Tecnologia nua e crua

Tecnologia nua e crua

Tecnologia nua e crua

Com motor de quatro cilindros em linha de 1157 cmü, a naked BMW K 1200R traz freios ABS e suspensäes eletronicamente ajust veis
Antes de subir na naked BMW K 1200R o ousado design chama a aten‡Æo. Motor e quadro descobertos deixam a moto “nua”.

Na frente, os dois far¢is assim‚tricos cobertos por uma pequena bolha sÆo marcas da ousadia alemÆ. Mas as surpresas nÆo param por a¡. Basta despertar seu motor de quatro cilindros em linha posicionado transversalmente para que se perceba a alma esportiva dessa naked.

Derivado da esportiva K 1200S – a primeira moto na hist¢ria da BMW a usar essa arquitetura de motor – o propulsor de 1.157 cmü e quatro v lvulas por cilindro ‚ alimentado por inje‡Æo eletr“nica e emite um grave som pela £nica sa¡da de escape. Com refrigera‡Æo l¡quida, produz 165 cv de potˆncia m xima a 10.250 rpm e oferece 12,9 kgf.m de torque a 8.250 giros. Na pr tica isso se traduz em uma moto r pida nas acelera‡äes e com velocidade final acima dos 250 km/h. Mas o motor potente, e aparente, ‚ somente uma das qualidades dessa naked.

Os olhos nÆo vˆem – Apesar da ausˆncia da carenagem, muita tecnologia est  escondida nessa BMW. A come‡ar pelo conjunto de suspensäes. Na traseira, o monobra‡o oscilante traz tamb‚m o eixo-cardÆ, respons vel pela transmissÆo final. Na dianteira, o revolucion rio sistema “Duolever” da marca traz apenas um conjunto mola-amortecedor, isolando o guidÆo das oscila‡äes, comuns no tradicional garfo telesc¢pico. Para completar, tudo isso pode ser ajustado eletronicamente pelo simples toque de um botÆo no punho direito.

Tecnologia nua e cruaTrata-se do ESA (Eletronic Suspension Adjustment) que regula tanto a carga da mola como a compressÆo e o retorno, de acordo com o estilo de pilotagem – esportivo, normal e conforto. O ESA equipa apenas a versÆo top de linha da K 1200R.

Os freios – discos duplos de 320 mm na frente e disco simples de 265 mm atr s – tamb‚m contam com a ajuda da eletr“nica. Trazem sistema anti-bloqueio (ABS) que garante frenagens seguras e progressivas.
Completando a parte cicl¡stica, est  o belo quadro de dupla trave superior feito em liga-leve e que conta com o motor como parte integrante da estrutura. Em conjunto com as suspensäes e os pneus esportivos sem cƒmara – 120/70-17 (dianteiro) e 180/50-17 (traseiro) – garante estabilidade para se acelerar … vontade e tamb‚m bastante firmeza para se contornar curvas de maneira radical.

Pilotagem – Com tanta tecnologia e um potente motor a seu dispor, resta ao motociclista acelerar e aproveitar as qualidades da K 1200R. Assim como seu propulsor e seu quadro, a posi‡Æo das pedaleiras deriva da sua irmÆ mais esportiva, a K 1200S. Por‚m, nessa naked o ƒngulo de c ster ‚ menor, garantindo assim mais agilidade nas manobras e mudan‡as de dire‡Æo. A mesa de dire‡Æo tamb‚m ‚ diferente, proporcionando uma posi‡Æo de pilotagem mais ereta.

Na tocada, as diferen‡as ficam por conta da rela‡Æo final um pouco mais curta, o que melhora a acelera‡Æo, por‚m reduz um pouco a velocidade final. Na pr tica, essa redu‡Æo acontece at‚ mesmo por parte do piloto que, no caso da naked K 1200R, tem de economizar no acelerador, uma vez que nÆo conta com a prote‡Æo aerodinƒmica da carenagem integral.
No “cockpit”, o motociclista enxerga dois mostradores de leitura anal¢gica – veloc¡metro e conta-giros – e uma pequena tela de cristal l¡quido, que traz informa‡äes de um pequeno computador de bordo, como temperatura do motor, autonomia, consumo, al‚m da marcha engatada.

Computador de bordo dispon¡vel apenas na versÆo TOP, que custa R$ 79.500, e traz ainda ABS, o sistema ESA e rodas esportivas. A versÆo mais b sica, chamada de SPORT, sai por R$ 73.500. A tecnologia tem seu pre‡o.

FICHA TCNICA – BMW K 1200R (TOP)
Motor: quatro cilindros em linha, quatro tempos, 1157 cmü, quatro v lvulas por cilindro e refrigera‡Æo l¡quida
Diƒmetro x curso: 79 mm x 59 mm
CompressÆo: 13,0: 1
Potˆncia m xima: 165 cv a 10.250 rpm
Torque m ximo: 12,9 kgf.m a 8.250 rpm
Alimenta‡Æo: Inje‡Æo eletr“nica BMS-K
Cƒmbio: 6 marchas
TransmissÆo: eixo-cardÆ
Comprimento: 2.228 mm
Largura: 856 mm
Altura: 1.095 mm
Altura do banco: 820 mm
Entre-eixos: 1.580 mm
Peso (a seco): 211 kg
Tanque de gasolina: 19 litros (4 litros de reserva)
Quadro: Trave dupla superior em liga com motor fazendo parte da estrutura
Suspensäes: Duolever na dianteira e monobra‡o (Paralever) na traseira ajust vel eletronicamente
Pneus: 120/70-17 na dianteira e 180/50-17 na traseira
Freios: disco duplo de 320 mm de diƒmetro na dianteira e disco simples de 265 mm na traseira
Cores: amarela, prata e preta
Pre‡o: R$ 79.500 (versÆo TOP)