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Cheia de personalidade e com estilo Ășnico a Triumph Speed Triple R esbanja potĂȘncia, com 138 cv, tecnologia, alĂ©m de novidades

Triumph Speed Triple R

Triumph Speed Triple R

Design arrojado

Design arrojado

Design arrojado

A Triumph Speed Triple R tem limitaçÔes no trùnsito pesado

A Triumph Speed Triple R tem limitaçÔes no trùnsito pesado

Procura por diversĂŁo? VĂĄ de Triumph Speed Triple R

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Balança Monobraço ajuda na estabilidade

Balança Monobraço ajuda na estabilidade

Balança Monobraço ajuda na estabilidade

Escapamento duplo produz um ronco agradĂĄvel

Escapamento duplo produz um ronco agradĂĄvel

Escapamento duplo produz um ronco agradĂĄvel

Motor tri-cilĂ­ndrico DOHC produz 138 cv

Motor tri-cilĂ­ndrico DOHC produz 138 cv

Motor tricilĂ­ndrico produz 138 cv

Farol dianteiro Ă© fixado ao chassi, assegurando uma maior liberdade de movimento ao guidĂŁo

Farol dianteiro Ă© fixado ao chassi, assegurando uma maior liberdade de movimento ao guidĂŁo

Estilo e personalidade unĂ­ca

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Banco espaçoso é confortåvel, até para o garupa

Banco espaçoso é confortåvel, até para o garupa

Banco espaçoso é confortåvel, até para o garupa

CiclĂ­stica acertada

CiclĂ­stica acertada

CiclĂ­stica acertada

Estabilidade em altas velocidades

Estabilidade em altas velocidades

Estabilidade em altas velocidades

Única e diferenciada, essa Ă© a melhor maneira para classificar a Triumph Speed Triple R. Cheia de detalhes e atenção aos acabamentos, ela transparece uma personalidade prĂłpria, com visual moderno, invocado e agressivo.

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A começar pelo farol duplo, que Ă© diferente de tudo que existe por ai, sĂŁo duas lĂąmpadas posicionadas exatamente iguais, parecendo os olhos de um inseto. Ele Ă© Ășnico, tĂŁo Ășnico que pode causar um certo estranhamento, bem ao estilo de ame-o ou deixe-o. Eu nĂŁo gostei, nĂŁo faz o meu estilo, mas tem quem goste. Independente da questĂŁo estĂ©tica, o conjunto Ăłptico ilumina muito bem o caminho Ă  frente. Ele estĂĄ fixado no chassi, oferecendo uma maior liberdade de direção, uma vez que o peso nĂŁo estĂĄ sobre o guidĂŁo.

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Farol ilumina muito bem o caminho a frente

O retrovisor estĂĄ posicionado nos cantos do guidĂŁo, proporcionando uma Ăłtima visĂŁo de quem vem atrĂĄs, alĂ©m de adicionar mais um pouco de estilo para a Speed Triple R. O painel mistura o digital com o analĂłgico, com informaçÔes Ășteis, como: consumo mĂ©dio e instantĂąneo, velocidade mĂ©dia, autonomia, cronĂŽmetro, shift light e tempo de condução.

3 Cilindros  

Essa inglesa Ă© equipada com um motor tri-cilĂ­ndrico em linha, com 1050 cc, DOHC e 12 vĂĄlvulas, que rende 138 cv a 9.500 rpm e torque de 11,42 kgf.m a 7.850 rpm.

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Tri-cilĂ­ndrico em linha, com 1050 cc, DOHC e 12 vĂĄlvulas, rende 138 cv a 9.500 rpm e torque de 11,42 kgf.m a 7.850 rpm.

JĂĄ dĂĄ pra ter uma ideia de quanto essa Triumph anda, nĂŁo Ă©? Nessa versĂŁo a moto sofreu alteraçÔes no motor para render mais potĂȘncia, torque e capacidade de resposta.  Recebeu uma nova ECU, projeto da cabeça do cilindro, sistema de entrega de combustĂ­vel, caixa de ar, embreagem Slip Assist, alĂ©m do acelerador Ryde by Wire, que interpreta a posição de aderĂȘncia para uma resposta e controle do acelerador mais imediata e precisa, melhorando a economia de combustĂ­vel e tornando o funcionamento do motor mais eficiente.

Essa moto incorporou 5 modos de pilotagem, jĂĄ conhecido em outros modelos. Eles trabalham em conjunto com o motor, controle de tração e ABS de acordo com o modo escolhido.  Os 5 modos sĂŁo: Rain, Road, Sport, Track e o User – totalmente programĂĄvel pelo piloto.

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A Triumph encara curvas com muita facilidade

Esse motor Ă© extremamente prazeroso de acelerar. Na cidade se mostra um motor muito fĂĄcil, bem na mĂŁo, mas quando o colocamos na estrada o bicho pega, a partir dos 7 mil rpm o torque Ă© estrondoso, o motor empurra com muita força, sem hesitar, nĂŁo importando a situação. No mesmo momento em que enrolamos o cabo o motor responde, nĂŁo precisamos esperar o motor crescer, a resposta aparece de maneira imediata. Em instantes a Triumph acelera e vocĂȘ jĂĄ estĂĄ acima de qualquer limite de velocidade.

Por outro lado, a 120 km/h o painel indica 4.500 rpm e a moto roda tranquilo, sem esforço e com pouca vibração. O escapamento duplo garante um ronco encorpado e grave nas mais altas rotaçÔes, jå nas baixas o ronco é mais agudo.

