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O tigre está acordando. Em momentos de crise é que se encontram as melhores oportunidades. O mercado brasileiro se retrai com problemas na economia e isso tira o poder de compra dos brasileiros. Contudo, a Traxx acha que essa é uma boa oportunidade para lançar seus quatro novos produtos e avançar nas vendas também em outros estados do Brasil, além dos da região Nordeste.

Com preço competitivo, produtos que atendem aos anseios dos motociclistas, trazendo qualidades e características não encontradas nas motos da concorrência, os executivos da Traxx esperam ampliar sua área de atuação para os estados das regiões Sul e Sudeste. A empresa claramente modernizou seu portfólio para poder dar esse passo, já que as motocicletas que vendem bem no Nordeste – leia-se os ciclomotores e as motos de até 100 cc, até hoje não foram bem aceitas pelo mercado nas regiões Sul e Sudeste.

Os quatro novos modelos que vêm para concorrer com as grandes marcas no Sul e Sudeste

Os quatro novos modelos que vêm para concorrer com as grandes marcas no Sul e Sudeste

Mas afinal, quem é a Traxx? A Moto Traxx da Amazônia é uma empresa que faz parte do China South Industries Group (CSIG). Com sede em Pequim, o grupo reúne mais de 70 empresas que atuam em vários segmentos, como produção de equipamentos especiais, fotoeletricidade, aços especiais, medicina, energia, máquinas de petróleo, aparelhos de combate a incêndio, miniveículos, automóveis e motocicletas, segmento onde é líder de mercado na China.

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Fábrica da Traxx em Manaus

Fábrica da Traxx em Manaus (AM)

O fato de a empresa no Brasil ser gerida pela própria matriz chinesa da marca é muito representativo. Para o consumidor, isso é decisivo pois não se trata de mais um empreendimento de algum investidor que viu uma oportunidade para importar, montar e vender motocicletas no Brasil e, ao primeiro problema, fechar as portas e deixar o consumidor na mão. Apesar da operação ainda pequena e da pouca presença nos mercados mais importantes, percebe-se claramente que a Traxx está no Brasil para ficar e crescer.

Fernando Zhang, diretor comercial da Traxx: "O governo chinês se interessa pelo  Brasil, temos a intenção de financiar a construção de portos e ferrovias para uma infraestrutura que barateie o transporte entre os nossos países. Hoje, fica mais barato trazer as motos da China para o sul-sudeste do que de Manaus."

Fernando Zhang, diretor comercial da Traxx: “O governo chinês se interessa pelo  Brasil, temos a intenção de financiar a construção de portos e ferrovias para uma infraestrutura que barateie o transporte entre os nossos países. Hoje, fica mais barato trazer as motos da China para o sul-sudeste do que de Manaus.”

Na definição do diretor comercial da empresa, Fernando Zhang, a Traxx é como o bambu chinês, que antes de subir com seu caule, desenvolve bem suas raízes e assim, com a flexibilidade de seu corpo aliada à firmeza de suas raízes, cresce com grande resistência e suporta as maiores intempéries. “Assim vem crescendo a Moto Traxx da Amazônia durante esses oito anos no Brasil, diz Zhang.

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Teste final na linha de montagem em Manaus

Teste final na linha de montagem em Manaus

A empresa implantou-se inicialmente em Fortaleza (CE) por causa da nova infraestrutura portuária que se foi feita naquela capital na época da sua fundação. Assim, expandiu sua atuação no mercado a partir da capital cearense. Pensando na necessidade de lançar novos produtos, a Traxx aderiu ao Polo Industrial de Manaus (PIM) onde implantou sua fábrica. Com 7.000 m² de área construída e um espaço total de 53.000 m², a fábrica inaugurada em dezembro de 2007  tem capacidade para produzir 100 mil motos por ano e a produção atual ocupa cerca de 25% disso. Em 2014, a Traxx produziu 21.715 motos (dados da Abraciclo).

Com capacidade de 100 mil motos por ano a linha de montagem veio importada da China

Com capacidade de 100 mil motos por ano a linha de montagem veio importada da China

A sede administrativa é em Fortaleza (CE), tem área de 5.000 m² e abriga os departamentos de administração, pós-venda e marketing. Estão lá também o centro de treinamento de revendas e sua central de distribuição de peças. O estoque de peças da Traxx ocupa uma área de 4.000 m² com seu sistema de gerenciamento WMS (Warehouse Management System) que roteiriza o pedido e aperfeiçoa a busca por cada peça solicitada. Via código de barras, cada um dos 5.000 itens é codificado e identificado para sua referência junto ao mercado.

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Portfolio de produtos da Traxx

Portfolio de produtos da Traxx – Os quatro novos lançamentos para concorrer no mercado do Sudeste

A estrutura existe e está bem preparada para aproveitar as oportunidades. Após 8 anos atuando no mercado brasileiro praticamente somente na região Nordeste, a Traxx encara a partir de agora o desafio de participar também dos mercado do resto do País. E para isso apresentou seus 4 novos modelos, um deles já conhecido e avaliado por Motonline, a Traxx Fly 250. Há mais uma trail, a Fly 150, e duas street da família TSS (Traxx Street Sport), a TSS 250 e a TSS 150.

