas diversos de saúde ocorridos durante a viagem, como infarto, pressão, ulcera, mal-súbito e até partos, nos casos em que as gestantes procuram as bases de apoio da concessionária ou então entram em trabalho de parto na rodovia). Vale destacar que o atendimento a esses casos clínicos não estão previstos pelo contrato de concessão de rodovias firmado com o Governo do Estado. Ainda assim, a concessionária os realiza em favor da população que necessita do socorro médico imediato.

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