Publicidade

Sucesso na temporada de 2003, o Campeonato Brasileiro de Endurance – provas de longa dura‡Æo come‡a no dia 25 de abril na capital Federal com os 1000 Km de Bras¡lia.

A prova faz parte das comemora‡äes oficiais dos 44 anos de anivers rio da cidade e vai reunir algumas da mais importantes marcas do automobilismo mundial. No ano passado o Porsche 911 GT3-RS, do trio do campeÆo Luiz Paternostro, Paulo Roberto Bonif cio e Xandy NegrÆo foi o vencedor. O campeonato ter  outras quatro etapas: TarumÆ, em maio, SÆo Paulo, em agosto, Rio de Janeiro, em setembro, e Curitiba, em novembro.

Al‚m dos Porsches, o Audi TT, a nova Mercedes CLK DTM e os prot¢tipos de fabrica‡Æo nacional serÆo as atra‡äes do campeonato. Nesta temporada, quatro corridas serÆo realizadas no mesmo final de semana que a F¢rmula-3 Sul-Americana, principal categoria do automobilismo continental.

Alguns dos principais nomes do automobilismo brasileiro j  passaram pela prova, que somente em 1974 trocou as corridas nas largas avenidas de Bras¡lia pelo rec‚m inaugurado aut¢dromo da cidade. Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Chico Landi, Jos‚ Carlos Pace, Toninho da Matta, pai do piloto de F¢rmula-1 Cristiano Da Matta, Lu¡s Pereira Bueno, PaulÆo Gomes, o maior ganhador com quatro vit¢rias, Xandy NegrÆo, Wilsinho Fittipaldi, entre outros, marcaram presen‡a na corrida.

Publicidade

O Campeonato Brasileiro de Endurance tem quatro categorias: Categoria 1 Sport Prot¢tipo FIA com at‚ 2000cc, Sport Prot¢tipo Nacional acima de 2001cc e GT/NGT FIA, ve¡culos com turbo compressor; Categoria 2 Turismo Especial For‡a Livre acima de 2001cc e Pick Ups de competi‡Æo acima de 2001cc; Categoria 3 Sport Prot¢tipo nacional at‚ 2000cc e GT at‚ 2000cc e Categoria 4 For‡a Livre e at‚ 2000cc e Pick Ups de competi‡Æo at‚ 2000cc.