Publicidade
Foto: Tensor da corrente da Intruder 125

Foto: Tensor da corrente da Intruder 125

No link testes fala-se sobre o motor da Intruder e a Yes que tem o esticador de corrente de comando manual, s¢ que em v rios f¢runs dizem que ‚ autom tico. Tenho uma Yes 2006/2007, e etou em uma duvida tremenda, afinal e autom tico ou nÆo? no manual da moto nÆo tem nada que se reverecie a isto.
Djalma – Salvador – Ba
Na verdade s¢ o motor da Intruder tem regulagem manual. Segundo o especialista em Suzuki 125, J.Duarte, “a Yes tem um pino dentado e uma mini-catraca. A mola empurra esse pino contra o tensor da corrente. Se a corrente cria alguma folga, a mola empurra o pino, e a catraca nÆo o deixa voltar. Em princ¡pio isso funciona bem, e automaticamente, se nada estiver emperrado. A Intruder tem um pino, que tamb‚m ‚ empurrado por uma mola contra o tensor. Mas esse pino ‚ fixado atrav‚s daquele parafuso lateral que h  no ajustador. EntÆo, se a corrente cria folga, ‚ necess rio colocar o motor no ponto (desligado) e soltar esse parafuso. A¡ a mola atua, empurrando o pino. E depois fixa-se novamente. Essa ‚ manual. Entretanto, h  um parafuso na parte superior do motor que serve de eixo para o bra‡o tensor da corrente. Eu nÆo tenho certeza, mas acho que deve-se solt -lo tamb‚m (s¢ soltar, nÆo retirar), para se fazer a regulagem.”

Pol¡tica
Fala Tite! Eu sei que nÆo tem nada a ver com motos o que eu vou te pedir mas mesmo assim a¡ vai: gostaria que vocˆ escrevesse para n¢s motonliners a sua sincera opiniÆo sobre o “pequeno” aumento nos sal rios dos parlamentares do Lisarb. Adoro suas cr¡ticas sobre esse pa¡s estranho no qual vivemos. Se puder nos informar mais sobre o assunto por favor o fa‡a!
JoÆo – Araraquara, SP
O que eu acho? Que aquela mui‚ que esfaqueou o Acemezinho traduziu toda nossa indigna‡Æo. Mas eu prefiro tiro de fuzil AR15 que ‚ mais eficiente e nÆo faz tanta sujeira!

Gasolina
Tite, ao tirar minha moto da revisÆo perguntei ao mecÆnico se ele tinha alguma observa‡Æo. E ele me falou que o motor nÆo consegue ficar ligado na lenta. Eu perguntei: Por que? EntÆo ele me falou que era pra mim parar de usar gasolina ADITIVADA pois a mesma detona o motor. Tite meu mecƒnico esta certo? Ja ia esquecendo minha moto ‚ uma XR 250 TORNADO!
Juliano – SÆo Jos‚ SC
Depende da qualidade da gasolina, nÆo basta ser aditivada. Mas leia no manual da sua moto qual a recomenda‡Æo do fabricante e use a recomendada.

Publicidade

Manuais
Tio Tite, Onde conseguir manuais de servi‡os das motocas? As f bricas vendem ou temos que ter amigo mecƒnico de concession ria? Ou alguns modelos nem tem manual de servi‡o?
celso – sorocaba sp
Esses manuais nÆo sÆo vendidos, vc precisa de algum amigo mecƒnico ou pesquisar no f¢rum Motonline.

Suzuki
Prazer em conhecˆ-la. Como ‚ pilotar a Suzuki GSX-R 1000, a esportiva mais radical da atualidade. Com essa abertura vc comecaram um texto de 16/02/2006, gostaria de receber uma copia deste, pois tento imprimir pelo site, e nao consigo, perde-se parte do texto, se possivel me enviarem um arquivo em texto para imprimir agradeco. Adquiri uma moto desta a duas semanas e percebo que ‚ isto mesmo, aqui em friburgo, nao tem pista nem estrada param esticar, mais numa tentativa de ver assionar a luz de advertencia do rpm, nao consegui acender e desisti a 150 km/h pois nao existia mais espaco.
carlos – nova friburgo – rj
Primeiro, pare com esse neg¢cio de ficar olhando a luz de advertˆncia antes que vc veja uma luz muito maior e anjos tocando trombetas. N¢s nÆo enviamos mat‚ria impressa.

