Foto: Ninjinha na pista - Bitenca

Tempos em interlagos – Problema raro e caro – GSX 650F faz barulho.

Foto: Ninjinha na pista - Bitenca

Foto: Ninjinha na pista - Bitenca

Qual é a diferença no tempo de volta em Interlagos entre a Twister e a Ninjinha, voltas medidas em competição. Klinger, 43, Maringá, PR

R: Olá Klinger,
Difícil a resposta para a sua pergunta, pois varia de acordo com a preparação, pilotos etc. Mas você pode ter uma idéia vendo esses números na etapa do Campeonato Paulista de Motovelocidade, no último domingo dia 01/08.

– Kawasaki Ninja 250 – 1º lugar – Ricieri Luvisotto Tempo total 21:53.1, 10 voltas 02:11 tempo médio das voltas.
– Honda Twister – 1º lugar – Lucas Braga Teodoro Tempo total 22:17, 10 voltas, 02:13 tempo médio das voltas Abraços.


Boa noite, Estou entrando em contato para relatar o ocorrido com minha Shadow 750, no domingo (01/08/2010) tirei a moto da garagem depois de 3 semanas sem rodar em função do mal tempo, liguei ela e aquele som maravilhoso do motor…
tudo funcionando direitinho… rodei 20 km e começo a escutar um barulho muito forte, parecia barulho de martelo, realmente muito forte, voltei pra casa, quando estou voltando deu um outro barulho e a moto parou… nisso o câmbio trancou!… guincho pra casa… no outro dia 02/08/2010 levei a moto na Via Porto Honda onde fizeram um diagnóstico do problema, identificaram que 5 peças foram danificadas em função da quebra da seguinte peça: – CARCACA EXT EMBR – (Mais conhecida como Campana de Embreagem) Peça que no orçamento que me foi passado custa 927,00!!! o total de peças ficou em 1637,92!!! e o pior de tudo a moto têm 18 meses de uso, ou seja, garantia de apenas 12 meses… a moto está com 15.700 km!!!
Conversando com os mecânicos da Honda eles mesmo disseram que nunca tiveram de abrir o motor da Shadow, nem da 600 que está por ai desde 98… conversei com amigos meus e tbm nunca viram quebrar nada na Shadow… ainda
mais se tratando de peças do motor, sou muito cuidadoso, NUNCA engato marchas de forma abrupta e nem faço qualquer atitude que pudesse danificar tal peça…
Bom pessoal, o que acham que eu poderia fazer? Já entrei em contato com o SAC da Honda mas não atenderam durante todo o dia de hoje (04/08/2010). deixei dois recados para entrarem em contato e nada ocorreu… Os próprios funcionários da Via Porto Honda disseram pra tentar com o SAC
a garantia destas peças porque não são peças que desgastam com o tempo e necessitariam ser trocadas, são peças que segundo o próprio mecânico disse: “Estes motores são pra vida toda”… Então agradeço uma ajuda para que a Honda assuma seu papel de confiança com o cliente!

Foto: Motor Shadow Indestrutível - Bitenca

Foto: Motor Shadow Indestrutível - Bitenca

R: Olá Douglas,
Parece mesmo que você foi “premiado” com um problema estranho. Sem nenhuma outra causa externa, acho impossível a simples quebra da campana de embreagem em uso normal. Seu câmbio deve ter recebido algum corpo estranho dentro da caixa que interferiu no funcionamento da campana.
Você pode solicitar à concessionária o envio do conjunto para a fábrica analisar e verificar se cabe garantia. Porém, nesse caso, você terá que aguardar o diagnóstico oficial da fábrica. Posso lhe adiantar que a mim me parece que será constatada a presença de algum corpo estranho dentro do câmbio. Caberá garantia apenas, se a fábrica conatatar que esse corpo estranho seja alguma peça interna que tenha se soltado no uso normal, e que esse câmbio ou embreagem nunca tenham sido abertos antes, coisa que acredito ser improvável. Boa sorte.


Boa noite . Estou com uma duvida e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar.
Há pouco tempo comprei uma GSX 650 F 0km, e notei uma certa ruído ao chegar nos 6500rpm, verifiquei junto a concessionária e eles me disseram que é normal. Gostaria de saber se esse ruído é normal nelas e nas Bantits 650. Grato William, 24, Cabreuva, SP.

R: Olá William. De fato as motos de quatro cilindros têm uma vibração característica que muitas vezes pode gerar um ruído incômodo. Normalmente conseqüência de alguma peça solta ou mal fixada na carenagem que entra em ressonância em rotação específica.
Não vamos generalizar mas sabemos de casos em que algumas motos da marca foram liberadas de concessionárias com esse tipo de problema (peças soltas ou mal fixadas) e nem sempre os técnicos recebem treinamento necessário para diagnosticar e resolver todo tipo de problema.
Assim, acredito que seja possível um erro no diagnóstico do defeito da sua moto e acho conveniente uma segunda opinião, de preferência por um mecânico chefe, de numa oficina de renome que nem precisa ser concessionária. Uma peça solta ou mal apertada, dependendo do caso, pode não apresentar nenhum risco a curto prazo e ser de facílimo conserto, se bem diagnosticado. Boa sorte

Então conversei com o mecânico da concessionária e ele me disse que retirou toda carenagem da motocicleta e testou.O barulho não era na carenagem e sim nas válvulas, e que a Suzuki alegou que esse barulho é normal. Entrei em contato com a Suzuki ( via e-mail que é a única forma ), mas até agora ninguém me respondeu. Grato William

R: Então deve ser normal mesmo William.
Obrigado.