Publicidade

Tiago Fantozzi entra em ritmo de Dakar

Faltando pouco mais de um mês para a disputa, piloto foca na preparação física e psicológica para estrear bem.

Musculação, treinos constantes e muita preparação psicológica tem sido a rotina diária do piloto da equipe ALE (www.equipeale.com.br), Tiago Fantozzi – que será mais um representante do Brasil no maior rally do mundo – o Dakar. A competição está se aproximando, acontece no período de primeiro a 17 de janeiro de 2010 pelas trilhas e desertos da Argentina e do Chile, e por isso agora toda dedicação, atenção e todo cuidado parecem pouco. -Nessas semanas que antecedem o rally a dedicação é de 24 horas na preparação física e também psicológica. Estou focando em treinos aeróbicos e musculação, com bateria de moto e muito descanso para a recuperação do corpo. Tudo isso em doses altas, mas com o controle e monitoramento de profissionais, acompanhamento nutricional e cardiovascular. Além disso, dedico algumas horas do dia para questões burocráticas da competição e da moto e questões logísticas da equipe-, conta o piloto Tiago Fantozzi.

A próxima edição do Rally Dakar terá 8.600 quilômetros de percurso, entre eles 5.200 de trechos cronometrados, e passará pelas cidades argentinas de Buenos Aires, Córdoba, La Rioja, Fiambalá, San Juan, San Rafael e Santa Rosa, além dos municípios chilenos de Copiapó, Iquique, La Serena e Santiago. De acordo com as informações divulgadas pela organização, as novidades incluem mais dunas e areias no trajeto, fato que parece não assustar o piloto da equipe ALE.

Publicidade

-A prova é muito difícil, enfrentaremos dunas de mais de 30 metros, muito trecho de areia, areia muito fofa, navegação complicada, trechos bastante sinuosos e grande alternância de altitude e amplitude térmica. Mas participar do Dakar significa além da conquista de um grande objetivo na minha carreira, a realização de um sonho que tenho desde pequeno. É uma das principais competições esportivas do mundo, que junta tudo de mais difícil e complexo de um rally, coloca mesmo o atleta em situações extremas de desgaste físico e emocional. Sem dúvida, uma experiência que vale por milhões de anos-, comenta Fantozzi.

A idéia de correr o Dakar 2010 surgiu, segundo ele, a partir da sua mudança para Natal(RN), onde correndo em equipe com o piloto de quadriciclo Márcio Oliveira, firmou parceria com os postos ALE, que fundamentaram mais essa conquista. -A força da ALE junto com a rede Elemidia e o grupo Queiroz Oliveira são os propulsores para garantir a minha participação nessa próxima edição do Dakar-, acrescenta o carismático Fantozzi.

O piloto -potiguar- vai representar o Brasil com uma moto 450 cilindradas que contém equipamentos desenvolvidos exclusivamente para esta prova. -O regulamento do Dakar exige diversas modificações nas motos dos participantes, por exemplo, maior autonomia e itens de segurança. A minha moto terá kits desenvolvidos na Europa para a competição-, revela o piloto. Segundo ele, a estrutura de apoio da equipe ALE vai contar com dois carros de apoio rápido como suporte durante a viagem. Quanto às estratégias para fazer bonito na prova, Tiago Fantozzi afirma: -A idéia é terminar cada dia sem problema, poupando a moto e o piloto. Pensar em melhorar desempenho no resultado na Geral a partir do 10º dia, depois que estiverem formados já os -pelotões-.

A equipe ALE tem o patrocínio da ALE Combustível, Rede Elemidia, Queiroz Oliveira, Emprotur, Governo do Rio Grande do Norte, Claritas Investimentos, ASW Racing, Oakley, Red Bull, Circuit, Lazer Helmets, Michelin e Motores & AÇÃO Nordeste (RN, CE, PE E PB).

Publicidade

Programação – Rally Dakar 2010 – Final de novembro de 2009 – Transporte marítimo dos veículos europeus para a Argentina
30 e 31 de dezembro de 2009 – Vistorias técnicas e secretaria de prova
1º a 17 de janeiro de 2010 – Realização do Rally Dakar 2010
17 de janeiro de 2010 – Premiação em Buenos Aires, Argentina