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As Indians chegaram e com elas, todo seu esplendor do brilho dos cromados e o peso da sua história. As motos Indian Scout, Chief Classic e Chief Vintage foram demonstradas a um grupo de jornalistas no último dia 18-fev. Na pista do Haras Tuiuti, o Motonline pode experimentar como é andar com elas.

Fundada em 1901 a fábrica das Indians fez muito sucesso no início do século passado. Muitas soluções naturais, prioritárias mesmo, nas motos de hoje surgiram da engenharia dessa fábrica: o primeiro braço oscilante para suspensão traseira e o primeiro punho acelerador rotativo, itens obrigatórios em todas as motos de hoje. Aqueles primeiros motores V2 tinham o ângulo de 42º e tornaram-se responsáveis por diversos recordes de velocidade e distância nos EUA. Em 1913 a fábrica obteve o recorde em número de unidades vendidas com a marca de 32.000 motocicletas comercializadas naquele ano. Depois de uma grande sequência de sucessos e fracassos a marca passou a ser comercializada pela Polaris Industries em 2011 e a partir de então começou a desenvolver produtos com o estigma do sucesso da marca daquele tempo com o mesmo espírito inovador, implementando tecnologia contemporânea para que os motociclistas possam usufruir do design e conceitos clássicos com as vantagens da tecnologia atual.

Indian Scout

Estilo clássico em performance atual, resultado de toda tecnologia investida na moto

Estilo clássico em performance atual, resultado de toda tecnologia investida na moto

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Indian Scout fabricada em 1920 com 600 cc

Indian Scout fabricada em 1920 com 600 cc

A menor mas não menos impressionante delas é a Indian Scout. O motor de 1133cc tem duplo comando de válvulas, arrefecimento a líquido e chassi de alumínio forjado, no estado da arte em termos de tecnologia de produto. No conceito original daquela que foi o sucesso entre 1920 e 1949 com muitas delas utilizadas na segunda guerra mundial, esse modelo repõe com a tecnologia atual o mesmo conceito de uma moto pequena, leve, ágil e confortável. Até as linhas do design original foram utilizadas para manter o mesmo apelo visual. Foi eleita a “cruiser” do ano de 2015 nos Estados Unidos.

Burt Munro, com uma dessas de 1920 bateu o recorde mundial de velocidade em motos até 1000cc, alcançando 320 km/h em Bonneville Speedway, em 1967. (veja o filme)

Agora ela tem 6 marchas, freios com ABS e o assento é forrado em couro especial e a proposta deste novo modelo é projetar o lendário nome Indian Scout® para o futuro, com um estilo autêntico e original da Indian Motorcycle®.

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Motor – O motor leva uma configuração para alta performance e também conta com design e acabamento primorosos. Os dois cilindros em V deslocam 1133cm³, com torque de 97,7 N.m. a 5.900 rpm. Ele é arrefecido a água e utiliza o sistema DOHC (Dual Overhead Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote e 4 válvulas por cilindro.

Motor - esquerda

Motor - esquerda

De concepção atual, injeção eletrônica e arrefecimento a líquido

Motor

Motor

Polia traciona pelo lado esquerdo

Motor - direita

Motor - direita

Vista do lado direito do motor - Embreagem

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Embreagem

Embreagem

No mesmo banho de óleo que o motor - Sistema de contrapesos para eliminar vibrações

Cabeçote

Cabeçote

Com duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro

Câmbio

Câmbio

De seis marchas o câmbio está na mesma caixa e compartilha o mesmo óleo do motor

Os escapamentos são duplos e cromados com um sistema de interligação “cross-over” e a alimentação é feita por sistema de injeção eletrônica.
Na transmissão há o câmbio de 6 marchas, um conjunto de embreagem de acionamento macio e eficaz que permite trocas rápidas de marchas com precisão e suavidade. Na transmissão secundária a tração é transmitida por correia, que não faz ruído e não há necessidade de lubrificação ou ajuste por desgaste, mantendo-se sempre mais limpa.

Chassi Composto de várias peças, a Indian Scout conta com um chassi principal e sub-chassi traseiro em alumínio forjado, que usa o motor como parte importante na estrutura. Essa combinação aumenta a rigidez estrutural do conjunto mantendo o peso total da motocicleta de 244 Kg (a seco), a mais leve da categoria.

Chassi composto de várias partes em alumínio forjado, usa o motor como peça estrutural

Chassi composto de várias partes em alumínio forjado, usa o motor como peça estrutural

As linhas desse chassi mantém os mesmos traços, da percursora de 1920. E esse desenho em forma de triângulo define as origens desse projeto e ao mesmo tempo proporciona um excelente desempenho dinâmico.

O desempenho em curva e estabilidade em reta são bem distintos e a baixa altura do assento em relação ao solo, permite que motociclistas menores encontrem apoio facilmente e assim se sintam seguros, inclusive minimizando o esforço nas manobras com a moto parada.

