Publicidade
Foto: Tite

Foto: Tite

L¡ a mat‚ria sobre a nova Suzuki Intruder 2007, e fiquei com uma tremenda d£vida no que diz respeito ao tensor da corrente comando., quando o Sr. diz que ele nÆo ‚ autom tico. NÆo entend¡ mesmo. Tenho uma CG 150 Titan KS, a qual, por sinal, ‚ de corrente comando, onde o tensor (que deveria ser “autom tico” e sem desgaste prematuro) j  foi trocado duas vezes – (original). EntÆo me explique, por favor, a diferen‡a entre eles, j  que ainda nÆo v¡ falar que Suzuki ou Yamaha apresente problema de tensor de corrente comando, ao contr rio da Honda, que j  ‚ famosa. A nova Suzuki Yes, a qual o Sr. tamb‚m faz mensÆo a respeito do tensor nÆo ser autom tico, ainda nÆo v¡ ningu‚m reclamar. Na intruder v¡ uma parafusetinha no tensor, j  na Yes nÆo v¡, a nÆo ser na ponta. O da Intruder sÆo dois, um na ponta e outro no meio. Gostaria que me tirasse mais uma d£vida: a CG 150 Titan vai sair de linha? Deve ficar at‚ quando? (se souber)  uma moto de motor bom mesmo? O povo reclama muito da parte mecƒnica! Tive pensando em trocar a minha numa YBR 125 2006
Mauro – Imperatriz/MA
O tensor de corrente autom tico tem uma mola interna e um sistema que empurra a corrente conforme o desgaste. Assim, quando aumenta a folga da corrente de comando essa mola mant‚m a corrente tensionada. No sistema mecƒnico, tem um parafusinho que aciona uma catraca. Quando a corrente fica com folga basta girar esse parafusinho e o tensor regula a folga. Qual ‚ melhor? NÆo existe o melhor, mas o sistema mecƒnico exige a interven‡Æo do motociclista que tem de saber identificar o ru¡do t¡pico de corrente com folga e ir com a chave de fenda regular o tensor. A vantagem ‚ que a corrente dura mais por nÆo ficar tensionada sob pressÆo. A desvantagem ‚ que motociclistas brasileiros nÆo lˆem manual e nÆo levam as motos …s revisäes, portanto correm o risco de a corrente ficar folgada demais e sair da guia, provocando a quebra do motor. O sistema autom tico tem a vantagem de nÆo necessitar manuten‡Æo externa, mas a desvantagem ‚ o desgaste acelerado da corrente. Al‚m disso, quando a corrente fica com muita folga, o tensor fica perto do limite e a mola nÆo ‚ capaz de mantˆ-lo tensionado. Outra desvantagem ‚ maior ru¡do, j  que o tensor fica sempre empurrando a corrente. A Yes nÆo tem sistema mecƒnico, ‚ autom tico. NÆo h  previsÆo de descontinuidade da CG 150.

Qual
Tite, meu velho, estou sonhando que at‚ o ano que vem consigo melhorar de vida, e poderei finalmente comprar uma motocicleta das grandes. Mas estou dividido entre as Hornet 600 e a Bandit 650 ou 600, possivelmente comprarei usadas com pouco uso. Eu gosto de motos mais esportivas, e gostaria de saber qual delas tem o perfil mais esporte? a Hornet ou a Bandit? Ou existem op‡äes interessantes na mesma faixa de pre‡o, como a nova Kasinski Comet 650.
Eduardo – Sampa City – SP
Tudo menos a Comet 650, porque nenhum jornalista ainda teve a chance de test -la. Tamb‚m nÆo aconselho a Bandit 600, pois j  tem a 650. Entre a 650 e a Hornet ‚ uma escolha bem dif¡cil, mas sem d£vida a que tem motor mais esportivo das duas ‚ a Hornet 600.

àleo
Tite, gostaria de usar oleo yamalube na minha titan es 2001, na ybr ‚ recomendado a troca com 3000 km, na titan sigo esta kilometragem ou sigo o manual e fa‡o as trocas com 1500km? o yamalube ‚ de classifica‡Æo sl e o recomendado no manual ‚ sf e portanto inferior.
flaides – bauru
Esse assunto ¢leo j  foi exaustivamente explicado aqui. Use a manuten‡Æo recomendada pelo fabricante da MOTO. Tanto faz se o ¢leo ‚ de especifi‡Æo mais alta ou nÆo.

