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Termina no dia 27 de abril, o prazo para as empresas interessadas nos projetos “Trem de Guarulhos” e “Expresso Aeroporto” encaminharem suas propostas.

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), juntamente com CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e a Companhia Paulista de Parcerias (CPP) farÆo a an lise.

V rias empresas do Brasil e exterior j  manifestaram interesse em desenvolver estudos t‚cnicos, econ“micos e financeiros para modelagem de uma parceria p£blico-privada (PPP), visando … implanta‡Æo dos dois projetos. Al‚m disso, mais de 130 solicita‡äes de esclarecimentos foram respondidas pela ComissÆo de Recebimento e Avalia‡Æo dos Estudos e estÆo dispon¡veis no site www.stm.sp.gov.br.

Ap¢s a an lise dos estudos e a defini‡Æo das regras dessa PPP, a CPTM preparar  o edital de concorrˆncia p£blica e terÆo in¡cio as Audiˆncias P£blicas, com previsÆo de publica‡Æo neste ano. A assinatura do contrato est  prevista para acontecer entre o fim de 2007 e in¡cio de 2008 e a conclusÆo das obras at‚ 2010.

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Liga‡Æo r pida – O projeto “Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto” interligar  as duas maiores cidades do Estado, SÆo Paulo e Guarulhos, aproveitando parte da faixa ferrovi ria da CPTM, com servi‡os diferenciados. No primeiro caso, ser  criado um sistema de alta capacidade que se integrar  com a rede metroferrovi ria atual e atender  uma demanda di ria inicial de 106 mil usu rios, com tempo de deslocamento de 15 minutos entre suas trˆs esta‡äes previstas.

Uma delas ser  constru¡da pr¢xima ao Conjunto Habitacional Zezinho MagalhÆes – CECAP, em Guarulhos. A segunda, intermedi ria, ‚ a Esta‡Æo Engenheiro Goulart, j  em opera‡Æo na Linha F (Br s – Calmon Viana). A Esta‡Æo Br s funcionar  como terminal, onde serÆo constru¡das plataformas para receber os futuros passageiros e permitir o acesso gratuito ao Metr“.

J  o “Expresso Aeroporto” est  associado … liga‡Æo do Aeroporto Internacional de SÆo Paulo – Governador Andr‚ Franco Montoro, localizado no bairro de Cumbica em Guarulhos, ao centro de SÆo Paulo. O servi‡o ser  implementado em novas vias, com tempo de viagem estimado em 20 minutos em 31 km de extensÆo. A velocidade comercial poder  superar os 100 km/h, muito competitiva se comparada a de outros meios de transporte.

Duas esta‡äes terminais (uma localizada entre Barra Funda ou J£lio Prestes e outra no aeroporto) serÆo constru¡das especificamente para o servi‡o (non stop). Estima-se para o in¡cio da opera‡Æo, o n£mero m‚dio de 20 mil usu rios/dia, entre viajantes, acompanhantes e funcion rios. A previsÆo de intervalos entre os trens ‚ de 12 minutos, com redu‡Æo para 6 minutos ao longo do per¡odo de concessÆo do projeto.

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Essas esta‡äes deverÆo funcionar como terminais aeroportu rios com plataformas exclusivas e balcäes das companhias a‚reas, podendo ser realizados “check-in” de passageiros com entrega de cartÆo de embarque e despacho de bagagem. Equipamentos como os existentes nos mais modernos aeroportos do mundo: escadas e esteiras rolantes, amplos estacionamentos, “shopping” e remessa de encomendas, poderÆo ser considerados no projeto.