Suspensão e Freios – O garfo telescópico tem tubos de 41mm de diâmetro e curso de 120mm. Na traseira o sistema de suspensão é por

Freios potentes controlados por linha de flexíveis reforçados por malha de aço

Freios potentes controlados por linha de flexíveis reforçados por malha de aço

balança de alumínio forjado com duplo amortecedor com acabamento cromado, regulagem de pré-carga de mola e 76mm de curso.

Os freios da Scout contam com um disco simples de 298 mm e pinça de duplo pistão na dianteira. Na traseira, o disco tem o mesmo tamanho, e apenas um pistão. Sistema ABS e tubos flexíveis de freio reforçados com malha de aço (tipo aeroquip) – eliminam deformações que prejudicam a eficiência das frenagens.

As rodas são confeccionadas em alumínio. Suas medidas são de 16 polegadas de diâmetro, e 3,5 polegadas de largura, tanto na dianteira quanto na traseira. Já a medida dos pneus que as calçam, é de 130/90-16. na frente e 150/90-16 na traseira.

Conforto e Acabamento – Com uma posição de condução diferenciada, vale ressaltar o desenho e acabamento do assento em couro legítimo, que permite também o acesso de forma rápida e simples a bateria e outros componentes elétricos localizados sob o assento.
O painel é dotado de um velocímetro analógico e mostrador digital multifunção, com hodômetro, hodômetro parcial, conta-giros, temperatura do motor e relógio. Todas estas funções são acessadas por um botão no punho esquerdo do guidão, tornando o seu acesso simples sem que seja preciso tirar as mãos do guidão.

A Indian Scout é oferecida na configuração para uma pessoa. As pedaleiras e o banco para o garupa são vendidos separadamente como acessórios.

Para maior conforto na condução, a Indian Scout oferece também uma linha de acessórios com opções de diferentes tamanhos de guidão, assentos e pedaleiras que podem ser configurados de acordo com a estatura e estilo de pilotagem do condutor.

Opções de cores: Vermelho (Indian Motorcycle Red) , Preto Fosco (Black Smoke) e Prata Fosco (Silver Smoke). Preço Sugerido: R$49.990,00

Indian Chief Classic

O conceito desse modelo está definido nessa palavra, Classic. A Indian Chief® Classic vem unir a modernidade com a tradição da marca. Desenvolvida para proporcionar o máximo de conforto com o visual “Classic”, ela traz junto com o motor Thunder Stroke® de 111 polegadas cúbicas (1.811 cm³) um câmbio de 6 marchas, sistema de partida sem chave e “cruise control” (piloto automático).

Indian Chief Classic - A nave cruzadora

Indian Chief Classic – A nave cruzadora

A Chief® Classic é uma moto desenvolvida dentro do conceito norte americano “cruiser” (Cruzadora, devoradora de estradas) desenvolvida seguindo as mais exigentes características do padrão premium da marca Indian.

Motor – Na linha Chief® o motor V Twin Thunder Stroke 111 equipa todas as motocicletas. Foi o primeiro a ser projetado na nova fábrica, feito para manter a sua herança histórica. Então, visualmente é fácil identificar sua semelhança com a arquitetura da primeira versão do motor Power Plus que equipava a Chief® Classic 1940. As aletas de refrigeração na tampa de válvulas que se assemelha muito com o cabeçote tipo “flat head” da época, o sistema de escapamento que desce verticalmente, como se as válvulas fossem laterais e o ponto de saída da transmissão final, é feita pelo lado direito da moto.

O número 111 do Thunder Stroke corresponde ao volume deslocado pelo motor,  em polegadas cúbicas. Equivale a 1.811cm³ e na Chief® Classic produz 161,6 N.m. de torque a 3.000 rpm.

O motor parece uma obra de arte, com grande semelhança ao clássico Power Plus dos anos 40

O motor parece uma obra de arte, com grande semelhança ao clássico Power Plus dos anos 40

Este motor é arrefecido a ar e óleo, tem três comandos de válvulas: dois para escape e um para a admissão e o sistema de acionamento é feito por varetas. São duas válvulas por cilindro, alimentadas pelo sistema de injeção em “closed loop” (fluxo constante). Assim o motor pode ter sempre disponível a potência necessária para uma pilotagem segura e confortável, em diferentes estágios de aceleração. O sistema duplo de escapamento é cromado com interligação (cross-over), emanando um ronco grave e compassado.

A transmissão é composta por um câmbio de 6 marchas e embreagem de acionamento macio, permitindo trocas de marchas precisas e suaves. Para a transmissão final é usada uma correia dentada, que garante um funcionamento com baixíssimos níveis de ruído e praticamente nenhuma manutenção.

A maior percepção, ao se andar na moto é que o motor dá a sensação de que a potência está sempre disponível em qualquer faixa de giro. Isso, combinando com uma grande suavidade no funcionamento, desde a marcha lenta, com baixos níveis de vibração, até as rotações mais altas disponíveis.

Chassi de toda linha Chief é feito de alumínio forjado para maior resistência e menor peso

Chassi de toda linha Chief é feito de alumínio forjado para maior resistência e menor peso – O motor faz parte da estrutura

Chassi – Como a Scout, a Indian Classic possui o chassi em alumínio forjado. A utilização desse material neste tipo de motocicleta não é usual, uma vez que normalmente este material é empregado em motos com caráter mais esportivo. O emprego do alumínio foi para se obter um nível de dirigibilidade e agilidade superior, com um baixo peso.

Este chassi tem rake de 29º e um trail de 155 mm – permite um ótimo desempenho em curvas e elevada estabilidade em retas, por causa da grande estabilidade oferecida pelo chassi de alumínio, bastante rígido. A Chief® Classic é vendida na configuração para uma pessoa, banco e pedaleiras para um eventual garupa são vendidos como acessórios.

Suspensão e Freios – Um garfo telescópico com tubos de 46mm fazem o controle da suspensão dianteira e na traseira, um único amortecedor da marca Fox Racing, com dupla mola provê um curso de 116mm na roda traseira. O sistema de suspensão é por balança de braços duplos em alumínio forjado. A regulagem é na pré-carga de mola e o curso é de 94mm.

Os freios constituem na dianteira por dois discos ventilados e flutuantes de 300mm e duas de pinças com dois pistões cada. Na traseira, há um disco simples ventilado e flutuante de 300mm e pinça de freio de duplo pistão. O controle é feito por um sistema ABS e os tubos flexíveis são reforçados com malha de aço, para maior controle e modulação.

As rodas são fabricadas em liga-leve. Na dianteira, a roda é de 16” por 3,5” de largura e o pneu é 130/90-16. Na traseira, as medidas são de 16” x 3,5” para a roda, e 180/65-16 para o pneu.

Conforto e acabamento Esta é a motocicleta de entrada da linha Chief®. A Classic e o sistema de “cruise control” (piloto automático) que melhora o conforto na pilotagem quando se enfrenta grandes trechos com velocidade controlada.

Moto confortável, com boa posição de pilotagem, quase ausência de vibrações e leve como poucas na categoria

Moto confortável, com boa posição de pilotagem, quase ausência de vibrações e leve como poucas na categoria

Os cabos elétricos são invisíveis, pois passam pelo interior do guidão tornando o visual mais limpo. Em termos de instrumentação, a Classic vem equipada com um velocímetro analógico e mostrador multifunção com duplo indicador de quilometragem; conta giros digital; indicador de temperatura ambiente; indicador de combustível; indicador de consumo médio; voltímetro; indicador de marcha e relógio. Estas funções são acessadas por um botão nos controles do lado esquerdo do guidão, seu acesso é simples e não é necessário remover a mão do guidão para acioná-lo.
O painel fica sobre o tanque de combustível, com bom acabamento. A Chief Classic conta com o sistema “keyless” (sistema com sensor de presença) que permite dar a partida na motocicleta sem utilização de chave física.

Está clara a herança da histórica Indian Chief dos anos 50 neste modelo. Além da semelhança do motor Thunder Stroke 111 com o antigo “flathead”, estão presentes os mesmos para-lamas dianteiros e traseiros com aquela linha arredondada que encobre grande parte das rodas. No para-lama dianteiro, uma das marcas registradas nas antigas Indian do século passado se faz presente, o “War Bonnet” (cocar de guerra do índio) com iluminação em LED. Além disso, a grande carenagem do farol dianteiro chama a atenção pelo seu grande volume e brilho dos cromados.

Cores: Preto (Thunder Black) e Vermelho (Indian Motorcycle Red) Preço Sugerido: R$79.990,00

Indian Chief Vintage

Na Chief® Vintage, o tema é o conforto com a mesma tradição das motos Indian. A Chief® Vintage é uma motocicleta que conta com boa tecnologia eletrônica,  o mesmo chassi em alumínio forjado da Classic, o câmbio de seis marchas, cruise control (piloto automático) e o corpulento motor Thunder Stroke® 111 de 1.811 cm³ que esbanja torque.

A mais turismo das três pode vir com pintura em três tons

A mais turismo das três pode vir com pintura em dois tons e filetes dourados

A Chief® Vintage é vistosa, uma “cruiser” que segue as características das motos americanas com o toque clássico das Indians dos anos 40.

