Publicidade

Nova Tiger Sport foi mostrada nessa última quinta feira, dia 13 de outubro pela Triumph. Foram muitas alterações no motor e na eletrônica que implicam em mais esportividade no melhor estilo Big Trail. Nesse caso uma moto para asfalto, com grande potencial para turismo sem abrir mão da esportividade. Aliás, o motor que equipa essa moto é o mesmo que está na Speed Triple R, simplesmente um míssil.

A incorporação de diversas tecnologias sofisticadas com foco no piloto, vem para proporcionar maior conforto, um novo sistema de escapamento colabora com o desempenho e mudanças no visual. O modelo começa a chegar às concessionárias a partir de 13 de outubro, ao preço de R$ 52.990,00.
Ela se propõe à locomoção cotidiana para o trabalho ou a uma aventura de final de semana. A nova Triumph Tiger Sport é uma motocicleta desenvolvida para todos os momentos.

No motor, a sua câmara de combustão foi completamente remodelada para otimizar a entrega de torque e potência e, também, reduzir o consumo de combustível.
O novo escapamento, de fluxo mais livre, não só tem um som mais rico, mas ainda contribui para uma maior economia de combustível. O novo acelerador eletrônico Ride-by-Wire garante respostas instantâneas, permitindo ao seu piloto aproveitar ao máximo a performance do seu motor de três cilindros em qualquer condição, seja em longas estradas ou em deslocamentos diários pela cidade.

Publicidade

Grande atenção também recebeu a suspensão. A frente (Showa) agora é totalmente ajustável, na pré carga, compressão e retorno.

A nova Tiger Sport também se destaca pela utilização da última geração da ECU (Unidade Eletrônica de Controle), que atua junto com o acelerador eletrônico Ride-byWire. O controle de tração sempre disponível, adiciona praticidade com os Modos de Pilotagem. São três opções à disposição do piloto: “Chuva”, “Estrada” e “Sport”, cada uma delas desenvolvida para oferecer o máximo em desempenho, conforto e controle nessas situações.
O modo “Sport”, por exemplo, permite que o piloto explore de forma total a personalidade e o arranque do motor três cilindros, enquanto o modo “Chuva” suaviza e reduz a entrega total de potência.

A embreagem conta com o sistema slip-assist para reduzir o esforço do piloto ao acioná-la, tanto em trajetos dentro da cidade quanto em aventuras de longa distância. Com isso, é diminuído o cansaço do motociclista durante a pilotagem. Outra característica desse sistema é o deslizamento para manter tração da roda traseira nas reduções mais fortes, ao se abaixar as marchas e é acoplado a uma caixa de seis velocidades de forma que permite que o piloto utilize o máximo de potência disponível, proporcionando uma relação confortável em jornadas de longa distância. Para completar o conjunto de equipamentos originais de auxílio ao piloto, incluiu-se um painel de instrumentos totalmente novo, com um computador de bordo que proporciona acesso claro a todas as informações necessárias, com o benefício de navegação simples, com o botão no punho esquerdo.

São duas as novas pinturas disponíveis, o preto fosco com detalhes em amarelo ou prata brilhante com inserções em vermelho, a Tiger Sport está mais atraente.  O sistema da suspensão traseira monobraço tem um acabamento limpo e completa o visual com as novas tampas do motor, novos espelhos e rodas com acabamento diferenciado.   O conforto do piloto atinge um novo nível, pedais de apoio mais aderentes, para-brisa ajustável manualmente e protetores de mão como item de série.  O design do novo para-brisa oferece proteção superior contra o vento, desviando o ar para longe do piloto e do garupa, sem comprometer a esportividade da motocicleta.

Publicidade

Ficha técnica Triumph Tiger Sport 2017

MOTOR

Tipo Arrefecimento a líquido, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha
Cilindrada 1.050 cc
 Diâmetro x Curso 79 mm x 71,4 mm
Exaustão 3 em 1 de aço inoxidável, escapamento lateral em aço inoxidável
Potência máxima 126 cv a 9.475 rpm
Torque máximo 106 Nm a 7.000 rpm
Alimentação Injeção eletrônica multiponto sequencial com SAI
Capacidade de óleo 3,6 litros

TRANSMISSÃO

Câmbio Seis marchas
Embreagem Multiplos discos em banho de óleo – acionamento mecanicamente assistido / deslizante nas reduções
Transmissão final Corrente selada com X ring

CHASSI

Tipo Barras de alumínio com longarina dupla
Balança traseira Unilateral, liga de alumínio  com ajuste excêntrico da corrente
Roda dianteira Liga de alumínio, multirraios, 17 x 3,5 polegadas
Roda traseira Liga de alumínio, multirraios, 17 x 5,5 polegadas
Pneu dianteiro 120/70 ZR17
Pneu traseiro 180/55 ZR17
Suspensão dianteira Garfos invertidos Showa de 43 mm, com regulagem de pré-carga, retorno e compressão, 140 mm de curso
Suspensão traseira Amortecedor Monoshock com regulagem de pré-carga e retorno, 155 mm de curso da roda traseira
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes de 320 mm,  pinças radiais Nissin de 4 pistões
Freio traseiro Disco único de 225 mm, pinça Nissin de 2 pistões

INSTRUMENTOS

Funções Pacote de instrumentos multifuncional em LCD com velocímetro digital, 3 modos de pilotagem, controle de tração comutável, computador de bordo, tacômetro analógico, relógio, medidor de combustível,  autonomia, pisca alerta, botão de navegação do painel no guidão, pronto para TPMS (Tire Pressure Monitoring System)

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Capacidade do tanque de combustível 20 litros
Comprimento 2.150 mm
Largura 850 mm
Altura (sem espelhos retrovisores) 1.330 mm (1.385 mm com o parabrisa na posição mais alta)
Altura do assento 830 mm
Distância entre eixos 1.540 mm
Peso Úmido 218 kg
Rake / Trail 22.8º / 88.7 mm
Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.