Cheia de personalidade e com estilo Ășnico a Triumph Speed Triple R esbanja potĂȘncia, com 138 cv, tecnologia, alĂ©m de novidades
Ănica e diferenciada, essa Ă© a melhor maneira para classificar a Triumph Speed Triple R. Cheia de detalhes e atenção aos acabamentos, ela transparece uma personalidade prĂłpria, com visual moderno, invocado e agressivo.
A começar pelo farol duplo, que Ă© diferente de tudo que existe por ai, sĂŁo duas lĂąmpadas posicionadas exatamente iguais, parecendo os olhos de um inseto. Ele Ă© Ășnico, tĂŁo Ășnico que pode causar um certo estranhamento, bem ao estilo de ame-o ou deixe-o. Eu nĂŁo gostei, nĂŁo faz o meu estilo, mas tem quem goste. Independente da questĂŁo estĂ©tica, o conjunto Ăłptico ilumina muito bem o caminho Ă frente. Ele estĂĄ fixado no chassi, oferecendo uma maior liberdade de direção, uma vez que o peso nĂŁo estĂĄ sobre o guidĂŁo.
O retrovisor estĂĄ posicionado nos cantos do guidĂŁo, proporcionando uma Ăłtima visĂŁo de quem vem atrĂĄs, alĂ©m de adicionar mais um pouco de estilo para a Speed Triple R. O painel mistura o digital com o analĂłgico, com informaçÔes Ășteis, como: consumo mĂ©dio e instantĂąneo, velocidade mĂ©dia, autonomia, cronĂŽmetro, shift light e tempo de condução.
3 Cilindros Â
Essa inglesa Ă© equipada com um motor tri-cilĂndrico em linha, com 1050 cc, DOHC e 12 vĂĄlvulas, que rende 138 cv a 9.500 rpm e torque de 11,42 kgf.m a 7.850 rpm.
JĂĄ dĂĄ pra ter uma ideia de quanto essa Triumph anda, nĂŁo Ă©? Nessa versĂŁo a moto sofreu alteraçÔes no motor para render mais potĂȘncia, torque e capacidade de resposta.  Recebeu uma nova ECU, projeto da cabeça do cilindro, sistema de entrega de combustĂvel, caixa de ar, embreagem Slip Assist, alĂ©m do acelerador Ryde by Wire, que interpreta a posição de aderĂȘncia para uma resposta e controle do acelerador mais imediata e precisa, melhorando a economia de combustĂvel e tornando o funcionamento do motor mais eficiente.
Essa moto incorporou 5 modos de pilotagem, jĂĄ conhecido em outros modelos. Eles trabalham em conjunto com o motor, controle de tração e ABS de acordo com o modo escolhido. Os 5 modos sĂŁo: Rain, Road, Sport, Track e o User – totalmente programĂĄvel pelo piloto.
Esse motor Ă© extremamente prazeroso de acelerar. Na cidade se mostra um motor muito fĂĄcil, bem na mĂŁo, mas quando o colocamos na estrada o bicho pega, a partir dos 7 mil rpm o torque Ă© estrondoso, o motor empurra com muita força, sem hesitar, nĂŁo importando a situação. No mesmo momento em que enrolamos o cabo o motor responde, nĂŁo precisamos esperar o motor crescer, a resposta aparece de maneira imediata. Em instantes a Triumph acelera e vocĂȘ jĂĄ estĂĄ acima de qualquer limite de velocidade.
Por outro lado, a 120 km/h o painel indica 4.500 rpm e a moto roda tranquilo, sem esforço e com pouca vibração. O escapamento duplo garante um ronco encorpado e grave nas mais altas rotaçÔes, jå nas baixas o ronco é mais agudo.
CiclĂstica
A Triumph Speed Triple R tem um comportamento exemplar em curvas. Divertida que sĂł, Ă© um prato cheio para quem curte aquela estrada cheia de curvas no final de semana e quer se divertir, parte desse mĂ©rito sĂŁo dos pneus Pirelli Diablo Supercorsa que sĂŁo calçados em rodas de alumĂnio fundido. O Ăąngulo de cĂĄster Ă© de 22.9°, enquanto o trail Ă© de 91.3 mm e a distĂąncia entre eixos 1435 mm.
O trùnsito pesado das capitais definitivamente não é seu habitat natural, jå que o limitado ùngulo de esterço compromete manobras e a moto esquenta um pouco mais que o usual.
