Publicidade
Foto: Como transportar sua moto - Bitenca

Foto: Como transportar sua moto - Bitenca

Prezado Bitenca pretendo adquirir uma motocicleta para off-road e possuo um grande problema com o transporte. Não tenho como adquirir uma caminhonete nem espaço na garagem para uma carreta. Mas, em pesquisa pela internet, descobri um sistema que, conectado no engate do meu veículo, a transporta com a roda dianteira suspensa, fabricada pela empresa Transmoto. Assim, gostaria da sua confiável opinião acerca da viabilidade do mecanismo. Grato pela atenção e pelas úteis informações. Júlio César, 26, Curitiba, PR

R: Não arriscaria Julio.
Você vai ter um desgaste excessivo do rolamento da roda e do pneu traseiro da moto, ainda mais se for off-road.
A forma de fixação nas bengalas pode provocar um problema na caixa de direção e por último, você vai querer tirar a corrente para não desgastar o pneu e o câmbio, mas se sua corrente for sem emenda (o que seria muito melhor) isso será impossível. Procure uma carretinha ou melhor ainda uma pick-up. Compensa arranjar um lugar para guardá-la. Abraços,


Gostaria de saber quantos por cento a injeção eletronica proporciona de economia de combustivel.
Caio, 21, Passos, MG

Publicidade

Foto: consumo e performance, Nao dá para ter tudo - Bitenca

Foto: consumo e performance, Nao dá para ter tudo - Bitenca

Não existe parâmetros fixos para esse tipo de medição Caio. Pode variar muito, até pela qualidade do ajuste e características do sistema. Uma moto carburada pode até ser mais econômica do que uma injetada, principalmente se for desenvolvida para competição.
São muitas as características a analisar para determinar uma forma de comparação. Mesmo assim, cada caso seria um caso, de características completamente diferentes.

Obrigado pelas respostas Bittenca, fiquei surpreso ao saber que uma moto carburada pode ser mais economica que a injetada, vou procurar saber mais sobre o assunto, é que acabei de comprar uma CB300 e me disseram que ela faria uns 27km com um litro mais não está fazendo, também não achei ela muito veloz dai minha ideia de trocar o escapamento ou pistão, mais pelo que me respondeu acho que num da para aumentar a velocidade dela não né, ou dá? C tiver como me de umas dicas ai.

Olá Caio.
O que eu disse é que num caso extremo, dependendo do uso a que for destinado o motor, etc. um carburador PODE ser mais economico que um sistema injetado. Na maioria das vezes não é, principalmente porque os recursos que a injeção oferece aos engenheiros são muito maiores e para um modelo de rua e a questão economia e emissões são primordiais no desenvolvimento. Isso é mais importante do que a performance pura. Se alguma aplicação de injeção eletrônica específicamente para competição for substituir um carburador feito para ser econômico, esta fatalmente terá um consumo maior.
Se você acha que sua CB300 pode ser mais econômica, verifique na concessionária se existe algum defeito nela. Caso contrário, se estiver tudo bem, veja se a sua maneira de tocar está provocando aumento de consumo. Acelerar ao máximo toda vez que arranca, usar as marchas todas até a rotação máxima ou perto disso, freio ao extremo e aceleração máxima aumenta o desgaste de todo sistema e a economia fica prejudicada.
Outro motivo: Pode ser que o seu motor ainda tenha alguns Km a fazer para amaciar. Não sei se é esse o caso, seu mecânico pode lhe informar melhor.
Pelo que estou entendendo você gosta de uma moto rápida né? Pois bem, a CB 300 é um modelo street que procura oferecer um pouco de tudo com bastante economia e adaptabilidade aos pilotos. Não é uma moto esportiva e toda ação que você fizer nesse sentido, com a excessão da simples troca da ponteira do escapamento, vai ter a contrapartida, perde em algum outro quesito. Mesmo se trocar o escape as emissões e o consumo aumentam e o ganho em velocidade final e aceleração será limitado por outros motivos. Melhor procurar uma outra moto que se adapte melhor às suas necessidades.
Uma pequena esportiva como a Kawasaki Ninja 250 ou a Comet 250 GTR pode lhe fazer a cabeça.
Abraços,

Publicidade