Publicidade

Esta semana, a coluna Responsabilidade Social e tica, do jornalista Engel Paschoal, fala do Instituto Gabi e da ONG Dias Melhores – Instituto de Cidadania e Justi‡a, que foram criadas pelos pais de duas jovens v¡timas fatais do trƒnsito.

Gabriele tinha seis anos quando morreu em SÆo Paulo, SP, em fevereiro de 2001. Em outubro daquele ano, os pais dela, Francisco e Iracema Barreto Sogari, lan‡aram o Instituto Gabriele Barreto Sogari, ou simplesmente Instituto Gabi. O Instituto ‚ um centro de apoio e convivˆncia para portadores de necessidades especiais e familiares deles.

Bruna completaria 17 anos em 16 de outubro passado. Em vez de uma festa de anivers rio, os pais dela, Gilberto e M rcia Gaeski, lan‡aram, junto com um grupo de advogados volunt rios de Curitiba, PR, a ONG Dias Melhores – Instituto de Cidadania e Justi‡a. Bruna faleceu v¡tima do trƒnsito em Pi‡arras, SC, dia 1§ de janeiro de 2004. O nome Instituto Dias Melhores foi inspirado na can‡Æo do conjunto mineiro Jota Quest, do qual Bruna era fÆ. A ONG d  educa‡Æo, apoio e assistˆncia jur¡dica gratuita …s v¡timas de acidentes e delitos de trƒnsito.

Gabi e Bruna infelizmente fazem parte do 1,2 milhÆo de pessoas que morrem todo ano em acidentes de trƒnsito, segundo a OMS – Organiza‡Æo Mundial da Sa£de. Por isso, a OMS lan‡ou, junto com a ONU – Organiza‡Æo das Na‡äes Unidas, uma campanha mundial pela seguran‡a no trƒnsito. Esses acidentes, al‚m de serem a principal causa de mortes violentas no mundo, ainda sÆo respons veis por 50 milhäes de feridos, muitos deles com seqelas para sempre. Pa¡ses pobres ou em desenvolvimento, como o Brasil, respondem por 85% dessas mortes.

Publicidade

O jornalista Engel Paschoal, respons vel pela coluna, realiza cursos e palestras sobre Responsabilidade Social. A coluna Responsabilidade Social e tica tem o apoio do Instituto Ethos e ‚ publicada em jornais, al‚m dos sites www.aclimacaosp.com.br, www.wmulher.com.br (Canal Trabalho & Companhia) e www.megabrasil.com.br