CiclĂ­stica

A Triumph Speed Triple R tem um comportamento exemplar em curvas. Divertida que só, é um prato cheio para quem curte aquela estrada cheia de curvas no final de semana e quer se divertir, parte desse mérito são dos pneus Pirelli Diablo Supercorsa que são calçados em rodas de alumínio fundido. O ùngulo de cåster é de 22.9°, enquanto o trail é de 91.3 mm e a distùncia entre eixos 1435 mm.

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Urbana até certo ponto

O trùnsito pesado das capitais definitivamente não é seu habitat natural, jå que o limitado ùngulo de esterço compromete manobras e a moto esquenta um pouco mais que o usual.

AlĂ©m da facilidade para encarar curvas, ela tem uma boa estabilidade em altas velocidades, ambas qualidades podem e devem ser creditadas ao chassi construĂ­do em alumĂ­nio, Ă  balança monobraço, que tambĂ©m foi desenhada em alumĂ­nio e ao conjunto de suspensĂ”es Öhlins, com garfos invertidos de 120 mm de curso na dianteira e sistema monoshock de tubo duplo com 130 mm de curso na traseira, ambos com controles de compressĂŁo, retorno e prĂ© carga ajustĂĄveis.

Uma ressalva deve ser feita somente em vias esburacadas, pois nessa condição os impactos são transmitidos quase que diretamente para o piloto através do guidão.

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Freio superdimensionado na dianteira e assinado pela Brembo dĂĄ conta do recado

Os freios sĂŁo mais que superdimensionados e param os 192 kg da Triumph com facilidade de dar inveja. Na roda dianteira sĂŁo 2 discos flutuantes de 320 mm, sistema assinado pela Brembo, com pinças radiais monobloco de 4 pistĂ”es. JĂĄ na traseira o conjunto Ă© da Nissin, com um disco Ășnico de 225 mm, Ă© uma pinça Ășnica deslizante, com 2 pistĂ”es. Os freios funcionam muito bem, assim como o sistema ABS, que atua no momento correto.

 

A Triumph se mostrou confortåvel para pequenas viagens, mérito do banco espaçoso e confortåvel para o piloto, além da boa posição de pilotagem. Estou cansado de escrever que toda moto é ruim para o garupa, mas nessa aqui a história é um pouco diferente. Embora ele disponha somente de uma alça para se segurar, o banco é grande e a posição é confortåvel.

Quem tem, ou quem quer ter uma moto como essa nĂŁo pode se importar muito com o consumo dela. As mĂ©dias ficaram em 17,5 km/l – em uma tocada mais tranquila – e 13 km/l – acelerando bem forte.

Gostou da moto? Faça o cheque no valor de R$ 59.500 e seja feliz.

 

FICHA TÉCNICA

MOTOR E TRANSMISSÃO
Tipo Arrefecimento a lĂ­quido, 12 vĂĄlvulas, DOHC, 3 cilindros em linha
Cilindrada 1050 cc
DiĂąmetro X Curso 79 mm / 71.4 mm
PotĂȘncia MĂĄx 138 cv a 9500rpm
Torque MĂĄx. 11.42 kgf.m a 7850rpm
Alimentação Injeção eletrÎnica multiponto sequencia com SAI
Exaustão Em aço inoxidåvel 3 para 1 para 2, escapamento duplo em aço inoxidåvel
TransmissĂŁo final Corrente X Ring
Embreagem Discos mĂșltiplos com assistente de deslizamento , banhada a Ăłleo
Caixa de cĂąmbio 6 velocidades
CHASSI
Tipo Duplas barras em alumĂ­nio twin-spar
Braço oscilante Liga de alumĂ­nio de um Ășnico lado com ajuste de corrente
Roda dianteira Liga de alumĂ­nio fundido, raiada, 17 x 3.5 polegadas
Roda traseira Liga de alumĂ­nio fundido, raiada, 17 x 6,0 polegadas
Pneu dianteiro 120/70 ZR17
Pneu traseiro 190/55 ZR17
SuspensĂŁo dianteira Garfos invertidos Ohlins 43 mm NIX30, com rebote ajustĂĄvel e amortecimento de compressĂŁo, 120 mm de curso
Suspensão traseira Monoshock de duplo tubo Öhlins TTX36 com rebote e amortecimento de compressão, 130 mm de curso da roda traseira
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes 320 mm, pinças Brembo radiais monobloco de 4 pistÔes, ABS ajuståvel
Freio traseiro Disco Ășnico 255 milĂ­metros, pinça Ășnica deslizante Nissin de 2 pistĂ”es paquĂ­metro. switchable ABS
Painel de instrumentos e funçÔes Pacote de instrumentos multifuncional em LCD com velocímetro digital, medidor de combustível, computador de bordo, tacÎmetro analógico, contador de voltas, luzes programåveis de mudança de velocidade, aviso de manutenção, display de TPMS, ABS comutåvel, Modos de pilotagem.
DIMENSÕES E PESO
Largura 780 mm
Altura sem espelho 1070 mm
Altura do assento 825 mm
DistĂąncia entre eixos 1435 mm
Rake 22.9Âș
Trail 91.3 mm
Peso seco 192 Kg
Capacidade do tanque 15.5 L

 

 

Jan Terwak
PublicitĂĄrio, curte motos desde que se conhece como gente, Ă© piloto de motocross, enduro, cross-country e trilhas. Empresta sua experiĂȘncia no off-road para as avaliaçÔes de motos no Motonline.