Publicidade

O Ticket Car, líder nacional em gestão de despesas de veículos, anuncia o lançamento de uma ferramenta que permitirá calcular a quantidade de gases emitida por veículos, batizada como Ticket Car Carbon Control.

Com a nova solução, será possível às empresas-clientes obter informações detalhadas sobre a emissão de CO² a partir do consumo de combustível de suas frotas. Além de prover relatórios confiáveis e precisos, será também uma forma de comando e controle para ações de neutralização.

O sistema do Ticket Car Carbon Control também oferece a possibilidade de obter dados de acordo com parâmetros distintos. Dessa forma, o gestor consegue saber, por exemplo, quantos quilos de CO² são emitidos por veículo, centro de custo, base operacional e até mesmo por funcionário. “Essa solução segue os preceitos da sustentabilidade defendidos pela Ticket e é motivada pela união entre governo e empresas engajadas no combate ao aquecimento global”, explica Marco Mamari – Diretor de Produto do Ticket Car.

O objetivo da companhia é contribuir para o controle dos efeitos provocados pelos automóveis ao meio ambiente. “O primeiro passo é poder mensurar, um a um, o grau de emissão dos gases pelos veículos. Sabemos que o álcool é um combustível menos nocivo que a gasolina. Nosso sistema permite, por exemplo, que, no caso de uma frota com veículos flex, o gestor possa substituir o abastecimento com derivado do petróleo pelo etanol, o que representaria uma economia de quase um quilo de CO² por litro consumido”, completa.

Publicidade

A metodologia usada pelo Ticket Car é o GHG Protocol, ferramenta mais utilizada mundialmente para a realização de inventários de gases responsáveis pelo efeito estufa, de forma a entender, quantificar e gerenciar suas emissões. O GHG Protocol foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) em parceria com o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD). Dentre as características da ferramenta destacam-se o fato de oferecer uma estrutura para contabilização de GEE, o caráter modular e flexível, a neutralidade em termos de políticas ou programas e o fato de ser baseada em um amplo processo de consulta pública.

Veja tabela com os fatores de emissão por combustível – Combustíveis Fósseis:

Combustível – Unidades – Fatores de Emissão – Fontes

CO2 (kg/un.) – Gasolina – litros – 2,327 – US EPA*

Publicidade

Óleo Diesel – litros – 2,681 – US EPA*

Gás Natural Veicular (GNV) – m3 – 1,907 – US EPA*

Combustíveis de Biomassa
Combustível – Unidades – Fatores de Emissão – Fontes

CO2 (kg/un.) – Etanol (E100) – litros – 1,469 – S EPA*

Publicidade

Biodiesel (B100) – litros – 2,499 – US EPA*

*United State Environmental Protection Agency -Dados de GWP encontrados no US EPA, Inventory of U.S.

Greenhouse Gás Emissions and Sinks: 1990 – 2005, 15 de abril, 2007
A metodologia do GHG Protocol é compatível com as normas ISO e as metodologias de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), e sua aplicação no Brasil acontece de modo adaptado ao contexto nacional, em uma iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o WRI e o WBSCD. Além disso, as informações geradas podem ser aplicadas aos relatórios e questionários de iniciativas como Carbon Disclosure Project, Índice Bovespa de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e Global Reporting Initiative (GRI).

Ticket Car – No mercado desde 1990, inicialmente apenas para abastecimento, o Ticket Car é uma linha de produtos e serviços para gestão de despesas de veículos, que inclui Gestão de Abastecimento e Manutenção, serviços de Assistência 24h, Administração de bomba de combustíveis interna, entre outros. O Ticket Car traz economia média de até 20% na gestão de frotas empresariais e é um produto que opera 100% em cartão. Atualmente atende a mais de cinco mil empresas-clientes. Ao todo, são 260 mil veículos geridos, atendidos por meio de 10 mil estabelecimentos credenciados.

Sobre a Ticket – Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 33 anos de atuação no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car e Ticket Transporte.

Com abrangência nacional, a Ticket atende a 54 mil empresas-clientes e 5,3 milhões de usuários por meio de uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados nos 4,8 mil municípios brasileiros.

A Ticket é uma empresa Accor Services – que integra as empresas Ticket, Ticket Seg, Accentiv` e Build Up – braço de serviços da Accor no Brasil, grupo mundial e líder europeu no segmento de hotéis e serviços, presente no País há 33 anos.