AlĂ©m da facilidade para encarar curvas, ela tem uma boa estabilidade em altas velocidades, ambas qualidades podem e devem ser creditadas ao chassi construĂdo em alumĂnio, Ă balança monobraço, que tambĂ©m foi desenhada em alumĂnio e ao conjunto de suspensĂ”es Ăhlins, com garfos invertidos de 120 mm de curso na dianteira e sistema monoshock de tubo duplo com 130 mm de curso na traseira, ambos com controles de compressĂŁo, retorno e prĂ© carga ajustĂĄveis.
Uma ressalva deve ser feita somente em vias esburacadas, pois nessa condição os impactos são transmitidos quase que diretamente para o piloto através do guidão.
Os freios sĂŁo mais que superdimensionados e param os 192 kg da Triumph com facilidade de dar inveja. Na roda dianteira sĂŁo 2 discos flutuantes de 320 mm, sistema assinado pela Brembo, com pinças radiais monobloco de 4 pistĂ”es. JĂĄ na traseira o conjunto Ă© da Nissin, com um disco Ășnico de 225 mm, Ă© uma pinça Ășnica deslizante, com 2 pistĂ”es. Os freios funcionam muito bem, assim como o sistema ABS, que atua no momento correto.
A Triumph se mostrou confortåvel para pequenas viagens, mérito do banco espaçoso e confortåvel para o piloto, além da boa posição de pilotagem. Estou cansado de escrever que toda moto é ruim para o garupa, mas nessa aqui a história é um pouco diferente. Embora ele disponha somente de uma alça para se segurar, o banco é grande e a posição é confortåvel.
Quem tem, ou quem quer ter uma moto como essa nĂŁo pode se importar muito com o consumo dela. As mĂ©dias ficaram em 17,5 km/l â em uma tocada mais tranquila â e 13 km/l â acelerando bem forte.
Gostou da moto? Faça o cheque no valor de R$ 59.500 e seja feliz.
FICHA TĂCNICA
MOTOR E TRANSMISSĂO | ||
Tipo | Arrefecimento a lĂquido, 12 vĂĄlvulas, DOHC, 3 cilindros em linha | |
Cilindrada | 1050 cc | |
DiĂąmetro X Curso | 79 mm / 71.4 mm | |
PotĂȘncia MĂĄx | 138 cv a 9500rpm | |
Torque MĂĄx. | 11.42 kgf.m a 7850rpm | |
Alimentação | Injeção eletrÎnica multiponto sequencia com SAI | |
Exaustão | Em aço inoxidåvel 3 para 1 para 2, escapamento duplo em aço inoxidåvel | |
TransmissĂŁo final | Corrente X Ring | |
Embreagem | Discos mĂșltiplos com assistente de deslizamento , banhada a Ăłleo | |
Caixa de cĂąmbio | 6 velocidades | |
CHASSI | ||
Tipo | Duplas barras em alumĂnio twin-spar | |
Braço oscilante | Liga de alumĂnio de um Ășnico lado com ajuste de corrente | |
Roda dianteira | Liga de alumĂnio fundido, raiada, 17 x 3.5 polegadas | |
Roda traseira | Liga de alumĂnio fundido, raiada, 17 x 6,0 polegadas | |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17 | |
Pneu traseiro | 190/55 ZR17 | |
SuspensĂŁo dianteira | Garfos invertidos Ohlins 43 mm NIX30, com rebote ajustĂĄvel e amortecimento de compressĂŁo, 120 mm de curso | |
SuspensĂŁo traseira | Monoshock de duplo tubo Ăhlins TTX36 com rebote e amortecimento de compressĂŁo, 130 mm de curso da roda traseira | |
Freio dianteiro | Discos duplos flutuantes 320 mm, pinças Brembo radiais monobloco de 4 pistÔes, ABS ajuståvel | |
Freio traseiro | Disco Ășnico 255 milĂmetros, pinça Ășnica deslizante Nissin de 2 pistĂ”es paquĂmetro. switchable ABS | |
Painel de instrumentos e funçÔes | Pacote de instrumentos multifuncional em LCD com velocĂmetro digital, medidor de combustĂvel, computador de bordo, tacĂŽmetro analĂłgico, contador de voltas, luzes programĂĄveis de mudança de velocidade, aviso de manutenção, display de TPMS, ABS comutĂĄvel, Modos de pilotagem. | |
DIMENSĂES E PESO | ||
Largura | 780 mm | |
Altura sem espelho | 1070 mm | |
Altura do assento | 825 mm | |
DistĂąncia entre eixos | 1435 mm | |
Rake | 22.9Âș | |
Trail | 91.3 mm | |
Peso seco | 192 Kg | |
Capacidade do tanque | 15.5 L | |