Publicidade

O professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva, do Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), e seu ex-orientando de Mestrado, engenheiro Leonardo Hitoshi Hotta, tiveram o trabalho intitulado –O desafio de novas tecnologias no transporte urbano de passageiros: O caso do transporte público individualizado– premiado no 4º Concurso de Monografia CBTU 2008 – A Cidade nos Trilhos.

Promovido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o prêmio visa estimular a pesquisa na área de transporte urbano, reconhecendo os estudos com qualidade técnica e de aplicabilidade no setor. A partir do tema –Transporte de passageiros sobre trilhos para o desenvolvimento urbano e regional–, o trabalho apresentou uma nova tecnologia para o transporte público urbano com o intuito de diminuir a dependência por transporte individual. Trata-se do Transporte Público Individualizado (TPI) que, embora ainda seja uma tecnologia pouco conhecida, possui um potencial que deve ser explorado. Segundo a pesquisa, a implantação do TPI atenderia à demanda em uma cidade média, em substituição aos ônibus, com desempenho superior em termos de tempo de viagem e de velocidade média operacional, entre outras vantagens.

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 4 de novembro, em Fortaleza (CE), durante o XXII ANPET (Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes), quando além da participação no evento, os vencedores receberão um certificado. Além disso, as melhores monografias serão, em breve, publicadas.