Publicidade

Queimada
Estou querendo comprar um a Hornet da Honda mas estou com uma d£vida. J  fiz o teste e a regiÆo em que fica o escapamento ‚ onde o garupa ap¢ia a perna. Estou com receio de sempre estar suscet¡vel a queimaduras. Algu‚m j  reclamou disto? H  dados sobre este assunto?
Roberto – Indaiatuba – SP
NÆo esquenta porque a prote‡Æo do escape ‚ bem eficiente.

Qual
Quero comprar uma moto, tenho em torno de 30.000, gosto de velocidade, mas acompanhado de agilidade e conforto, sem esquecer da mecƒnica duradoura e se precisar vender nÆo ter muitos problemas, o que me aconselharia?
Marcos – deodapolis – ms
Karaka, que dif¡cil! Eu nÆo sou muito bom de pre‡os, mas uma CBR 600 usada ‚ uma grande pedida. Ou uma Hornet nova. Suzuki Srad 750 tb ‚ style!

Viseira
Tenho uma d£vida a respeito da legisla‡Æo de transito e nÆo sei se vcs poderiam me ajudar (ja entrei em contato por e-mail com o orgÆo de meu estado mas sem resposta coerente). tenho um capacete marca “peels”, fechado, dentro das normas, sem vencimento, mas tenho no meu capacete duas viseiras uma “transparente” e outra “incolor” (uma viseira em cima da outra, ok), portanto de dia uso a escura e de noite a clara. Gostaria de saber se ha uma legisla‡Æo que define “multa”ïpara o uso de viseira “fume” durante o “dia”? e se poss¡vel detalhes da mesma.
daniel – travesseiro – rs
Olha s¢, uma cidade chamada Travesseiro! Nossa ‚ meu sonho!Dani, no c¢digo est  escrito “capacete de seguran‡a equipado com prote‡Æo para os olhos transparente ou ¢culos de motocilista”. Como se vˆ, a reda‡Æo do c¢digo ‚ de autoria de um semi analfabeto que ‚ incapaz de explicar coisa alguma. EntÆo cabe ao agente fiscalizador exercer o bom senso e, como se sabe, a sensatez nÆo ‚ o forte dessa gente.

Potˆncia
A medida informada no site esta errada, 1cv=1,014(1,0136) e nÆo 1,14 como alguns disseram.
Jos‚ – Porto Alegre – RS
Bem que eu vi algumas informa‡äes conflitantes!

Publicidade

Cruz
Tite, por falar em cruz, vocˆ vai pro c‚u! Vai por aguentar tanta pergunta idiota sobre a tal pe‡a. J  imaginou se todos us ssem suas mentes f‚rteis para alguma coisa produtiva? S¢ falta dizerem que o funcion rio herege que colocou essa cruz dentro do farol da CG ‚ o “bebˆ de Rosemary” que cresceu e veio espalhar o mal ao mundo pela luz do farol da CG.
Alexandre – Bebedouro – SP
GOSTARIA DE SABER PORQUE SO NA 150 TEM A CRUZ E NA 125 NAO?
juliano – Ol¡mpia – Sp
Tite, acompanho o Motonline(novidade!), e vim reclamar desses malucos que falam dos Pneus Sport Demon, City Demon, Cruz de ponta cabeÇõa na CG 150. Essa cruz de ponta cabeÇõa Ǹ igual aquelas bolas nos fios de alta tensÇœo, de longa extrensÇœo ou entao aquelas armaÇõÇæes que pega de um cabo a outro! Serve para isolar um do outro! Quem ler isso aqui e achar q td isso eh coisa do “DEMON”, se benze, vende a moto. leva na igreja, se ela for do demo para de funfar.
Gustavo – MarǪlia, SP
Alexandre, essa hist¢ria da cruz da CG me lembrou uma outra de uma certa janela de uma casa em Po , interior de SP, na qual aparecia uma imagem que diziam ser de Nossa Senhora Aparecida. Houve romarias, padres, falaram em milagre, fizeram ora‡äes etc e descobriram que a empregada tinha limpado a janela com um produto qu¡mico que manchou o vidro! Passaram um pano e a imagem sumiu! Juliano, ‚ porque o diabo nÆo gosta de 125!