Publicidade

De: Maurício Gomes
Assunto: Dúvida Hornet x Hornet “carenada”

Motores iguais trocam de oleo em tempos diferentes, porque?

Motores iguais trocam de oleo em tempos diferentes, porque?

Corpo da mensagem:
Estou em dúvida entre comprar uma CB 600F Hornet ou uma CBR 600F Hornet “carenada” e por isso estou a um tempo lendo reportagens, comparativos e notícias sobre estas motos.
Por tudo que li até agora os motores, os câmbios e as transmissões das duas motos são exatamente iguais. Certo?
No site da Honda, nas páginas das respectivas motos estão disponíveis para “Download” os respectivos Manuais do Proprietário.
Olhando estes manuais encontrei que ambas usam o mesmo óleo do motor: SAE 10W-30 SJ ou superior, o que faz sentido já que os motores são os mesmos. Certo?
Contudo, o Manual do Proprietário da CB 600F Hornet 2012 informa na Tabela de Manutenção (página 38) que o Óleo do motor e que o Filtro de óleo do motor devem ser trocados a cada 6.000 Km, enquanto que no Manual do Proprietário da CBR 600F 2012 informa na Tabela de Manutenção (página 36) que o Óleo do motor e Filtro de óleo do motor devem ser trocados a cada 12.000 Km (!).
Fiquei confuso. Se as motos são muito parecidas, se os motores são os mesmos, se o óleo recomendado é o mesmo para ambas, por que existe essa diferença entre o intervalo de trocas?

Olá Mauricio,
Consultamos a assessoria de imprensa da Honda e eles informaram que havia um erro no manual disponibilizado no site, que já foi corrigido. As duas motos, como seria de se esperar, tem os periodos de troca de óleo recomendado para um intervalo de 12 em 12 mil quilometros.

Publicidade

Abraços
Bitenca