Publicidade

A troca da cédula de identidade (RG) pelo novo cartão do Registro de Identidade Civil (RIC) vai começar no próximo dia 17.

As pessoas selecionadas serão convocadas por carta a partir desta semana. De acordo com o Ministério da Justiça, os habitantes de Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a receber as cartas. As cidades de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) também fazem parte do projeto piloto, e o início da convocação terá início ainda no primeiro semestre.

Os cartões das pessoas selecionadas já estão prontos, pois foram feitos com base nos cadastros repassados pelos estados. O ministério informou ainda que os cidadãos escolhidos para a troca do documento foram escolhidos aleatoriamente. A estimativa é que este ano dois milhões de brasileiros façam a substituição. A troca da carteira de identidade pelo RIC será feita, gradualmente, ao longo de dez anos.

RIC – O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que incluirá informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. A nova identidade foi lançada em dezembro. A emissão do RIC em 2011 será custeada pelo Ministério da Justiça, por isso, a pessoa não precisará pagar pela troca. Segundo o ministério, o investimento no primeiro ano será de cerca de R$ 90 milhões.

Publicidade