Publicidade
Foto: Yamaha XT 600 T‚n‚r‚

Foto: Yamaha XT 600 T‚n‚r‚

Adoro motocicletas, e gostaria de saber mais da Yamaha T‚n‚r‚. Acompanho atrav‚s de vs tudo sobre as novidades, presente e passado das motos.
Clevison – Feira de Santana

R: Boa id‚ia para uma futura mat‚ria cl ssica!

Video
Tite, procurei no famoso Google sobre este assunto, mas nÆo achei nada que fosse interessante, gostaria de saber de vocˆ, se teria algum livro, v¡deo, ou coisa do tipo, que ensinasse sobre dire‡Æo em 2 rodas. Vejo os pilotos deitando “pra valer” nas curvas e morro de vontade de saber andar daquele jeito, mas ao mesmo tempo morro de medo! (Oo) Pois sempre tenho a impressÆo de que qualquer terrinha no meio do caminho me levaria ao chÆo! Como vocˆ pode notar, moro no interior de Rond“nia e nÆo posso (infelizmente) participar do curso speedmaster, no entanto gosto muito de andar de moto, principalmente nas curvas, mas gostaria de aprender mais sobre elas antes de me arriscar.
Ronaldo – pimenta bueno – ro

Publicidade

R: Realmente nÆo existe nenhum DVD sobre pilotagem em portuguˆs, mas em breve ter , aguarde!

Leandro
Tite, Vocˆ j  andou naquela moto do seu amigo Leandro Melo? Semana retrasada ela estava em uma oficina aqui do lado do meu trabalho. Aquilo parece uma moto GP tunada! Parece ser bem nervosa. PS: Ou vocˆs estÆo ganhando muito escrevendo sobre motos, ou o Leandro acertou na mega-sena. Se o primeiro caso for verdadeiro, podem me chamar.
Daniel – SÆo Paulo

R: Pra come‡ar quem disse que sou amigo do Leandro Mello? Eu tolero ele na falta de outro! Ele nunca me deixou pilot -la porque tem medo que eu seja mais r pido que ele na pr¢pria moto, o que ‚ muito prov vel de acontecer. Bom, posso falar por mim, eu ganho mal pacas, mas o Leandro, humm, recentemente eu o vi perto do Clube das Mulheres aqui em SP. Acho que ele anda fazendo uns bicos … noite!

Escape
Dr. Tite, Seguinte, aquele escapamento bem curtos que tÆo pondo agora em motos grandes como a cbr 1000 2008,a suzuki 1000, porque deles? E o que acontece se eu fazer isso na Fazer 250, deixar o escapamento bem curto? Tem alguma diferen‡a ou ‚ so estetica mesmo?!
Juliano – Pinhais pr

Publicidade

R: Esse escape curto tem como finalidade eliminar o desconforto causado pela coloca‡Æo do escape debaixo da bunda do piloto e garupa. Mas para isso ‚ preciso redimensionar tudo na parte debaixo da moto para caber o catalisador e a marmita silenciadora. NÆo fa‡a isso na sua Twister porque ela perder  desempenho e poluir  mais ainda o j  infestado ar desse mundo.

Poli‡a
Estou indignado!Tite, minha d£vida deve ser a mesma da maioria dos amantes do off road! (Vou ser direto). “A pol¡cia pode prender motos transportadas em cima de camionetes ou carretas regularizadas, por estarem sem placa ou documenta‡Æo atrasada?
Ademir – janu ria

R: NÆo, nÆo pode fazer isso e se fizer por entrar com a‡Æo de abuso de autoridade. Os documentos sÆo exigidos para RODAR com os ve¡culos por seus pr¢prios meios. SenÆo nenhuma moto ou carro de corrida poderiam ser transportados pra nenhum lugar! Se rolar isso pode contratar um advogado e meter uma a‡Æo na fu‡a desses poli‡as!

Paulo Couto
PAULO COUTO! cabra tu nÆo ‚ brasileiro , tu explica tudo certo , coloca numeros dados etc , pro c ter uma ideia eu uso seus ensinamentos ate no trabalho (trabalho com impressoras) suas explica‡äes de quanto custa uma moto ,deprecia‡Æo etc, sobre juros de financiamento e a ultima que tu ate incluiu o pre‡o que tu pagou no carro o valor da presta‡Æo etc tu vai NO PONTO mata a cobra e mostra o pau , mais objetivo impossivel parabens pelo trabalho e obrigado pelos artigos.
Fabio – vitoria es

Publicidade

Alma
Tite, os Dvds estÆo na prensa a todo vapor? Pode reservar o meu, estarei no SalÆo Duas Rodas para ver as novidades, e a minha curiosidade na SuperDuke da KTM e garantir o DVD do Filme. Se a qualidade e o profissionalismo do Livro O Mundo ‚ uma roda, a diversÆo estar  garantida. Tem j  um pre‡o definido? Antes q eu gaste meu dinheiro com cerveja no SalÆo?
Jorge – Paran 

R: O filme estar  … venda no estande da Sarachu no SalÆo Duas Rodas. O pre‡o de lan‡amento ser  de R$ 29,90, mas leve os 90 centavos trocados, por favor!

