Publicidade
Foto: Id rio Caf‚

Foto: Id rio Caf‚

Busquei informa‡äes sobre a Triumph Daytona e nÆo encontrei; estou pensando em comprar uma. Gostaria de saber se vcs. j  a testaram; sabem do comportamento em curvas; frenagem; suspensÆo; rendimento; etc. E para vender mais tarde?  dif¡cil?
SERGIO – Rio de Janeiro
Primeiro a parte f cil: a desvaloriza‡Æo da Triumph Daytona ‚ muito grande. Ao final do plano de 25 meses vocˆ ter  metade do bem. A liquidez tamb‚m ‚ baixa. A parte dif¡cil: sim, eu j  testei, mas por questäes pol¡ticas com a Izzo eu decidi nÆo publicar aqui no Motonline. Tenho o teste em revistas, para adquiri-los escreva para [[email protected]].

Troca
Sempre gostei de moto com carenagem e tive oportunidade de trocar por uma GSXR-1100W ano 94. Final de 2005 ela bateu o motor, j  fiz o reparo e estou pensando em troc -la. Tive uma proposta de trocar por uma GS 500 2004 com carenagem com apenas 4500km rodados. Vale apena? Aumento a cilindrada mas acabo voltando para tr s, Acho q nÆo teria probl. com ela.
Anderson – Rio de Janeiro
NÆo entendi: vc tem ou nÆo uma Suzuki GSX-R 1100W?

Pirata
Caro Tite, muito interessante o seu artigo sobre pirataria, ‚ preciso lembrar que a pirataria ‚ um movimento de mercado (ainda que as empresas esperneiem o quanto quiserem), obviamente esta vantagem no pre‡o ‚ conquistada com produtos inferiores e sonega‡Æo no entanto vejo que as f bricas poderiam oferecer aos consumidores pre‡os mais baratos no mercado de auto pe‡as de forma a inibir a compra de material pirata e ou pior pe‡as roubadas, pre‡os mais competitivos ainda que nÆo iguais aos piratas..
Carlos – Simoes Filho – Ba
As pe‡as mais pirateadas sÆo de motos 125/150. A Honda mant‚m uma linha pr¢pria de pe‡as mais baratas, chamada Hamp. Al‚m disso as pe‡as de motos pequenas j  sÆo baratas, mas tem gente que prefere economizar 10 reaus a ter garantia de procedˆncia.

Publicidade

Qual
Ol  Tite, estou com uma pequena d£vida.Eu estou querendo sair de uma moto pequena para uma maior, e gostaria de saber qual das ‚ melhor uma XR ou uma Bros.
Jaime – Fortaleza – Ce
S¢ se vc me mandar um quilo de patola de caranguejo do Beach Park! Vc deve estar se referindo … XR 200 (tb existe a XR 250). Caso positivo, acho que a XR 200 ‚ mais interessante.

Desvaloriza
Fala Tite, blz? ‚ o seguinte: eu t“ pagando o cons¢rcio de uma twister e pretendo pegar ela at‚ julho no m ximo; vc acha q se a honda lan‡ar uma twister 300cc a minha desvaloriza? J  ouvi algumas pessoas dizendo q se isso acontecer vai desvalorizar a “antiga” 250cc, mas tb j  ouvi o contr rio. Afinal, compensa pegar a moto no meio do ano ou esperar o lan‡amento da 2007?
JoÆo – Araraquara, SP
NÆo, a desvaloriza‡Æo ser  igual, porque muita gente vai perceber que uma nova 300 custar  mais caro e vai correr pra pegar as 250 semi-novas.

Falha
O Rafael (SP) da Titan c/ 16.000 Km, que disse que a moto est  falhando a cerca de 10 dias, principalmente c/ garupa. Ser  que ele nÆo passou a abastecer em outro posto de gasolina ou deixou de usar a Podium?
Gerson – SÆo Lu¡s, MA
Pode ser, Rafa, mude de posto de gasolina!

