Publicidade
Foto: Honda XLV 650 Transalp

Foto: Honda XLV 650 Transalp

Tite, PARECE que com a chegada a Transalp anunciada em uma revista desse mˆs, a Falcon DEVE estar com o vel¢rio pronto (finalmente n‚). A¡ surge a pergunta de n£mero 1.263 do seu site: O que danado vÆo fazer com o espa‡o deixado da 250 at‚ 600cc?? Temos algo no forno? Quem pretende dar o primeiro passo? Al‚m da i.e com todos os seus benef¡cios, o que com certeza poder  mudar nas futuras motocas? Mestre das bola de cristal, solte suas preciosas dicas para alegria de todos n¢s consumidores e para … raiva dos engenheiros, projetistas e marketeiros que adoram um tal de “sigilo absoluto”.
Tony – Recife – PE
Grande Tite, meu Guru! Segundo sua bola de cristal, at‚ que ponto ‚ verdade o que a Honda vai trazer a XL650 Trasalp para o Brasil, segundo uma revista anunciou na capa?
fernando – S. J. do Rio Preto – SP
Com todo respeito … revista, nÆo acredito que a Honda traria a Transalp 650 porque se analisarmos as vendas de motos dessa categoria poderemos observar que nÆo chega a 300 por mˆs. Al‚m disso, o pre‡o seria muito pr¢ximo ao da Hornet 600.

Foto
Tite al‚m de nos informar tudo sobre motos, vocˆ ainda ilustra o site com muito bom gosto e profissionalismo. NÆo sou profissional em fotografia, mas nÆo precisa ser t‚cnico pra ver que voce manda bem. Parabens pela foto da XT660 2007.
Alexandre – Sorocaba – SP
Obrigado, Alex, antes de ser jornalista eu era fot¢grafo! Ainda lembro alguma coisa. Toma mais uma foto da XTzona.

Foto: Mais uma foto da XT 660R

Foto: Mais uma foto da XT 660R

Publicidade
Lava‡Æo
Mestre Tite, Tenho uma FAZER 250 e gostaria de saber: H  algum problema em reduzir o tempo das trocas de ¢leo pela metade (a cada 2.500km)? *ps: na concession ria, perguntaram se eu queria lavar a moto e gra‡as … mat‚ria “Moto Suja”, disse “nÆo”, qdo o cara falou que eles se preocupavam s¢ em nÆo molhar alguns retentores, j  que a moto era “a prova d gua”! Um abra‡o e continue desenvolvendo este ¢timo trabalho, com o mesmo profissionalismo, humor e sagacidade.
Antonio – Bras¡lia – DF
Primeiro: vc pode reduzir o per¡odo da troca de ¢leo, mas nÆo vai melhorar nada, al‚m do lucro das petroleiras. Sim, as motos sÆo … prova d gua, mas ‚ preciso cuidado para nÆo jogar um jato muito forte em partes de dif¡cil secagem.

Falcon
Gostaria de saber sobre a Falcon. H  algum teste dispon¡vel semelhante ao da sua se‡Æo?
Augusto – SÆo Paulo
Est  nos planos!

Pesinhos
Tite, parab‚ns pela mat‚ria sobre a CBzona! Tenho uma duvida, troquei os aros e os raios da minha Falcon 2007, coloquei aros pretos de aluminio e raios cromados, por‚m nos raios originais tinha alguns pesinhos que se encontravam nos raios, agora na troca nÆo tem mais esses pesos, isso pode dar alguns problema? para que serve esses pesos?
David – Osasco
Aqueles “pesinhos” eram somente o balanceamento da roda, corre balancear essa roda, muleque!

Farol
Porque as motos de menor cilindradas a ilumina‡Æo nÆo passa de 35/35W, ‚ muito ruim a ilumina‡Æo, tem como fazer algum esquema pra aumentar a potencia de ilumina‡Æo sem danificar o sistema das motos, no meu caso tenho uma honda 150. Sobre a motard da sundown vocˆ tem mais detalhes desta moto? quero compra-la mas nÆo quero dar um tiro no escuro s¢ por causa da beleza.
anderson – Gama-DF
Bom, eu acho que os far¢is das motos pequenas sÆo suficientes para o tamanho delas, duro ‚ ver uma moto 250 com essa mesma lƒmpada! Sim, j  pilotei a Sundown Motard, acho melhor vc fazer um test-drive antes de comprar.