TSS 150, a caçula da nova Linha Traxx Street Sport

TSS 150, a caçula da nova Linha Traxx Street Sport

A TSS 150 é a irmã caçula da linha Traxx Street Sport. O modelo de entrada da linha é voltado principalmente para o público que utiliza a moto no dia-a-dia e como instrumento de trabalho, precisando de potência suficiente e que garanta agilidade nos labirintos das grandes cidades. Seu motor é carburado e de fácil manuntenção. A TSS 150 tem câmbio de 5 velocidades, rodas de liga leve pintadas de preto e 18 polegadas, que formam um bom conjunto com as carenagens da lateral do tanque e os grafismos, garantindo um visual urbano e jovem.

O painel segue a tendência atual, com conta-giros analógico e demais informações concentradas no visor digital. O assento tem dois níveis, alças para garupa e pedaleiras suspensas em suportes de alumínio. O preço é o grande diferencial, abaixo do mercado, com dois anos de garantia de fábrica. Está disponível nas versões preta, vermelha ou branca ao preço sugerido de R$5.999,00, mas pode variar de acordo com a região.

TSS 250, a Street Sport 250 da Traxx

TSS 250, a Street Sport 250 da Traxx

A TSS 250 é a que inaugura a entrada da família Trax Street Sport no mercado brasileiro. Mostrada no Salão das Duas Rodas em 2013 com o nome de TRS 250, ela é uma moto com forte apelo estético. Une potência, tecnologia e design para conquistar os consumidores que procuram agilidade, resistência, beleza e economia a um preço justo. Ela vem com piscas dianteiros integrados à carenagem, lâmpadas em LED, pintura bicolor, escapamento cônico e aros pretos formam um conjunto com visual forte e esportivo.

O motor é monocilindro, com injeção eletrônica, OHC, com câmbio de seis marchas que oferece boa aceleração e velocidade final compatível. O painel privilegia o visual do conta-giros analógico com uma tela em cristal líquido com as demais informações, como velocidade instantânea, distância percorrida, relógio, nível de combustível e marcha em uso. Como é a tradição de produtos chineses (carros também), o preço fica abaixo da média do mercado. Dois anos de garantia de fábrica complementam os diferenciais desse lançamento da Traxx, que vem com a intenção de se firmar como o melhor custo-benefício da categoria. A TSS 250 está disponível nas cores vermelha e preta e o preço sugerido pela fábrica é de R$9.590,00, mas pode haver variações de acordo com a região.

Fly 150 é a opção mais accessível da linha Trail da Traxx

Fly 150 é a opção mais accessível da linha Trail da Traxx

A FLY 150 representa a opção mais acessível da linha Trail da Traxx. O mesmo chassi de sua irmã maior, traz os mesmos mimos em termos de design e de tecnologia. Piscas e lanternas em LED, freios a disco nas duas rodas, proteção do escapamento em alumínio fosco e bagageiro com alças para o garupa contribuem para o visual esportivo e atual. O motor 150cc é o mesmo que equipa a TSS 150. Robusto e com respostas rápidas, bom torque e fácil manutenção.

O painel é misto, com indicador de nível de combustível, indicador de reserva no tanque de combustível e de marcha engatada, os tradicionais hodômetro parcial e total com o velocímetro analógico. Como todos os quatro modelos, a partida é elétrica e a chave de ignição tem bloqueio magnético. Nesse modelo a Traxx também inclui a garantia de dois anos, exclusividade da marca. O lançamento está previsto para junho e as cores vermelha e preta estarão disponíveis pelo preço de R$7.299,00. A terceira cor, branca, virá mais adiante.

FLY 250 concorre com as 150 - 160 de outras marcas e pelo custo-benefício, leva vantagem

FLY 250 concorre com as 150 – 160 de outras marcas e pelo custo-benefício, leva vantagem

A FLY 250 veio com mais versatilidade e resistência. O modelo FLY recebeu maior cilindrada para 2015 e o design impressiona com, os piscas integrados nas carenagens, lâmpadas LED, painel analógico-digital com todas as informações necessárias como indicador de marcha em uso, nível de combustível, tacômetro digital, etc. A suspensão dianteira é invertida e a suspensão traseira com link. Com injeção eletrônica, a FLY 250 chega no mercado para brigar com os modelos de 150cc, 160cc dos concorrentes tornando-se um modelo mais potente e menos assediado para roubos. Leia o teste completo do Motonline. O câmbio de seis marchas se integra com as características de torque e potência do motor de forma mais positiva do que a concorrência. Sua maior cilindrada proporciona uma performance superior, sem abusar do consumo. Ela está disponível nas cores vermelha e preta, pelo preço de R$9.390,00.

Com essa linha de produtos, a Traxx se prepara para participar da concorrência mais acirrada do mercado brasileiro, no Sul e Sudeste do País. Preço, qualidade e produtos eles já têm. Falta ainda implantar uma boa rede de revendedores para garantir o pós-venda ao nível desejado pelo consumidor brasileiro. Segundo afirmam os executivos da Traxx, esse processo está em curso. Ao contrário das outras marcas de motocicletas no Brasil, a Traxx não obriga que o investidor tenha o setor de serviços e peças exclusivo.

Isso pode representar um facilitador aos investidores que desejam vender motos da marca, mas não querem perder sua clientela de oficina. Com a Traxx, eles podem prestar serviços de mecânica e vender peças de outras marcas. A explicação para essa política vem do diretor Zhang: “A comparação dos preços de peças e serviços é benéfica para as vendas das motos novas da Traxx” explica. O tempo dirá se a ideia funcionou. Mas que é uma novidade interessante e que pode fazer diferença nos negócios, isso não dá pra negar. Finalmente, algo novo no nosso combalido mercado de motocicletas.

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.