Publicidade
Foto: "A 1¦  vit¢ria a gente nunca esquece"

Foto: "A 1¦ vit¢ria a gente nunca esquece"

Com apenas 9 anos de idade, Antonio Chiari Filho vem se transformando em uma das maiores revela‡äes do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, categoria 125 cc.

No seu ano de estr‚ia na categoria-escola do motociclismo nacional, Toninho apresenta um excelente rendimento. Na etapa de Campo Grande (MS), realizada dia 21 de agosto, o menino-piloto da equipe Lightz Racing Junior subiu ao lugar mais alto do p¢dio. , com certeza, o piloto mais jovem a vencer um prova oficial no Brasil e no mundo. O fato, in‚dito at‚ entÆo, deve estimular ainda mais a forma‡Æo de novos talentos.

Do total de 125 pontos disputados, o arrojado piloto de SÆo Paulo conquistou 85 pontos e ‚ o vice-l¡der do certame. Toninho s¢ est  atr s da “veterana” Ana Lima, de 26 anos, com 105.

Publicidade

A CORRIDA – O estreante Murilo Ribeiro largou bem e conseguiu manter a ponta, mas Toninho Chiari estava sempre em seu encal‡o. Os pilotos duelaram toda a prova, se alternaram na lideran‡a da corrida. Nas retas, os dois chegaram a ficar lado a lado, numa disputa bastante equilibrada e emocionante, que contagiou o p£blico nas arquibancadas.
Na £ltima curva, da £ltima volta, Chiari estava na frente e Murilo ultrapassou o advers rio com a bandeira amarela tremulando, que sinalizava problemas na pista (a moto de Lucas Dias estava no chÆo). Ultrapassar nestas condi‡äes fere o regulamento da CBM (Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo) e Murilo, que cruzou a linha em primeiro, foi penalizado em 30 segundos. Assim, Toninho Chiari foi declarado o campeÆo da corrida. Resultado merecido para uma crian‡a de 9 anos que soube administrar a ansiedade e a vontade de vencer.

“A primeira vit¢ria a gente nunca esquece. Foi uma corrida bastante disputada e emocionante. Me dediquei e me concentrei ao m ximo. Esta conquista veio no momento certo. Agora estou a apenas 20 pontos da l¡der do campeonato. Faltam trˆs corridas e muitos pontos em jogo. Vou trabalhar duro para vencer as outras provas e ser o campeÆo da temporada 2005”, afirma, com ar piloto experiente, Toninho Chiari.

A pr¢xima etapa acontece dia 25 de setembro em Cascavel (PR).
CLASSIFICAۂO DO CAMPEONATO Р125cc
1. Ana Lima – 105 pontos
2. Antonio Chiari – 85
3. Murilo Ribeiro – 73
4. Antonio Casalinho – 63
5. Raphaela Del Bosco – 47

PERFIL DO PILOTO
Nome: Antonio Chiari Filho
Data de Nascimento: 31/01/1996
Idade: 9 anos / Cidade: SÆo Paulo
N£mero: 17 / Equipe: Lightz Racing Junior
Categoria: 125 cc Moto: Honda CG 125 KS

Publicidade

HOBBYS E SONHO
Como qualquer menino de sua idade, Toninho Chiari Filho gosta de jogar videogame, futebol, andar de skate e bicicleta. No seu quarto, o computador divide espa‡o com as lembran‡as – capacetes, trof‚us e fotos – de sua mete¢rica carreira. Mas, quando coloca o macacÆo, o capacete, as botas e as luvas, Toninho se transforma. Deixa de lado as brincadeiras pertinentes da idade e trabalha, como gente grande, para melhorar sua performance dentro dos circuitos e aut¢dromos. O piloto, fÆ de Alexandre Barros e Valentino Rossi, sonha um dia participar do mundial de motovelocidade. Talento e disposi‡Æo nÆo faltam para o desportista. Toninho sabe que h  um longo caminho a ser trilhado. E, apesar da pouca idade, o menino-piloto tem total consciˆncia que sucesso s¢ se conquista com muito trabalho.

CURRÖCULO
2004 – Mini-moto – CampeÆo do Torneio Megacycle Schincariol. Das oito etapas, Toninho Chiari venceu seis e chegou em segundo nas outras duas corridas.
2004 – Mini-moto – CampeÆo Paulista (Na £ltima, pilotou sua cinqentinha com o bra‡o quebrado, ocasionado por um tombo de skate).
2005 – 125 cc – Estr‚ia no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Toninho Chiari ‚ o atual vice-l¡der do certame, com 85 pontos.