Natal
Tite, Gostaria de te desejar um Feliz Natal e um ¢timo 2007, fazendo votos para que vc e sua equipe continue despertando em n¢s, leitores do Motonline, motociclistas ou nÆo, a admira‡Æo, amizade, carinho e grande considera‡Æo que tenho. Um forte abra‡o pra ti e sua fam¡lia, com muita sa£de e paz para vcs poderem realizar plenamente seus sonhos em 2007.
Francisco – TAGUATINGA NORTE
Tite, Feliz Natal e Pr¢spero Ano Novo, que Deus possa continuar a aben‡oar vocˆ, sua fam¡lia, a todos n¢s leitores e a todos que de maneira direta ou indireta contribuem para o sucesso do motonline. Ah! E nÆo nos abandone.
ANDERSON – Rio de Janeiro
Tite, parab‚ns pela bela mensagem de final de ano. Se todos n¢s – motociclista e motoristas – utiliz ssemos suas palavras como regras de trƒnsito, nosso conv¡vio nas ruas seria muito mais pac¡fico e tranquilo. Um Feliz Natal e pr¢spero Ano Novo a todos da EQUIPE MOTONLINE.
RALPH – RIO DE JANEIRO, RJ
Caro Carcamano Tite,sou leitor ass¡duo do Motonline e novato em duas rodas,gosto muito das suas dicas, que j  me ajudaram bastante.Estou escrevendo pela 1¦ vez para desejar … todos vocˆs um ¢timo final de ano e que continuem com este site esclarecedor e muito bem humorado. Parab‚ns.
Fabio – SÆo Paulo – SP
Valeu pelas mensagens!

Piscas
Tite. Adimirando a XT660R Roberts (que por sinal est  linda) veio uma questÆo … minha mente fl cida: cadˆ os piscas traseiros?
Jan. – Maring , PR
Fica junto com a lanterna e luz de freio, por leds.  uma nova moda tuning: todas as luzes juntas.

Publicidade

Barulho
Tenho uma Fazer 250 ano 2006 que est  com aproximadamente 6600km. J  fiz duas revisäes (1000 e 5000 km). Na segunda foi feita calibragem das v lvulas e algumas lubrifica‡äes em geral. H  alguns dias passei a observar algums barulhidos do tipo estralos (“tic,tic,tic”) alternados quando o motor da moto est  j  com uma temperatura elevada. Tenho impressÆo que seja a descarga, mas noto que com a moto desligada nÆo mais percebo os referidos estalos. Na concession ria dizem ser normal. J  li alguma coisa sobre corrente de comando. Ser ? Em fevereiro perco a garantia de um ano e ai poder  ser tarde demais saber o que ‚.
Id‚rico – Valen‡a-Ba
 dif¡cil avaliar barulho por escrito, mas se fizer s¢ com o motor quente, sim pode ser o tensor de corrente de comando.

Triste
Tio Tite: Tenho andado triste com o Brasil. Eu acho q ‚ a violˆncia generalizada, a desuniÆo do povo, a atitude dos magistrados ou dos parlamentares sobre seus proprios tetos. Mas qnd entro no seu site entro no meu melhor momento: motos, entrevistas e textos geniais (como o de natal). A¡ eu fico feliz em saber q o Brasil ainda tem gente de qualidade como vc! Eu infelizmente desisti do Brasil. Quase fui assassinado ano passado e ano q vem me mudo para a It lia dos meus avos. Sou m‚dico e gostaria de trabalhar em pesquisa aqui. Mas nÆo d . Tenho medo. Obrigado Tio Tite pelos momentos de alivio q vc me trouxe. Parab‚ns e Boa Sorte!
Carlos – Curitiba, Pr
Tem lugar pra mim na sua equipe? J  fui fot¢grafo de cirurgia!

Gambiarra
Tenho uma suzuki yes 125 ano 2006, e gostaria de saber se consigo colocar um motor 250cc no lugar do 125cc, pois gosto muito desta moto e queria tuna-la totalmente.
Leonardo – Mesquita
Se vc conseguir comprar um motor 250 legalizado j  vai ser um tremendo custo. Mais a mÆo de obra e o monte de adapta‡Æo. Quer dizer: vende a 125 e compra uma 250 que sai mais barato e vc nÆo alimenta o com‚rcio de pe‡as clandestinas.