Publicidade

SÆo Paulo – Com patroc¡nio in‚dito da Sundown Bikes e cerca de 100 equipes inscritas, come‡a no pr¢ximo fim de semana (17 e 18 de mar‡o) a temporada 2007 do tradicional Circuito Adventure Camp, um dos principais eventos de corrida de aventura.

Na primeira etapa deste ano (a 25¦ j  realizada), o Acampamento dos Pumas, na cidade de Pindamonhangaba (SP), funcionar  como Base Camp para o Circuito. As equipes tˆm quatro pessoas, sendo que pelo menos uma delas necessariamente tem de ser de sexo oposto das demais, e 120 ‚ o n£mero m ximo de equipes permitido por etapa. Durante a prova, no domingo, os participantes tˆm de passar obrigatoriamente por Postos de Controle (PCs), montados em locais estrat‚gicos do circuito, onde eles assinam as planilhas de continuidade da competi‡Æo. Nessa primeira etapa serÆo 13 PCs, contando com a chegada.

Sempre alguns dias antes de cada etapa, acontece uma palestra para que os interessados conhe‡am um pouco mais sobre a competi‡Æo, incentivando a participa‡Æo dos iniciantes. No fim de semana do evento, o s bado durante o dia ‚ reservado para as “Cl¡nicas” os “estreantes” tˆm acesso a uma pr‚via das modalidades (canoagem, orienta‡Æo, mountain bike e t‚cnicas verticais), como treinamento. · noite, quando come‡am a chegar as outras equipes (“veteranos” que apenas competirÆo no domingo), sÆo distribu¡dos os mapas e briefing do evento.

De acordo com S‚rgio Zolino, organizador do evento desde 2001, o Circuito Adventure Camp chama a aten‡Æo do p£blico por conta de seu formato e organiza‡Æo impec vel. “Com dura‡Æo de apenas dois dias, a competi‡Æo foi pensada para as pessoas aprenderem, executarem e finalizarem as provas com sucesso. A expectativa ‚ que 95% dos participantes terminem a etapa”, conta.

Publicidade

Zolino explica que o local escolhido sempre tem de ser muito bem estruturado, mantendo, por‚m, o charme para a realiza‡Æo do esporte outdoor. “Primamos pela seguran‡a e ‚ por isso que j  h  um bom tempo somos referˆncia e exemplo para a cria‡Æo de provas semelhantes em outros estados brasileiros e o n£mero de participantes ultrapassa os 500. A id‚ia de incluir as crian‡as, a partir de 2004, gerou ainda mais credibilidade e fez do circuito um evento familiar”, completa.

“Para os patrocinadores, participar do Adventure Camp ‚ investir em um evento que traz credibilidade … marca, ligando sua imagem … sa£de e bem-estar. Para os inscritos, a participa‡Æo no evento traz certo resgate de valores”, garante o organizador, que leva um staff de 150 pessoas, sem contar com os colaboradores locais. “Quem faz o Adventure Camp uma vez, volta. O evento ‚ contagiante”, comemora.

No site oficial do evento ( www.adventurecamp.com.br), quem fizer sua inscri‡Æo deve ficar atento principalmente aos campos “Regulamento”, “Documentos Obrigat¢rios” onde se encontram o Termo de Responsabilidade e o Formul rio M‚dico para download e preenchimento e “Lista de Equipamentos”.

Al‚m de medalhas e DVD, serÆo entregues aos participantes prˆmios oferecidos pelos principais patrocinadores Sundown Bikes, Track & Field e Mitsubishi e outras empresas apoiadoras. A divulga‡Æo ‚ feita por meio de an£ncios em revistas especializadas, flyer, comunica‡Æo direta com os participantes, blitz nas academias e em grupos de treinamento espec¡ficos.

Publicidade

Na parceria com a Sundown Bikes, serÆo entregues em 2007 quatro motos WEB uma para cada integrante da equipe campeÆ no final do Circuito. Al‚m disso, a premia‡Æo inclui um total de 60 bikes modelo Extreme 4000 no decorrer do ano. Para pontuarem, concorrendo aos prˆmios, os inscritos devem participar de pelo menos trˆs etapas, mantendo suas equipes originais.

Adventure Kids e Teens – A participa‡Æo de crian‡as entre 5 e 10 anos se d  mais como forma de recrea‡Æo . A prova tamb‚m serve de aprendizado. Com o aux¡lio dos monitores, as crian‡as assimilam informa‡äes b sicas sobre b£ssolas e mapas e assim sÆo incentivados desde cedo ao contato com o esporte, garantindo uma vida mais saud vel. Os “Kids” nÆo se dividem em grupos, pois nÆo ‚ interessante estimular em crian‡as desta idade o esp¡rito de competitividade e sim o de equipe.

Tamb‚m acompanhados por monitores, os teens de 11 a 17 anos tˆm prepara‡Æo f¡sica suficiente para realizarem a maior parte do Circuito, como os adultos inscritos.

Cada etapa conta com a participa‡Æo de aproximadamente 50 Kids e 50 Teens. Mas, segundo Zolino, esse volume tem crescido a cada ano (128 em 2004; 334 em 2005 e 432 em 2006).

Publicidade