H¡brida
Sobre a mensagem “H¡brida”. Segundo a l¢gica do mentiroso que mandou o email para o leitor do Motonline, a Honda nÆo teve capacidade pra colocar uma simples sonda lambda na Twister, entÆo achou melhor desenvolver uma moto h¡brida? Claro, ‚ muito mais f cil colocar 2 motores para trabalhar em sincronia em uma moto do que enfiar um palito no escapamento. Conta outra!!
Thiago – SÆo Jos‚ dos Campos/SP

R: Esse ex-funcion rio da Honda deve ser o mesmo que fez o pacto com o diabo e meteu a cruz na CG 150. Arreda cÆo!

Alter Tite
Ahhh, se vocˆ Tite nÆo vai mais responder as Cartas, acredito que nÆo ser  mais tÆo divertido. afinal de contas era um jeito diferente de se tirar duvidas dos amantes das duas rodas, com uma pessoa que muitos gostam! Sem querer desmerecer o trabalho de quem ocupar  o seu lugar, mas acredito que se‡Æo “Carta aos Leitores” nunca mais ser  a mesma sem vocˆ.
Alan – Aracaju, SE

R: Pode deixar, Alan, o novo colaborador ser  um cara mais eficiente e educado, mas se ele pisar na bola ou ficar muito delicado eu rapo o f‚ladamÆe fora!

Veneno
Tenho uma cg fan 2007 e queria umas dica ai de prepara‡Æo de que que eu posso fazer para ganhar mais for‡a ouvi falar que existem motos de arrancada que na caixa do filtro de ar tem ventiladores e se isso ajuda mesmo.
Marllus – Lages, SC

R: N¢s nÆo damos receita de prepara‡Æo. Na verdade nÆo ‚ ventilador, mas compressor!

Destaque
Na foto em destaque do dia 21/07 da gsx-r 600 2008, na legenda diz que o escape voltou para lateral da moto, mas na suzuki alguma vez ( ano/modelo) ele esteve embaixo do banco?
Latorre – Porto Alegre

R: Tens razÆo, eu quis dizer que a GSX-R 600 TAMBM nÆo tem escape sob o banco!

Freios
Sou estudande de eng. mecƒnica da UFPE e estou com duvidas com rela‡Æo a freio a disco.o torque de frenagem ele depende da ar‚a da pastilha?ou s¢ depende de T = (F.M.(Ri+ Ro).N)/2 onde T ‚ o torque de frenagem, F ‚ a for‡a que aciona as pastilhas, RI ‚ a distancia do centro do disco at‚ o come‡o da pastilha e Ro e a distancia do centro do disco de freio at‚ o final da pastilha, e N ‚ o numero de pares de superficie em contato.ou seja o torque de frenagem nÆo depende do angulo da pastilha (da ar‚a da patilha) isso ‚ correto?o coeficiente de atrito varia com a temperatura?
leonardo – Recife PE

R: Karaka, L‚o, quer me dar um n¢! Olha nÆo sei se o atrito reduz com o aumento de temperatura, acho que depende muito do material da pastilha. Mas o calor excessivo forma bolhas no fluido e pode “amolecer” o acionamento do freio. A £nica f¢rmula de frenagem que conhe‡o ‚ (+V) + (-F) + PCD – SI = UTI, onde +V ‚ velocidade demais; -F ‚ igual … freio de menos; PCD = P ra-choque duro e -SI ‚ espa‡o insuficiente resulta em dias de interna‡Æo na UTI!

Doctor
S¢ gostaria de dizer que reparei num detalhe que nÆo ‚ tÆo crucial, por‚m, acho que vale apena falar. Doctor Tite, a abrevia‡ao de Doctor eh “Dr” e nÆo “Doc” como tem sido colocado. “Doc” ‚ abrevia‡Æo de “Document”. O correto seria “Dr Tite”.
Marcus – taubate sp