Ped gio
Qual o crit‚rio usado pelas concession rias de estradas no Paran , que estabelecem um ped gio pra motos com a metade do valor do ped gio de um carro? Analisando os dois, podemos afirmar que uma moto equivale no m ximo a 1/4 de um carro no que diz respeito ao uso da rodovia, pois al‚m de usarem pneus mais estreitos (minha RD 350 usa 110 e 90, e meu Omega 205) elas s¢ tem 2, ou seja, neste caso o uso da rodovia ‚ menos de 1/4, da¡ o peso, no meu exemplo Omega 1500kg RD350 167KG. Porque?
Julio – Chapec¢, SC
O crit‚rio ‚ o da brasileir¡ssima Lei de G‚rson: “temos de levar vantagem em tudo, certo?”.

Publicidade

Intruder
Prezado, aguardo ansioso o teste da Intruder 125. Pelos valores de potˆncia e torque do motor 2007, a Suzuki fez com que essa excelente moto urbana tenha seu torque aparecendo mais cedo, desde as baixas rota‡äes, o que nÆo ocorria at‚ o modelo 2006 que puxa muito bem, mas depois de 6 mil RPM. No modelo 2007, ela com certeza vai dar a sensa‡Æo de andar mais, apesar de ganhar s¢ 0,2 Hp. Gostei da mudan‡a, a Intruder 125 merece, ela ‚ confi vel, macia,  gil, econ“mica. Eu recomendo!
Pedro – Porto Alegre – RS
A potˆncia aumentou menos de 0,5 CV por conta de novos giclˆs do carburador. Ainda nÆo testei a motoca, mas deve sair na segunda quinzena de abril.

Pneus
Tite, vc sempre fala que aumentar a largura de um pneu ‚ desaconselhavel, mas vc nÆo acha que isso sej  relativo, vou dar um exemplo, a XTZ125 tem o mesmo conjunto de pneus da XT225 que ‚ mas potente, ai eu pergunto a f brica nÆo escolheu esse conjunto por quesito t‚cnico e sim pela economia? Um pneu 120/80-18 custa quase o dobro do que o 110/80-18. Olha Tite j  est  para come‡ar o Comida de Buteco, um festival gastr“ aqui em BH, se vc quiser aparecer eu pago um “Mineirinho Valente”
Andr‚ – BH-MG
A diferen‡a de potˆncia entre as duas ‚ muito pequena e pode ser o contr rio: A 225 veio primeiro, portanto a Yamaha optou por usar o pneu da XT 225 na XTZ 125 para conseguir pre‡os melhores na negocia‡Æo com a Pirelli.

Tranco
Fazer a moto pegar no “tranco” prejudica alguma coisa. O mecanico da concessionaria falou que “for‡a as valvulas”, que diabos ‚ for‡ar as valvulas? Eu moro num morro, pra mim ‚ mais facil largar a moto la de cima e fazer ela pegar no tranco, vou detonar com ela?
Tadeu – Joinville, SC
Vc s¢ esqueceu de explicar QUAL ‚ a sua moto! Em todo caso, pare com isso porque se der um cal‡o hidr ulico vc pode mandar seu motor pro espa‡o. NÆo pergunte o que ‚ cal‡o hidr ulico, apenas pare com isso porque vai estragar o motor.

Aluguel
oi tudo bem, eu gostaria de saber onde posso alugar motos aqui em curitiba?
Gabriel – Curitiba – Pr
Quando vc descobrir me avise porque tb quero saber.

Publicidade

Veloc¡metro
ai Tite blz, seguinte peguei uma twister 2005 e o velocimentro n ta marcando, o cabo ta inteiro e na hora q liga a chave ele faz a checagem normal, o q pode ser, eu queria saber como ‚ que a honda conseguiu fazer um motor tÆo ruim como essa da twister, realmente e uma mer… qdo vier pras bandas aki do ms venha comer uma chipagua‡u.
Jair – ponta PorÆ – ms
NÆo fa‡o a ais vaga id‚ia do que pode ser, muito menos que vem a ser chipagua‡u, mas se bicho nojento que nÆo quero, obrigado!