Tecnologia de íons de lítio em 2010

Tecnologia de íons de lítio em 2010

Tecnologia de íons de lítio em 2010

A GM e a Daimler dizem que esta tecnologia estar  em mercado em 2010.

Quem vai sair com ela primeiro se saber  dentro de no m ximo dois anos. Rick Wagoner, principal diretor executivo da montadora americana, passou … Imprensa os detalhes do lan‡amento durante o salÆo de Genebra. De acordo com o ex-presidente da GM do Brasil, a tecnologia h¡brida el‚trica BAS (belt, alternator, starter, correia, alternador, motor de arranque) est  desde 2006 no Saturn Vue Green Line e desde o fim do ano passado nos Saturn Aura e Chevrolet Malibu experimentais, sempre em conjunto com um motor Ecotec 4 cilindros e uma caixa autom tica de quatro marchas.

Ao contr rio deles, por‚m, a nova versÆo do BAS adequa-se a qualquer trem de for‡a existente no GM – gasolina ou diesel, quatro, seis ou oito cilindros – o que significa a possibilidade de altas escalas de produ‡Æo. O novo sistema, sendo de potˆncia trˆs vezes mais alta do que os anteriores, tem capacidade maior de frenagem regenerativa e portanto um impacto maior na economia de combust¡vel, j  que o motor poder  ser menor sem queda no desempenho.

Em termos de volume e peso, ‚ praticamente igual – e o pacote de baterias ocupa 24% menos espa‡o, pesa 40% menos e d  33% mais potˆncia. O gerador/motor de arranque ‚ um pouco maior (mas cabe no mesmo lugar) e utiliza o mesmo sistema de impulsÆo. O motor el‚trico ‚ de perto de 20 hp, em vez dos atuais 6,7 hp.

A curva de torque de um motor turbinado 2.4 ‚ quase exatamente a mesma de um V6 3.6 com tecnologia vari vel de v lvulas.

As vendas iniciais serÆo nos Estados Unidos e possivelmente Canad , em volumes acima de cem mil unidades/ano. NÆo se sabe ainda que modelo de autom¢vel ser  o primeiro a ser equipado com o novo sistema – principalmente porque o carro de demonstra‡Æo ‚ justamente um dos menos conhecidos da corpora‡Æo, um carro-conceito Saab 9-X Bio-Hybrid, baseado no Astra alemÆo. O 9-X BioHybrid breve se tornar  um carro pequeno, tipo S‚rie 1 da BMW, C30 da Volvo e A2 da Audi

Os programas de engenharia de produ‡Æo j  cobrem de carros pequenos (tipo Vectra), sedÆs m‚dios e picapes, SUVs e vans. A produ‡Æo inicial ser  localizada em Trolhattan, na Su‚cia, provavelmente com motor 1.6 ou 2.0 turbinados. O 9-X conceito tem motor 1.4 BioPower de 200 hp, e com E85 emitir  105 g/km de CO2. – bem abaixo dos limites europeus de 130 g/km em 2012 e de 125 g/km em 2015. A Saab, ali s, ‚ l¡der europ‚ia em motores flex e a £nica montadora europ‚ia a oferecer flex em todos os seus modelos – e espera oferecˆ-lo em todos os segmentos Premium europeus.

Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte.