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Os scooters pequenos estão invadindo as nossas grandes cidades, com economia, estilo e praticidade. A consciência de que essa modalidade de transporte pode ser ampliada a distâncias mais longas tem crescido também com o maior conforto e a mesma praticidade acaba por vir junto com essa invasão dos pequenos.

Os scooters médios, com motorização entre 250 e 400 cc, podem preencher os requisitos necessários a essa função. Veja algumas ofertas. A Dafra, seguindo a ideia original e pioneira da Suzuki, que conta com uma ampla linha de scooters, incluiu na sua linha de produtos o Maxsym 400i, logo acima do Citycom 300i que já está consagrado com uma boa frota nas ruas.

Dafra Maxsym 400i Mais conforto e praticidade para longos trechos também

Dafra Maxsym 400i Mais conforto e praticidade para longos trechos também

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Mais potência, mais conforto e visibilidade por causa da grande exclusividade é o que se obtém com esse tipo de veículo, quase em uma classe própria; são os chamados “maxi-scooters”. Nesse mercado você encontra o Yamaha T-Max 530, Suzuki Burgman de 400 e 650 cilindradas e o BMW C-600 Sport.  Eles pretendem oferecer grande visibilidade no trânsito com seu aspecto funcional e diferente, mais conforto para viagens e deslocamentos menores no trânsito urbano com grande capacidade de carga. O grande destaque está na praticidade aliada ao conforto com um visual agradável.

Um salto para a liberdade é poder ir e vir com classe e praticidade, sem deixar nenhum objeto para trás, você tem grande capacidade de carga

Um salto para a liberdade é poder ir e vir com classe e praticidade, sem deixar nenhum objeto para trás – Para isso você tem grande capacidade de carga

Um grande salto para a liberdade de ir e vir é o seu objetivo e esse é amplamente realizado. O scooter da Dafra, Maxsym 400i tem atributos para ser um veículo que lhe oferece com facilidade esses quesitos, ao preço conveniente de R$ 21.277,00 conforme tabela FIPE de fev/2015.

Scooter grande com painéis largos na frente e atrás

Scooter grande com painéis largos na frente e atrás

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Ele é grande e pesado, quase como uma moto grande e os grandes painéis da carroceria lembram um carro. Mas ele assume seu tamanho grande e nem por isso perde a mobilidade que é grande no trânsito, apesar da boa largura do guidão e do corpo sob o banco. Manobras rápidas e fáceis como se faz com os pequenos scooters não é o seu forte. Acaba-se por parar por onde os pequenos, juntamente com as motos menores passam bem, mas essa restrição é associada a uma outra grande vantagem: o conforto para trafegar com desenvoltura nas estradas e rodovias, o que para muitos motociclistas é essencial.

STCS ajuda a desenvolver o torque e potência maximizando o aproveitamento do combustível

STCS ajuda a desenvolver o torque e potência maximizando o aproveitamento do combustível

O motor conta com o sistema STCS da SYM, que faz um redemoinho na admissão que ajuda a atomizar a mistura de combustível e assim fazer uma queima mais eficiente. A unidade de processamento verifica as melhores condições e uma válvula controla o fluxo de combustível e ar, de forma que essa mistura seja injetada na câmara de combustão como um turbilhonamento que ajuda na eficiência e economia de combustível. Veja no vídeo abaixo.


O motor de 400 cc para um veículo desse porte pode parecer pequeno. Ao iniciarmos a avaliação foi assim que ele nos pareceu. Pouca potência para um veículo desse tamanho e peso (229 kg). Porém, conforme íamos andando ele se mostrava perfeitamente capaz de cumprir todas as tarefas que lhe impusemos. A transmissão CVT parece demorar um pouco para começar a empurrar o veículo. A embreagem automática não lhe põe em movimento de pronto e demora-se um pouco  para se acostumar a essa condição, mas se você ajustar esse tempo, adiantando os movimentos do acelerador dá tudo certo.

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Pode fazer a feira e levar tudo no baú sob o banco

Pode fazer a feira e levar tudo no grande baú sob o banco

Ele acelera com força razoável e atinge boa velocidade em pouco tempo, graças à transmissão contínua, sem troca perceptível de marchas. Ela se desmultiplica continuamente, deixando o motor na rotação mais eficiente assim que a embreagem automática para de deslizar. Nessa condição a relação da transmissão vai aumentando enquanto ganha velocidade. Em determinado ponto o motor passa a aumentar o giro quando o câmbio já está na relação mais alta, então o motor do Maxsym 400i continua acelerando até atingir sua velocidade máxima, ao redor de 140 km/h reais. O lado bom dessas condições é o consumo e bom rendimento do tanque de gasolina. Fizemos a média de 19,5 km/litro que com os 14,7 litros do tanque você pode cobrir uma distância de 286 km, nada mal.

Freios com ABS e pinça com fixação radial

Freios com ABS, pinça com fixação radial e discos “wave” mostra boa aplicação de tecnologia no projeto

Dirigí-lo no trânsito é fácil e tranquilo, ele tem ótimos freios, inclusive ABS e apesar do tamanho oferece boa dirigibilidade. Essa condição é resultado de uma ciclística bastante neutra para um scooter. Ele tem boa estabilidade em linha reta por causa da longa distância entre eixos e capacidade de absorver os buracos com bastante desenvoltura, principalmente para um scooter com motor anexado à roda como esse. A geometria da frente tem medidas agressivas, com trail próximo de 71mm e rake de 26º. Mas por causa da grande distância entre eixos a agressividade da frente se torna um tanto abrandada. Assim se verificam respostas até lentas aos comandos do guidão mas esse se torna bastante leve quando em movimento.

Geometria bastante agressiva para um scooter que para isso deve contar com uma estrutura bem feit

Geometria da frente é bastante agressiva para um scooter que para isso deve contar com uma estrutura bem feita, justifica o túnel central do chassi

O Maxsym é veículo com classe e boa apresentação, que se mostra também bastante “civilizado”, no sentido em que são nas velocidades permitidas legalmente que ele roda com mais eficácia. Conforto e dirigibilidade são de fato seu grande diferencial, sem perder de vista uma boa dose de tecnologia que resulta também em economia.

Ficha-Tecnica-Dafra-MaxSym400i

Confira a galeria de fotos:

acesse-agora-maxsym400i

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.