Motor – A Chief® Vintage compartilha do mesmo motor da versão Classic, o 111 Thunder Stroke. Este propulsor foi o primeiro da nova geração a ser fabricado, mantendo porém, algumas características presentes nos antigo V Twin da marca batizado de Power Plus.
O motor Thunder Stroke 111 é eficiente e com uma combinação de acabamentos cromados, polidos e pintados tem uma aparência bonita.

motor com características importantes para uma estradeira

motor com características importantes para uma estradeira

Na prática, as características mais marcantes deste V Twin são a sensação de potência sempre disponível e a suavidade no funcionamento, passando níveis muito baixos de vibração para o chassi e piloto.

Chassi – A fábrica não poupou esforços para construir uma estrutura muito firme e leve, a Indian Chief® Vintage utiliza chassi feito em alumínio forjado com destaque da entrada de ar frontal para admissão ar – esse recurso na verdade é utilizado mais nas motos esportivas. Com esse chassi, o desempenho em curvas é bastante neutro e originalmente, os assentos são para duas pessoas, mas ainda falta um encosto para o garupa, para mais conforto.

Outra opção de cor para a Chief Vintage

Outra opção de cor para a Chief Vintage

Suspensão e Freios – A Indian Chief® Vintage tem garfo telescópico com tubos de 46mm. Contam com molas duplas e seu curso é de 116mm. Na traseira há uma balança de alumínio forjado com mono amortecedor da marca FOX Racing e regulagem na pré-carga da mola. O curso é de 94mm.

A Chief® Vintage é equipada com sistema de freio ABS e dois discos ventilados e flutuantes de 300mm mordidos por duas pinças com dois pistões cada. As linhas de óleo flexíveis são reforçadas com malha de aço (do tipo Aeroquip) e assim sua sensibilidade se mostra capaz de proporcionar boa modulação e força, sem exigir demais do piloto.
O freio traseiro tem um disco simples ventilado e flutuante de 300mm e a pinça tem duplo pistão.
As rodas são raiadas, de 16” x 3,5” e  os pneus, são 130/90-16 na frente e 180/65-16 na traseira.

Conforto e acabamento – A Indian Chief® Vintage é uma motocicleta que remete aos anos 40 e 50 pelo seu visual e o contraste com os os assentos e alforjes em couro legítimo acentua essa característica clássica. Também, o para-brisa removível é de série e este modelo já vem equipado com acelerador eletrônico, tornando o controle de velocidade muito mais preciso e suave. Também trabalha integrado o sistema de cruise control (piloto automático) que ajuda na pilotagem quando há grandes distâncias com velocidade controlada.

Na Vintage, o guidão é limpo porque cabos elétricos passam pelo interior da peça. Em termos de instrumentação essa moto está equipada com um velocímetro analógico e mostrador multifunção com duplo indicador de quilometragem; conta giros digital; indicador de temperatura ambiente; indicador de consumo médio; voltímetro; indicador de marcha e relógio além o indicador de combustível analógico separado da unidade principal. Estas funções são alternadas através de um botão no punho esquerdo, tornando o seu acesso simples e sem a necessidade se remover a mão do guidão. Todos os mostradores do painel são instalados sobre o tanque de combustível.

A Chief® Vintage, assim como a Classic, já vem com o sistema keyless (sensor de presença) que permite dar a partida na motocicleta sem utilização de chave física.

A herança da histórica Indian neste modelo pode ser notada através de alguns detalhes de seu design, como o desenho dos para-lamas dianteiros e traseiros com linhas arredondadas envolvendo grande parte de suas rodas, a pintura em duas cores relembrando as versões mais antigas e emblemáticas e a presença do War Bonnet com iluminção LED instalado no para-lama dianteiro. Também chama a atenção, a larga utilização de acabamentos cromados que vão desde o motor e conjunto de pedaleiras à carenagem que envolve o farol, os faróis de neblina, são exclusivos neste modelo.

Cores: Preto (Thunder Black) e Verde e Creme (Willow Green & Ivory Cream) Preço Sugerido: R$89.990,00

Concessionárias

A Indian Motorcycle inaugurou em 2015, concessionárias em quatro importantes capitais do país: São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ, Florianópolis, SC e Belo Horizonte, MG. Essas lojas estão dentro do padrão mundial da Indian Motorcycle, e são exclusivas para comercialização de produtos e serviços da marca . As oficinas são autorizadas e com mão de obra treinada pela fábrica, loja de acessórios e vestuário, também estarão disponíveis itens masculinos e femininos como jaquetas, camisetas e luvas, além de bonés, canecas, chaveiros e outros itens colecionáveis, possibilitando que o cliente tenha uma experiência completa com a marca.

Outros modelos

Iniciada a comercialização em dezembro de 2015, as Indian Scout, Chief Classic e Chief Vintage estão disponíveis nas concessionárias nas importantes capitais: São Paulo, Rio, Florianópolis e Belo Horizonte. Outros modelos serão apresentados em futuro próximo

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.