Publicidade

Estudo realizado pela Funda‡Æo MAPFRE mostra que somente em 2006, mais de 700 mil pessoas foram v¡timas de acidentes dessa natureza em todo o mundo e mais de 15 milhäes ficaram feridas. Levantamento tamb‚m revela que nos EUA, nos £ltimos 25 anos, houve mais v¡timas em decorrˆncia do trƒnsito do que nas duas guerras mundiais, na guerra do VietnÆ e na da Cor‚ia. Semana Nacional do Trƒnsito no Brasil deve servir de alerta para os motoristas, j  que o Pa¡s ‚ um dos campeäes de acidentes com ve¡culos automotores.

Pesquisa realizada pela Funda‡Æo MAPFRE na Espanha mostra a cat strofe que as mortes por acidentes de trƒnsito significam na Comunidade Europ‚ia e em todo o mundo. Somente no ano passado, mais de 55 mil pessoas morreram nos pa¡ses que compäem o bloco v¡timas de acidentes dessa natureza e mais de 150 mil ficaram inv lidos. Em todo o planeta, as mortes por ve¡culos automotores j  ultrapassaram a casa das 700 mil, enquanto entre 15 e 20 milhäes de cidadÆos ficam feridos.

Principal causa de morte entre os jovens de 18 a 30 anos na Europa, o levantamento tamb‚m revela que a cada hora 65 pessoas perdem a vida no trƒnsito das cidades europ‚ias. Al‚m disso, segundo o estudo, nos £ltimos 25 anos houve mais v¡timas em decorrˆncia do trƒnsito nos Estados Unidos do que nas duas guerras mundiais, na guerra do VietnÆ e na da Cor‚ia juntas. No s‚culo XX, mais de 35 milhäes de cidadÆos morreram.

Os n£meros da pesquisa devem servir de alerta para o Brasil, um dos l¡deres mundiais de morte no trƒnsito. At‚ o pr¢ximo dia 25, ter‡a-feira, ‚ realizada no Pa¡s a Semana Nacional do Trƒnsito, cujo foco principal ‚ o jovem. Todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal realizarÆo a‡äes de alerta, como respeito … sinaliza‡Æo, aos limites de velocidade, a importƒncia do cinto de seguran‡a, uso de capacete (no caso de motos), os perigos da mistura  lcool e dire‡Æo, dentre outras.

Publicidade

No Pa¡s, segundo dados do Minist‚rio da Sa£de, o n£mero de pessoas que morreram em conseqˆncia dos acidentes foi de 35.753. Deste total, 45% das v¡timas tinham entre 20 e 39 anos.

Para contribuir na redu‡Æo do problema, a Funda‡Æo MAPFRE vem desenvolvendo no Brasil diferentes atividades que visam transmitir aos cidadÆos os cuidados que se deve tomar com rela‡Æo ao trƒnsito. Uma dessas a‡äes ‚ o Programa de Seguran‡a Vi ria, iniciativa por meio do qual a institui‡Æo oferece aos motoristas de diversas cidades do Pa¡s um check-up gratuito em mais de 50 itens dos ve¡culos para identificar poss¡veis irregularidades. O objetivo ‚ difundir a cultura de preven‡Æo de acidentes e diminuir as mortes decorrentes destas fatalidades.

Outra campanha realizada pela entidade ‚ o Na Pista Certa. Com in¡cio em mar‡o deste ano, trata-se de um projeto itinerante por meio da qual, anualmente, mais de 12 mil crian‡as terÆo acesso a atividades pr ticas envolvendo questäes relacionadas ao trƒnsito. Trabalhando de forma l£dica, dando ˆnfase … forma‡Æo, trata-se de um mini-trajeto vi rio por meio do qual as crian‡as vivenciam, utilizando bicicletas e carrinhos, questäes relacionadas ao trƒnsito, como orienta‡äes sobre placas, faixas, mÆos-de-dire‡Æo, seguran‡a do condutor, comportamento, uso do cinto, respeito aos limites de velocidade e demais normas e sinaliza‡äes. Com uma abordagem pedag¢gica in‚dita, o programa insere nas crian‡as um conceito da constru‡Æo de valores e conscientiza‡Æo, tanto social como ambiental.

Ainda com foco na educa‡Æo no trƒnsito, a institui‡Æo tamb‚m desenvolve no Brasil o Educa‡Æo Vi ria ‚ Vital, um projeto elaborado pela entidade que visa transmitir aos estudantes as normas de educa‡Æo vi ria e a importƒncia de medidas que podem reduzir os acidentes nas ruas e estradas do pa¡s. Voltado …s crian‡as, a campanha j  levou a mais de cinco milhäes de jovens, das escolas das redes estadual e municipal dos Estados de SÆo Paulo e do MaranhÆo, conceitos de educa‡Æo no trƒnsito, fazendo com que fossem implantadas a‡äes que proporcionassem melhorias nas vias de circula‡Æo, tornando-as mais seguras.

Publicidade

De acordo com a superintendente da Funda‡Æo MAPFRE no Brasil, F tima Lima, os acidentes de trƒnsito se tornaram um dos principais problemas em todo o mundo e atividades como as que vˆm sendo desenvolvidas sÆo muito importantes para mostrar aos condutores que muitas das fatalidades podem ser evitadas. “Na maioria das a‡äes da Funda‡Æo tentamos mostrar …s crian‡as, os futuros motoristas do amanhÆ, que podemos viver numa sociedade cada vez melhor e que a vida de cada ser humano ‚ preciosa”, comenta. Ainda segundo a executiva, “o objetivo ‚ ensinar aos jovens que o cuidado e o respeito ao pr¢ximo sÆo questäes fundamentais para a seguran‡a no trƒnsito”, finaliza.

Nesta Semana Nacional do Trƒnsito, o Projeto itinerante Na Pista Certa estar  … disposi‡Æo da popula‡Æo da cidade de SÆo Paulo, de 19 a 26 setembro, das 10h …s 16h, no Parque Villa Lobos, localizado … avenida professor Fonseca Rodrigues, 1655 – Pinheiros.

O Programa de Seguran‡a Vi ria est  atendendo gratuitamente os condutores de Goiƒnia. A a‡Æo ser  efetuada de ter‡a a s bado, das 9h …s 18h, em duas datas: de 18 a 22 de setembro, na avenida Laudelino Gomes, esquina com a rua S-3 – setor Bela Vista (no final da avenida 85) e de 25 de setembro a 03 de outubro, na Pra‡a Nova Su¡‡a.

J  o projeto Educa‡Æo Vi ria ‚ Vital vem sendo efetuado nas escolas das redes estadual e municipal dos Estados de SÆo Paulo, MaranhÆo e Rio Grande do Norte, onde conta com o apoio das Secretarias de Educa‡Æo destes Estados.

Publicidade

*Dados fornecidos pela Fundacion MAPFRE Espanha – www.fundacionmapfre.com