Publicidade

Trinta anos de BMW Driver Training: responsabilidade e segurança com tradição(a)

Munich – 30 anos de BMW Driver Training e, portanto, 30 anos de ensino de dire‡Æo defensiva e segura.

O BMW Group festejou este importante anivers rio em 16 de maio de 2007, organizando um evento especial no centro de cursos de dire‡Æo da BMW, no aeroporto de Munique. Entretanto, os cursos da BMW come‡aram, na realidade, em 22 de abril de 1977.

Neste dia, um grupo de clientes realizou uma s‚rie de manobras de treinamento a bordo de um BMW 320i. A BMW foi uma das fabricantes de autom¢veis pioneira em oferecer a seus clientes a possibilidade de otimizar suas habilidades ao volante. O Dr. Klaus Draeger, membro da junta diretiva da BMW AG, se expressa com as seguintes palavras sobre o assunto: “H  trˆs d‚cadas, entendeu-se no BMW Group que nÆo basta desenvolver autom¢veis esportivos e dinƒmicos. Sendo uma empresa consciente de suas responsabilidades, tamb‚m nos preocupamos em transmitir conhecimentos necess rios para aprimorar o dom¡nio ao volante”.

Publicidade

Al‚m dos cursos de dire‡Æo da BMW, o BMW Group oferece cursos de dire‡Æo para o MINI e para motocicletas BMW. A frota de ve¡culos utilizada nos cursos inclui, entretanto, mais de 250 autom¢veis e 100 motocicletas, quantidade necess ria para levar ao fim os mais de 40 cursos diferentes existentes no mercado. Apenas na Alemanha se organizaram em torno de 1.000 eventos durante 2006, nos quais participaram aproximadamente 18.000 pessoas, entre homens e mulheres. Desde 1997 j  participaram mais de 200.000 pessoas.

Instrutores muito competentes
O BMW Group – Driver Training se transformou em uma marca, sin“nimo de cursos de n¡veis escalonados, proveitosos tanto para novatos como para condutores experientes. Nestes cursos se realizam exerc¡cios sistem ticos de condu‡Æo de acordo com os mais recentes resultados de pesquisas cient¡ficas. SÆo mais de 120 instrutores, experientes pilotos de provas, engenheiros e especialistas em desenvolvimento de autom¢veis, os quais, em muitos casos, estiveram presentes durante muitos anos na competi‡Æo automobil¡stica, al‚m de disporem de conhecimentos t‚cnicos e faculdades did ticas. O piloto finlandˆs Rauno Aaltonen, uma lenda do mundo dos rallyes, foi o primeiro instrutor chefe dos cursos de dire‡Æo da BMW, em 1977. Desde entÆo, a equipe de instrutores contou com a presen‡a de pilotos profissionais, entre eles Marc Surer e Claudia Hrtgen.

Constante atualiza‡Æo
Assim como os ve¡culos e motocicletas do BMW Group sÆo objetos de desenvolvimento constante, tamb‚m o conte£do dos cursos ‚ atualizado continuamente. H  30 anos nÆo se conheciam os sistemas de assistˆncia ao condutor, que, na atualidade, contribuem para o dom¡nio seguro do ve¡culo. Hoje em dia, subentende-se que os exerc¡cios de dire‡Æo levem em conta fun‡äes importantes como o ABS e o controle dinƒmico de estabilidade (DSC).

Outros temas foram mantidos inalterados durante as trˆs £ltimas d‚cadas. A meta de todos os cursos foi e segue sendo a compreensÆo da teoria dos fatores t‚cnicos e f¡sicos que incidem na condu‡Æo, al‚m da aplica‡Æo pr tica destes conhecimentos te¢ricos nos exerc¡cios de dire‡Æo, com objetivo de conseguir com que o condutor domine seu ve¡culo com seguran‡a, tamb‚m em situa‡äes exigentes.

Publicidade

Prioridade: o ser humano
Aproximadamente 95% dos acidentes se devem a erros humanos. Segundo a pesquisa realizada a respeito, demonstrou-se que cada condutor tem 9 acidentes em sua vida. A cada cinco anos se envolve em um acidente sem haver provocado e, a cada nove anos, o mesmo provoca um acidente. Este ‚ precisamente o ponto de partida dos cursos de dire‡Æo da BMW, que tˆm a finalidade de conseguir com que o motorista otimize suas rea‡äes em situa‡äes cr¡ticas. Os cursos sempre visam a seguran‡a das pessoas.

Somados aos sistemas de seguran‡a e de assistˆncia ao condutor, ‚ importante que os participantes dirijam de forma mais segura e que, portanto, contribuam para aumentar o n¡vel de seguran‡a no trƒnsito. Trata-se de uma oferta £til individualmente, mas que tamb‚m serve para a coletividade. Frank Isenberg, Diretor do BMW Group – Driver Training, indica: “Pelas muitas cartas pessoais que temos recebido, sabemos que quem participou dos nossos cursos e, portanto, aumentaram suas habilidades ao volante, foram capazes de evitar acidentes. Supondo que cada participante do curso tenha sofrido um s¢ acidente durante sua vida como condutor, j  alcan‡ar¡amos muito”.