Publicidade

Teram Yamaha no Rally Internacional dos Sertões 2007

Yamaha apresenta a nova estrutura da equipe com apoio da Ford e Finasa para o maior rally da Am‚rica Latina

A Yamaha est  pronta para a 15a edi‡Æo do maior Rally cross-country de velocidade da Am‚rica Latina. Para esta edi‡Æo, a Marca conta com trˆs pilotos e uma estrutura completa composta por dois ve¡culos de apoio: um caminhÆo ba£ Ford Cargo 2422e e uma picape Ford Ranger turbodiesel com tra‡Æo 4×4.

Na categoria Marathon Aberta, Roidman Maldonado, encara o desafio de percorrer o Brasil com a XT 660R. Maldonado ‚ o atual l¡der do campeonato brasileiro de Rally cross-country e foi o campeÆo do Rally dos Sertäes em 2006. “A XT 660 ‚ uma motocicleta perfeita para este tipo de prova, ela ‚ resistente e apresenta um excelente desempenho”, coloca o piloto.

Publicidade

Na categoria Brasil at‚ 450 cc, Juner Rockenbach, atual campeÆo brasileiro de Rally cross-country, estr‚ia a Yamaha Lander 250 na competi‡Æo. A motocicleta ‚ a £nica do segmento off-road at‚ 250 cmü que utiliza Sistema Yamaha de Inje‡Æo Eletr“nica. Bem familiarizado com a motocicleta, Rockenbach ‚ o atual l¡der do brasileiro de Rally cross-country.

O piloto Juca Bala, que j  conquistou os Sertäes trˆs vezes, encara a competi‡Æo este ano com a Yamaha WR450F na categoria Super Production at‚ 450 cc. O competidor Yamaha est  animado com o desempenho da motocicleta.

A largada promocional e pr¢logo – prova que define a ordem de sa¡da dos pilotos – ocorrem no dia oito de agosto, em Goiƒnia, Goi s. Ao todo o Rally Internacional dos Sertäes ter  4.776 quil“metros de percurso, sendo 2.741 deles cronometrados. O ponto final acontece no dia 17 de agosto, na capital da Bahia, em Salvador.

XTZ 250 Lander – Quando o atual campeÆo brasileiro de Rally cross-country, Juner Rockbach decidiu encarar as provas nacionais com a Lander 250, nenhum piloto havia utilizado motocicletas equipadas com Sistema Yamaha de Inje‡Æo Eletr“nica nas provas off-road do Brasil na sua categoria. A Lander 250 come‡ou o ano vencendo as competi‡äes: Rally Rota Sudeste, em Ilha Comprida, litoral paulista, e o Rally Barretos, no Interior de SÆo Paulo. Outra vit¢ria importante da Lander 250 foi o 2o lugar no Rally Rota MaranhÆo. Ao contr rio do que alguns competidores imaginavam, Rockenbach conseguiu preparar a Yamaha para as competi‡äes sem dificuldades. “A Lander ‚ uma verdadeira guerreira, a inje‡Æo controla bem o combu st¡vel e nÆo houve superaquecimento em nenhum momento”, finaliza o piloto Yamaha.

Publicidade

O piloto do Rio Grande do Sul, Rockenbach foi o campeÆo do Rally dos Sertäes 2006 na categoria Brasil at‚ 450cc. Ele tamb‚m foi o primeiro piloto do Brasil a competir com uma Yamaha Lander 250, em 2006. O fato ocorreu no Rally dos Amigos, etapa que reuniu aproximadamente 150 motocicletas em um percurso de 186 km. Para 2007 o piloto far  toda a temporada do brasileiro de Rally cross-country com a Lander 250.

XT 660R – A motocicleta l¡der de vendas no segmento utiliza motor monocil¡ndrico capaz de gerar 5,95 kgf.m de torque a 5.250 rpm e atingir a potˆncia m xima de 48 cv a 6.000 rpm. O prazer ao pilotar uma XT 660R tem origem nÆo apenas em seu propulsor, mas no conjunto, que proporciona conforto e seguran‡a em qualquer terreno. A Yamaha XT 660R foi a primeira motocicleta fabricada no Brasil a utilizar inje‡Æo eletr“nica de combust¡vel. Em 2006, a Yamaha XT 660R foi a campeÆ do Rally Internacional dos Sertäes com Roidman Maldonado. O piloto Yamaha na categoria Brasil Aberta e venceu a prova de ponta-a-ponta. Essa foi sua segunda participa‡Æo nos Sertäes. Entre uma prova e outra o piloto que vive em Ilha Comprida, litoral Sul de SÆo Paulo, aprove ita o cen rio para se preparar …s competi‡äes. O principal foco de Maldonado ser  nas provas de velocidade e de longa dura‡Æo.

WR 450F – Desde quando foi lan‡ada, a Yamaha WR 450F ‚ uma das motocicletas de enduro mais cobi‡adas pelos pilotos. Vencedoras de in£meros prˆmios no Brasil e no exterior, ela utiliza um motor 4T, monocil¡ndrico, de 449 cc, com titƒnio no escapamento e nas cinco v lvulas do cabe‡ote. No Rally Portugal-Dakar, em 2006, a Yamaha WR 450F terminou a competi‡Æo em primeiro lugar na categoria Super Production sob o comando do piloto portuguˆs Helder Rodrigues.

No Brasil, quem comanda a motocicleta ‚ o piloto Juca Bala. No Rally Internacional dos Sertäes, por exemplo, Juca participou de quase todas as edi‡äes, 13 das 14 que tiveram ao longo da hist¢ria da prova. No ano passado, o piloto ficou em 5o lugar na classifica‡Æo geral, vencendo uma das etapas. Para 2007, Juca vai participar no Brasileiro de cross-country e de alguns campeonatos de regularidade. Entre as pistas e a vida social, o piloto Yamaha se dedica em ministrar aulas pr ticas de off-road em SÆo Roque, interior de SÆo Paulo.

Publicidade

Nova Equipe Yamaha com apoio da Ford e Finasa – Para a 15a edi‡Æo do Rally Internacional dos Sertäes, Yamaha e Ford e Yamaha e Finasa firmaram duas parcerias. Os trˆs pilotos Yamaha terÆo como apoio nas trilhas uma picape Ford Ranger equipada com motor turbodiesel e tra‡Æo 4×4. O ve¡culo que funcionar  como uma esp‚cie de varre trilha foi totalmente personalizado e decorado com as logomarcas das empresas. Al‚m disso, haver  com a estrutura da equipe um caminhÆo semi-leve Ford Cargo 2422e respons vel pelo deslocamento de pe‡as e da estrutura da equipe. A Ford e o Finasa tamb‚m estÆo presentes nos eventos itinerantes Yamaha Festa, Yamaha Pit Stop e Copa Yamaha Lander, todos voltados … presta‡Æo de servi‡o, diversÆo e entretenimento.