Publicidade

Susto
Tenho uma XR200 e a uso principalmente no transito do Rio. Acontece que em um momento de f£ria cortei um carro pra direita e logo em seguida cortei para esquerda, o q aconteceu entre uma guinada e outra foi q a moto empinou e quase fui de encontro a um carro. Isso tem algum nome e ‚ comum acontecer?
Rodrigo – Rio de Janeiro, RJ
Sim, ‚ comum, mas nÆo ‚ aconselh vel!  resultado de uma mudan‡a de dire‡Æo muito r pida. NÆo tem nome, s¢ susto!

ReflexÆo
Prezados motociclistas, fiquei chocado ao ver em detalhes a Resolu‡Æo Contran n§219 de 11/01/2007, mais especificamente no anexo II quando faz a especifica‡Æo da faixa refletiva de “seguran‡a” para capacetes. Repare no tamanho e forma da faixa e localiza‡Æo desta faixa. NÆo ‚ poss¡vel colocar uma faixa de estampa plana naquela posi‡Æo do capacete, havendo necessidade de ser uma estampa especial esf‚rica, coisa que acredito que vai encarecer absurdamente o pre‡o do capacete. Ser  que nesse Contran nÆo existe bom senso nem ningu‚m com m¡nima capacidade t‚cnica!? Ser  mesmo necess rio ter componente refletivo no capacete se no ba£ j  ‚ obrigat¢rio? Mais uma vez acredito que se trata de dar mais poder aos policiais para multarem os motociclistas! Devemos ficar atentos para que nas pr¢ximas resolu‡äes o Contran nÆo torne obrigat¢rio em motocicletas ¡tens tais como estepe, extintor, triƒngulo e macaco.
Marcelo – SÆo Gon‡alo – RJ

Editorial
Tite, Mais uma vez seu texto coloca no ar a indigna‡Æo e opiniÆo geral. Sou paulistano, mas me mudei para perto (Santos) h  28 anos. Quando vou … S.Paulo fico realmente muito triste em ver a degrada‡Æo total, social especialmente, desta cidade, especialmente quando vou ao Centro. Mas, infelizmente esta situa‡Æo tb‚m ocorre aqui em Santos, onde apenas a orla da praia ‚ cuidada, o centro da cidade est  abandonado, bairros menos nobres tamb‚m.!
Glauco – Santos SP

Qual?
sou ex-pr¢priot rio de uma rd350R e no momento tenho uma xt225 (q falta pouco pra eu por fogo nela) tenho 1,85 e 80 kilos fou trocar de meu sonho ‚ uma cb500 mas como moro no Brasil estou pensando em uma gs500 95/96 (pelo valor). ser  q a manuten‡Æo ‚ muito cara? vou usar para ir ao trabalho( +ou-80Km dia) pensei em uma Fazer 250. O q devo fazer me matar? por favor me ajude.
Felipe – SÆo Paulo, SP
A Fazer ‚ bem mais econ“mica, se for rodar 80 km por dia isso faz muita diferen‡a.

Publicidade

DR 650
Tite, O que faz da DR650 uma moto tÆo boa? Pra quem prefere o asfalto e raramente anda na terra, ainda assim vale a pena ter uma? Cite alguns pontos positivos que fazem dela uma grande moto. Ah! E nÆo vai dizer que ‚ melhor do mundo s¢ pq vc tem uma nÆo ok!
Rafael – Itatiba, SP
Claro, eu tenho uma! Ela tem suspensÆo dianteira da RMX 250; balan‡a traseira de alum¡nio, motor silencioso e econ“mico, mas pra rodar s¢ no asfalto eu nÆo recomendo.

Spoiler
Tite, Navego no site todos os dias e at‚ imagino a resposta. Mas apesar de tudo queria que vc dissesse o que pensa a respeito das carenagens/spoiler (at‚ que bonitinhas) que o pessoal anda colocando nas Twister e Fazer. Como ‚ utilizada pra “esconder” parte do motor e coletor do escape, prejudica (¢bvio) muito a refrigera‡ao do motor?
Jean – Curitiba PR
Se for bem projetada nÆo atrapalha.