Publicidade

A Triumph amplia sua linha de motocicletas no segmento cruiser (custom para alguns) que já conta com a Thunderbird Storm e Rocket III Roadster e agora recebe a Thunderbird Commander, apresentada mundialmente em 2013. Em relação à Thunderbird Storm, a nova Commander traz mais elementos cromados, o banco mais confortável e novo pneu mais largo na dianteira, com o mesmo motor – T16, de 1.699 cc.

Estilo em qualquer ambiente

Estilo em qualquer ambiente

Uma das características mais marcantes do novo modelo é o seu visual imponente e vigoroso, que chama a atenção em qualquer condição. Muito mais do que uma questão de estilo, a Commander supera as elevadas expectativas da categoria cruiser graças ao seu potente motor, ao chassi refinado e à uma posição de pilotagem ampla e confortável.

Publicidade
Commander aumenta a família de moto cruiser (custom) da marca inglesa

Commander aumenta a família de moto cruiser (custom) da marca inglesa

A Commander procura valorizar o conceito cruiser com características que normalmente não são associados ao segmento, como conforto e praticidade. O banco da motocicleta foi remodelado e passou a contar com o dobro da espessura de espuma do que o utilizado na versão Storm. O banco também foi especialmente moldado com laterais maiores e alargadas e conta com um suporte lombar para fornecer conforto máximo até mesmo no final de um longo dia de pilotagem. O material de revestimento tem elasticidade para que ele “ceda” conforme o banco se comprime, mantendo a forma ideal e reduzindo pontos de pressão desconfortáveis.

Conforto é um dos destaques

Conforto é um dos destaques

Apesar das mudanças no banco da Commander, ela mantém a altura baixa do banco, seguindo a linha tradicional de uma autêntica cruiser e garantindo que o modelo seja acessível a uma gama maior de pilotos de diferentes estaturas. A moto tem novo design na sua estrutura juntamente com uma geometria de direção revisada para acomodar os novos pneus mais largos. A Thunderbird Commander utiliza o propulsor com dois cilindros paralelos que é utilizado na versão Storm. Equipado com um par de pistões forjados, duplo comando, oito válvulas e 270° graus de intervalo de ignição, este motor produz 93,8 cv de potência (a 5.400 rpm) e 15,3 kgf.m de torque a 3.550 rpm.

Publicidade
Moto mescla valores ingleses para o estilo americano

Moto mescla valores ingleses para o estilo americano

O câmbio de seis marchas e a transmissão final do conjunto por correia dentada são decisivos para o bom desempenho do conjunto e para garantir menos manutenção e vida mais longa ao equipamento. A Triumph Commander teve um trabalho especial dedicado ao ronco do motor e o modelo conta com um sistema de escape desenvolvido para este fim. No visual do conjunto, destaque para o par de tubos coletores amplos que sai dos cilindros com um corte simples, antes que estes se dobrem em direção aos silenciadores. Além disso, as aletas usinadas e a tampa cromada instaladas junto à caixa de motor também oferecem um certo charme ao modelo.

Ao preço de R$53.900,00, o modelo tem uma infinidade de acessórios para customização

Ao preço de R$53.900,00, o modelo tem uma infinidade de acessórios para customização

O estilo também é reforçado pelos garfos de aço inoxidável polido, faróis duplos tradicionais da marca e conjunto de lanterna e indicadores traseiros em LED. Também contribui para o aspecto robusto da moto as rodas de 17 polegadas na traseira e na dianteira. A Thunderbird Commander tem seu chassi construído com uma nova estrutura central de tubos de aço que resulta numa geometria otimizada para manter características de direção consistentes e controláveis.

Publicidade

Nas suspensões o modelo apresenta na dianteira garfo Showa com tubos de 47 mm de diâmetro e dois amortecedores Showa com pré-carga ajustável em cinco posições e molas de elasticidade dupla na traseira. No sistema de frenagem, pinças de freio Nissin de quatro pistões e discos duplos flutuantes de 310 mm na dianteira, com pinça de freio Brembo de dois pistões e disco fixo de 310 mm na traseira. O sistema ABS é item de série.

Estilo se destaca e os faróis duplos são uma das identidades da moto e da marca

Estilo se destaca e os faróis duplos são uma das identidades da moto e da marca

A distribuição de peso do motor dois cilindros em linha paralelos foi planejada para que o centro de gravidade da motocicleta seja mais adiantado e abaixo dos joelhos do motociclista, garantindo à Commander uma inclinação suave e equilibrada nas curvas. As pedaleiras de alumínio cromado e o guidão oferecem uma posição de pilotagem natural, enquanto o chicote elétrico foi embutido dentro das barras para proporcionar um visual mais limpo e de acabamento superior à motocicleta.

Duas cores disponíveis

Duas cores disponíveis

A Triumph Thunderbird conta ainda com imobilizador de chave codificado, painel de instrumentos montado sobre o tanque e que traz velocímetro analógico clássico, medidor de combustível e uma tela de LCD com informações como autonomia, hodômetro, relógio – tudo com fácil acesso ao piloto. Como uma atração da Thunderbird Commander e característica do estilo, a Triumph coloca à disposição uma série de equipamentos e acessórios para permitir ao comprador a customização da moto ao gosto pessoal do piloto

“A nova Thunderbird Commander reforça a nossa marca neste mercado e amplia as opções com a Commander que alia tradição e tecnologia”, explica Fernando Filie, gerente de Marketing da Triumph Motorcycles Brazil. A motocicleta chega às 12 concessionárias Triumph com preço sugerido de R$ 53.900,00 e em duas opções de cores: Crimson Sunset Red/Lava Red e Phantom Black/Storm Grey.

Ficha Técnica Triumph Commander

Ficha Técnica Triumph Commander

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.